Viagem Plus Size

Em tempos de quebra de padrões, liberdade e aceitação, já é possível vermos miss plus size, lojas especializadas em roupas plus size, comerciais que exibem modelos plus size. E viajante plus size?  E viagem plus size?  As pessoas obesas não viajam? Foi a pergunta que escutei da minha mãe de 88 anos.

Antes de seguir, vamos entender o termo plus size: traduzindo literalmente do inglês, plus quer dizer mais e size, significa tamanho. A indústria da moda classifica a pessoa plus size, como aquela que usa roupas com numeração acima de 44. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica como obesa a pessoa que tem Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30.

Leia Mais >> Afinal, quando uma mulher é considerada plus size?

Respondendo a minha mãe, claro que as pessoas obesas ou plus size podem viajar! Mas aquelas que estão lá na numeração acima de 50 – usando a classificação da indústria da moda – não viajam sem algumas dificuldades ou constrangimentos e, muitas vezes, pagado mais caro por isso.

Foi pensando nas dificuldades e nas dúvidas sobre o assunto que fui pesquisar e buscar mais informações para entender o que pode ser feito para melhorar a experiência durante a viagem de pessoas obesas, chamada em inglês de plus size travel. Em português, vou chamar de viagem plus size. A viagem plus size é a viagem das pessoas obesas.

Vale lembrar que neste artigo o intuito não é o de discutir se é justo ou não as práticas adotadas no mercado de transporte aéreo, onde fui buscar informações. O objetivo é trazer as opções existentes para que as pessoas plus size vejam as opções existentes, não deixem de viajar por conta do seu peso e que o façam da maneira mais confortável possível.

Dimensões das Poltronas

Você já deve ter reparado que as companhias aéreas cada vez mais estreitam as poltronas para colocarem mais e mais passageiros nos voos e isso é um grande problema para pessoas plus size. Os assentos já foram maiores, mas hoje em dia possuem entre 42 e 47 cm, aproximadamente.

As dimensões das poltronas variam conforme a companhia aérea, o modelo da aeronave, a duração dos voos e o tipo de cabine (econômica, premium, executiva, etc). É importante que você conheça a largura do assento para que não fique desconfortável. Já pensou passar um voo de 10 horas entalada em uma poltrona? Ninguém merece! Além disso, você ainda poderá passar por situações constrangedoras com seu vizinho de fileira no avião, caso ultrapasse a área do seu assento.

Algumas companhias aéreas “classificam” o passageiro como plus size, quando não é possível baixar e subir os braços das poltronas de maneira fácil.

Para garantir que todos a bordo tenham um voo confortável e seguro, todos os passageiros devem poder mover os apoios de braços de seus assentos para cima e para baixo sem esforço.

Fonte: KLM

Viagem Plus Size Dimensão das Poltronas

Se você não quer deixar para o dia do embarque da sua viagem saber se vai caber ou não em uma poltrona de avião ou ônibus, antes de comprar a sua passagem, confira as dimensões das poltronas. Muitas companhias áreas possuem outros tipos de assentos que podem ter dimensões maiores.

“Muitas pessoas não percebem, mas a largura das poltronas varia dependendo de sua localização na cabine”, revela Doerflein. “As primeiras e últimas cinco fileiras são bem mais estreitas. Os assentos mais largos estão no meio da aeronave.”

Fonte: BBC Autos

No site Seat Guru você consegue ver as dimensões dos assentos das aeronaves da maioria das companhias aéreas do mundo, assim você pode escolher as que oferecem poltronas mais largas e mais confortáveis para a sua viagem, principalmente, se for um voo longo. Caso não consiga as informações no Seat Guru, não deixe de ligar para a companhia aérea, pois elas devem te dar as informações.

Escolha companhias aéreas amigáveis

As companhias aéreas que possuem os menores assentos do mercado, oferecem poltronas de 41 cm, como é o caso em algumas aeronaves da American Airlines e Air Asia. A Delta é uma das grandes que tem os menores assentos na econômica com 43,18 cm.

Procure, se possível, escolher as empresas que oferecem assentos maiores e mais confortáveis e que tenham outras opções de poltronas especiais.

Encontre o menor preço para sua passagem aérea

Corredor ou janela ?

Vamos falar da classe econômica que é a realidade da maioria das pessoas, né? Hoje em dia nem corredor, nem janela e, muito menos o meio são confortáveis. Menos ainda para pessoas plus size. Como já falei, com o intuito de colocar cada vez mais gente dentro das aeronaves, independente do tamanho do seu corpo, o espaço vem diminuindo e o conforto há muito tempo não existe mais. Daí que você precisa ver o que é melhor para o seu caso.

Eu sempre prefiro a janela, principalmente, nas aeronaves que possuem a configuração de duas poltronas lado a lado, pois há mais chances de ir sozinha. Mas, se você vai voar por mais de 2 horas, vai precisar se levantar para esticar as pernas ou ir ao banheiro. Isso poderá ser um problema, já que vai ter que passar pelos seus companheiros de fileira. Tem gente que se sente constrangido em pedir passagem. Eu peço licença e não estou nem aí. Somos todos humanos e as necessidades básicas são iguais.

Viagem Plus Size (3)

Se optar pela poltrona do corredor ficará mais livre, será possível levantar o braço da cadeira, o que vai te dar mais espaço pro lado do corredor. Também poderá esticar melhor as pernas. Por outro lado, passará o voo todo sendo esbarrada pelos comissários de voo, seus carrinhos e por outros passageiros que circulam durante os voos longos. Cochilar vai se bem mais difícil, a não ser que você apague de verdade.

Se você não tem intenção de pagar a mais por assentos especiais, você pode escolher a melhor poltrona para você e depois ficar monitorando online até a hora da sua viagem para garantir que ninguém reservou ao seu lado. Se alguém reservar o assento ao seu lado, existem algumas outras opções:

    • no check in, peça ao atendente para verificar se não há algum outro lugar onde você possa sentar-se sozinha;
      • ao entrar no avião, já converse com a comissária de voo e peça a ela para trocar de lugar. Geralmente, elas são muito gentis e, se o avião não estiver lotado, vão te ajudar com prazer.
    • Sente-se no seu lugar e, assim que fecharem as portas da aeronave, busque por conta própria por algum outro lugar onde você poderá ficar sozinha.

Se você não quer arriscar, poderá comprar durante a reserva um dos assentos preferenciais, pois a maioria dos passageiros não quer gastar mais. Sei que você vai ter um custo adicional, mas lembre-se de que você estará comprando mais conforto para a sua viagem.

Assentos Especiais, Executiva e Primeira Classe

Se você escolher o assento na saída de emergência, precisa estar apto a operá-la e, apesar de você ter mais espaço para as pernas, os braços da cadeira não podem ser erguidos e nem o banco reclinado. Talvez não seja a melhor opção, né?

Se você optar em pagar por um assento especial, na minha opinião, o melhor é o da primeira fileira, pois você não terá alguém na sua frente. Além de ficar mais espremida e com pouco espaço,  fica difícil de comer ou sair da sua poltrona, se a pessoa da frente estiver com o banco reclinado.

Viagem Plus Size Emirates-B777 Suite Primeira Classe
Suite Primeira Classe Cia Aérea Emirates – Imagem: Divulgação

Se você tem condições financeiras para voar nas classes superiores, não hesite. Será sempre um ótimo investimento, pois você ficará independente, as potronas são maiores na largura e também o espaço para as pernas é maior na distância você chegará ao seu destino novinha em folha.

Assento Extra

É bastante desagradável “tocar” o passageiro ao lado, porque o tamanho do corpo excede os limites da poltrona, o que é fácil de acontecer por conta dos tamanhos diminutos das assentos. Essa situação é bastante constrangedora e ainda pode gerar “cara feia” e bastante incômodo para ambas as partes.

Para evitar este tipo de situação, você pode adquirir um assento extra para viajar com conforto e privacidade. Mas, claro, isso tem, literalmente, um preço e seus custos de viagem aumentarão, pois você pagará o equivalente a mais uma passagem aérea com a tarifa cobrada no momento da compra. A taxa de embarque não é cobrada na passagem adicional. Cada companhia aérea tem suas regras para a aquisição do assento adicional, então, o melhor é acessar o site ou ligar para a companhia área escolhida para a sua viagem.

Chegue cedo e peça embarque prioritário

Se você tem mais dificuldade em se deslocar e andar rápido, não vai querer chegar em cima da hora do seu voo e percorrer quilômetros correndo até o seu portão de embarque, não é mesmo? Chegar com bastante antecedência ao voo, dará tranquilidade para fazer tudo o que é preciso e ainda resolver as pequenas questões.

Caso você tenha escolhido uma poltrona na janela e tenha a má sorte de ter alguém ao seu lado, pode aproveitar e ir ao toalete antes de embarcar. Será mais confortável do que usar os do avião, além de não ter que pedir ao seu colega de fileira para se levantar.

Você pode solicitar à companhia aérea o embarque prioritário, já que você precisa de mais tempo para se acomodar. Isso poderá fazer com que o atendente o acomode nos assentos prioritários. Não custa tentar falar com os funcionários, assim que chegar ao aeroporto, especialmente porque você poderá explicar as suas necessidades sem espectadores.

Traga seu extensor de cinto de segurança

Viagem Plus Size Extensor Cinto de SegurançaAlgumas pessoas podem precisar de uma extensão para usar o cinto de segurança durante o voo.

As companhias aéreas possuem os extensores e cedem gratuitamente, basta solicitar aos comissários de bordo.

Porém, se você acha que vai se sentir constrangida ao solicitar o extensor, poderá comprar o seu e levar em todas as suas viagens. Estará sempre protegida durante os voos e sem ter que chamar a atenção ao pedir a comissária. Você pode comprar o extensor na Amazon, Mercado Livre, Ali Express, etc.

Use Meias de Compressão

Em voos de longa distância – e também em viagens de carro, trem ou ônibus –  a gente acaba ficando muito tempo sem se movimentar, principalmente, quem escolheu o assento da janela e tem vergonha de pedir pra levantar.

Esta falta de movimento acaba fazendo a gente sentir as pernas super pesadas, pode causar dor nos pés e até mesmo inchaço nas pernas, pés e tornozelos. Durante o voo, sempre que der, é legal você dar uma voltinha ou sem sair do lugar fazer alguns movimentos com as pernas.

Usar as meias de compressão durante a viagem pode ajudar e muito nesses sintomas, além de diminuir o risco de flebite, trombose ou embolia pulmonar. As meias podem ser compradas em casas cirúrgicas e lojas especializadas e a marca mais conhecida e bastante indicada é a SIGVARIS.

Mas atenção!

Antes de comprar uma meia de compressão, consulte seu médico. As meias possuem níveis de compressão diferentes e seu médico saberá orientá-la sobre a mais adequada para você.

Leve roupas e calçados confortáveis + reserva

Não se vista apenas para ficar linda nas fotos, mas para ficar confortável durante toda a sua viagem plus size. Por mais maravilhosas que sejam as nossas viagens, elas são cansativas, então, usar roupas e calçados confortáveis vão te deixar muito mais disposta para explorar o destino escolhido.

Outra coisa importante na hora de fazer a mala é que, sendo uma viajante plus size, você já sabe que em alguns destinos será quase impossível achar roupas no seu tamanho. Então, pense com cuidado em cada peça que vai colocar na mala. Não leve nada que esteja apertado e que possa rasgar e também procure levar uma reserva para imprevistos.

Ai ai ai… não, não estou dizendo para você viajar com duas malas. Olha bem a próxima frase.

Viaje Leve

Sei que você vai argumentar que sendo uma viajante plus size suas roupas ocupam mais espaço na mala e que acima acabei de dizer para levar roupas reserva. Sim, eu disse, mas quero que você pense muito em cada peça que vai colocar na mala, porque é você quem vai carregá-la e depois do terceiro dia de viagem as coisas começam a ficar mais pesadas, pode acreditar.

Leia também >> Vantagens de Viajar Leve

Minha sugestão aqui é você buscar por malas de rodinhas feitas de materiais super leves. São mais caras, mas acho que é um investimento que vale a pena. Também pode diminuir itens da necessaire. Vai dizer que você não leva sempre coisas que nem usa? Eu levo sempre e me arrependo demais! Como sempre falo, fazer mala é para seres evoluídos e já melhorei muito, mas ainda não alcancei o nirvana malístico!

Escolher roupas com tecidos que secam rapidamente também ajuda. Acho que o segredo na hora de colocar cada item na mala é se perguntar:

  • vou usar mesmo?
  • se eu não levar e precisar posso comprar no destino? (Ex. guarda-chuva)

Aprenda e respeite seus limites

O fato de pesar mais fará você ter outro ritmo. E está tudo bem! É o SEU ritmo e isso não quer dizer que você vai aproveitar menos do que as outras pessoas. Quer dizer que, talvez, você faça as coisas mais devagar e, se não tiver muitos dias no destino, vai priorizar o que é mais importante para você.

Respeitar os limites é algo de extrema importância. Se você exagera em um dia, fica péssima no próximo e assim por diante. Vai chegar um momento da viagem em que você não estará mais absorvendo nada e seu corpo vai pedir socorro. Nem pensar em ficar doente na estrada, né?

Não esqueça de contratar seu seguro viagem . Busque e compare os melhores planos para a sua viagem e ainda ganhe 5% de desconto usando o cupom VIAJANTESOLO5.

Jamais deixe de viajar

Nem pense em deixar de realizar os seus sonhos por conta do seu peso. Há mais dificuldades na viagem plus size? Sim. Vai pagar mais caro muitas vezes ? Sim. Mas, sinceramente, sempre acho que vale a pena o esforço. Saiba que sempre há um jeito de ajeitar as coisas. Não será perfeito, mas vai ajudá-la a viajar com mais conforto.

Se estiver desanimada, existem várias viajantes plus size ao redor do mundo! Comece dando uma olhada nas fotos de algumas delas no Instagram. Tenho certeza que você vai ficar mais animada e ver que viagem plus size é possível sim! No link abaixo você encontra alguns perfis para começar a seguir.

Leia também >> 17 Plus-Size Instagram Accounts I’m Loving {a lot!}

Espero que você tenha gostado das dicas e, se você é uma viajante plus size e tem mais dicas, por favor, deixe nos comentários, pois poderá ajudar muitas outras viajantes. ​

Seguros Promo

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.