HomeInglaterraLondresDe Londres a Bruxelas de trem com o Eurostar

De Londres a Bruxelas de trem com o Eurostar

-

Estou para descobrir alguma brasileira que não goste de viajar de trem. Eu sou a louca do trem e se puder sempre escolho os trens em detrimento do voar! E nessa minha viagem, resolvi ir de Londres a Bruxelas de Eurostar.

Além de amar os trens, o tempo de viagem e dispensar todo o trâmite de aeroporto foram as razões principais. Sempre que é possível, opto pelo trem, pois na maioria das vezes as estações ficam localizadas nos ou próximas dos centros das cidades. Isso facilita muito nosso deslocamento, além é claro de curtir as paisagens que a viagem de trem proporciona.

Eu aconselho sempre a pesquisar os preços e, se tiver condições, comprar antecipadamente e diretamente no site da Eurostar. Foi o que eu fiz e consegui o preço de 91 euros para a viagem no mês de Abril de 2014. Considerando que eu fui na época de Páscoa e férias escolares europeias, posso dizer que paguei um bom preço.

Londres Bruxelas Ticket | Viajante Solo

Fui ver como estavam os preços agora em 2023, quase 10 anos depois…

O trem sai da estação St. Pancras em Londres e você deve chegar com, pelo menos, 1 hora antes, pois nas viagens com os trens Eurostar há mais processos do que nas viagens com outros trens comuns.

Você passará por um check in rápido, depois pelo controle de segurança, quando você e sua mala passam pelas esteiras de raio X, e, por fim, pela imigração belga, onde você apresentará a sua documentação (passaporte, passagem, hospedagem etc).

Quem estiver indo de Londres a Bruxelas, que foi o meu caso, passará pela imigração belga ainda no território inglês. Se você retornar a Londres da Bélgica passará pela imigração inglesa.

Mesmo tendo várias etapas para o embarque, tudo é mais rápido e descomplicado do que nos aeroportos.

Leia também

De Paris a Londres: trem ou avião?

Chip pré-pago em Londres com acesso à internet

Londres: kit básico para a sua viagem

Depois de passar por todos os processos para embarque você vai aguardar na sala de espera pelo horário do seu trem. A estação St. Pancras é super limpa e bem bonita.

St Pancas Apos Check In Eurostar | Viajante Solo

Mais uma vez senti falta de wifi e tomadas no Eurostar. Não sei se era o meu trem ou se no Eurostar eles não oferecem ainda este serviço. Mas a viagem é agradável e dura apenas 2 horas. Você chega na estação Bruxelles-Midi.

Estação Bruxelles Midi | Viajante Solo
Gare Bruxelles-Midi

Dali mesmo você pode seguir para a Gare Bruxelles-Central de metrô (Linha 2), que foi o meu caso, já que estava hospedada no Scandic Grand Place.

O que encanta na Europa é a facilidade de locomoção entre os países, mas devemos levar em consideração que nem sempre o trem será o meio de transporte mais em conta. Ainda assim, considero melhor e mais prático.

Se tiver disponibilidade de orçamento e preferir apreciar as paisagens pelo caminho, o trem sempre é uma ótima alternativa.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

4 COMENTÁRIOS

      • Mas a imigração em Londres é francesa (pois o trem entra na França antes de entrar na Bélgica)! Só se for uma imigração belga (depois de passar pela francesa)…

        • Antonio, tudo bem? Londres não faz parte do Espaço Shengen, do qual a Bélgica faz. Portanto, se você sai de Londres para a Bélgica, que é sobre o que falo neste artigo, fará nova entrada no Espaço Schengen e passará pela imigração. Atualizei o post com mais explicações pra ficar mais claro. Abs

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!