De Paris a Londres: trem ou avião? | Viajante Solo

Eu sou suspeita para falar deste assunto, pois amo viajar de trem pela Europa. Mas, além da minha paixão, existem inúmeras vantagens em fazer o trajeto de Paris a Londres de trem. O Eurostar preparou um infográfico com um comparativo entre viajar de trem e avião e, juntando com a minha experiência a bordo, trouxe as vantagens para vocês.

Duração da Viagem

Para viajar com o Eurostar é necessário chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência ao horário do seu trem, passar a sua bagagem pelo Raio X e depois passar pela Imigração. Mesmo assim, o processo não é demorado e ainda continua sendo mais rápido do que se você pegar um vôo nas companhias low cost, por exemplo.

Paris Londres Eurostar Duração Viagem | Viajante Solo

Se você viajar de avião, além do tempo dos procedimentos normais de check in e despacho de bagagens que já são mais longos, deve considerar o tempo de deslocamento até o aeroporto e quando chegar ao seu destino, até o centro da cidade. Indo de trem você sai da Gare du Nord em Paris e chega em St. Pancras em Londres, ambas estações são bem centrais e fáceis de chegar. Indo de trem você economiza 1 hora na sua viagem.

Bagagem

Sua bagagem viaja juntinho de você e não precisará ficar na esteira esperando e rezando para a sua mala aparecer. Chega, pega a mala no compartimento acima do seu assento e está pronto para sair da estação. Tem coisa melhor?

Paris Londres de Eurostar Bagagem | Viajante Solo

Eu viajo leve, mas se você é muito apegado a malas grandes, o Eurostar permite que você leve dois volumes e sem restrição de peso – mas você tem que ser capaz de carregar! Se ainda assim, não der pra você, eles tem um serviço de despacho de bagagens especiais que é cobrado a parte e um pouquinho mais complicado. Você pode conferir os detalhes aqui. Se optar em ir de avião com empresas low cost, normalmente, o permitido são 23 kg por passageiro, caso contrário terá que pagar excesso de bagagem.

Frequência

Esta vantagem eu nem sabia, mas os trens costumam ter uma frequência maior do que as companhias aéreas. Neste caso, a vantagem será a de achar o horário mais adequado para você fazer a sua viagem. Eu, por exemplo, como viajante solo, sempre opto em chegar ao meu destino durante o dia. Consegui achar um horario perfeito para sair de Paris, chegar em Londres cedo e ainda curtir o restante do dia.

Paris Londres de Eurostar Frequencia | Viajante Solo

Conforto & Comodidade

Nem preciso mencionar que as poltronas dos trens são bem mais espaçosas e confortáveis do que nos aviões, mas eu não tinha ideia de medidas. Veja o que o Eurostar mostra na comparação com os assentos das cias aéreas.

Paris Londres de Eurostar Conforto | Viajante Solo

O Eurostar tem aquelas mesinhas em frente ao banco e fui de Paris a Londres trabalhando, tranquila e confortavelmente fazendo pausas para apreciar a vista. O teu vizinho da frente não vai baixar o banco e esmagar as tuas pernas e teu notebook!

Senti falta de Wifi e tomadas, mas o tempo é tão curtinho que a bateria do notebook segura. Se quiser, pode dar uma voltinha até o vagão restaurante e fazer um lanchinho, além de esticar as pernas.

Pontualidade

Comparando as minhas várias andanças de trem na Europa e Canadá e as minhas incontáveis viagens de avião, realmente, pouquíssimas vezes houve algum atraso nos trens. Se passei por isso, juro que não me lembro, sinal de que deve ter sido coisa de minutos. Já em aviões posso me lembrar de várias situações desesperadoras! Só não tinha ideia dos números!

Paris Londres Eurostar Pontualidade | Viajante Solo

Agora você sabe porquê muitas pessoas optam ir de Paris a Londres de trem. E você o que prefere?

Viajante Solo Siga no Instagram

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu também amo viajar de trem. Sempre prefiro, principalmente em casos como esse em que a viagem não é tão longa! E as paisagens são sempre bonitas. Mas acredita que o Eurostar Londres-Paris eu nunca peguei? Adorei os infográficos e sua análise de custo-benefício. Realmente, vale super a pena! bjs

  2. Eu fiz esse trajeto de trem, e preferi do que se tivesse feito de avião! Como estava muito perto da estação de trem de Paris, e meu hotel era do lado da estação de trem de Londres, não tinha muito o que pensar, né? ahaha

    A comodidade de viajar de trem nesses trechos mais curtos pra mim super compensa.

    Beijos

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.