Amsterdam uma visita a Heineken Experience | Viajante Solo

Depois que você fizer um passeio pelos canais de Amsterdam, que tal dar uma passadinha na Heineken Experience (Stadhouderskade 78) ? Muitos dos barcos param exatamente na frente. A visita leva, mais ou menos 1h30 e é sem guia. Você pode comprar seu ingresso direto na bilheteria – eu não vi fila – ou economizar € 2 comprando online.

Entrada Heineken Experience | Viajante Solo
Entrada Heineken Experience, Amsterdam

O prédio, com arquitetura do século 19, era uma antiga fábrica que foi desativada em 1988, devido ao forte odor da fabricação de cerveja que incomodava os moradores do bairro popular De Pijp. Depois disso foi criado o museu e , mais tarde, a tour conhecida como Heineken Experience.

Logo na entrada você será recepcionado por um barman, em vídeo, que dá as boas vindas e conta um pouco da história da cerveja. Levei um sustinho quando ele começou a falar. Parece real!

A história começa em 1869 quando Gerrard Adriaan Heineken, aos 22 anos, compra uma antiga cervejaria: a Hooiberg (O Palheiro). Hoje a Heineken & Co é vendida em mais de 170 países e conhecida por seu processo de fabricação ser igualzinho em cada uma de suas fábricas ao redor do mundo.

Barman Heineken Experience | Viajante Solo

Na sequência você passa para a sala chamada Negócio de Família onde você mergulharaá na história da cervejaria e poderá conferir vários elementos antigos como garrafas, barris, posteres, rótulos, etc.

Imagens Históricas Heineken | Viajante Solo

A próxima sala é onde você conhecerá um pouco sobre cada elemento usado:  cevada, água, lúpulo e levedura “A”. Você poderá tocar, cheirar e até degustar e o simpático menino que atende o balcão lhe explicará tudo sobre cada um deles e um pouco a respeito do controle de qualidade.

Algumas curiosidades…

  • Água – quase 95% da Heineken é feita de água.
  • Cevada – a cor da Heineken é dourada porque a cevada é só ligeiramente torrada.
  • Lúpulo – vem da Alemanha ou República Checa e só utilizam a flor feminina, pois contem lupulino que permite prolongar a vida da cerveja e é daí também que vem o sabor levemente amargo.
  • Levedura A – é guardada na principal fábrica do grupo em Zoeterwoude e são tiradas porções mínimas e enviadas para todas as fábricas ao redor do mundo. A mesma colônia de cevada está na Heinken há mais de 100 anos.

Sala Ingredienetes Heineken | Viajante Solo

Seguindo adiante você chegará à sala de fermentação antiga com os grandes tanques de cobre originais usados quando a cervejaria se instalou em Amsterdam.

Sala dos Tanques Heineken Experience | Viajante Solo

A Heineken possui um sabor bastante marcante e seu teor alcóolico médio é de 5.0%. Os barris da cerveja ficam por 35 dias em processo de maturação e fermentação. Esse tempo é o dobro de tempo da maioria das cervejas.

Tanques Heineke Experience | Viajante Solo

Terminada a visita aos tanques você passa pelo estábulo – sim a Heineken possui cavalos de verdade lá dentro – e vai para para a sua experiência Heineken com um filme 3D.

Em seguida, a sala de degustação onde aprenderá a respeito da coloração, espuma, aroma e sabor da Heineken.

Sala Degustação Heineken | Viajante Solo

Por € 5 você pode personalizar a sua garrafinha de Heineken como lembrança.

 Personalização de Garrafas | Heineken Viajante Solo

Depois de aprender tudo sobre a Heineken é hora de relaxar. Quando você compra seu ticket, recebe dois tokens que dão direito a dois copos de Heinecken que você aprecia no Bar no final da tour.

Bar Heineken Experience | Viajante Solo

Dá para sair de lá um expert em Heineken e, pra quem gosta de cerveja, a visita é bem interessante.

Como chegar

Caminhando: do museu Rijksmuseum, cuns 10 minutos caminhando pela Stadhouderskade West, da Torre do Moinho e Mercado das Flores, 15 minutos andando pela Vijzelgracht.


Tram:
da estação Central pegar o tram 16, 24 ou 25 e descer na Stadhouderskade; de Leidseplein pegar o tram 7 ou  10 e descer na Weteringcircuit

Para auxiliar a sua visita, a Heinecken lançou um aplicativo que possui áudio e vídeos em português.

Baixar Aplicativos: Android | IOS

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Denise,

    Agora veja você: como não sou propriamente uma “cervejeira praticante”, passei na porta da Heineken e não entrei, achando que talvez não fosse interessante. Agora, lendo o que você diz e olhando as imagens, estou a me perguntar porque não entrei! Resultado: é mais uma razão para “ter que” voltar a Amsterdam!

    Um beijo,

    Lena

    • Então, Leninha, isso já me aconteceu também. Por isso, tenho sempre pesquisado muito os destinos antes de cair na estrada 🙂 Mas voltar a Amsterdam é sempre uma ótima opção! hahaha

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here