Mykonos, uma das mais visitadas ilhas gregas, que pertence ao arquipélago Ciclades, no Mar Egeu, chama turistas de todos os cantos do mundo, principalmente, por causa das suas exuberantes praias. No entanto, esse pequeno paraíso tem muito mais a oferecer.
Ilhas próximas, passeios de barco, pôr do sol, construções históricas, museus e, claro, deliciosos restaurantes e baladas inesquecíveis são alguns exemplos. Tudo isso e muito mais, você pode esperar de sua viagem a Mykonos, inclusive, se estiver sozinha.
Você sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para entrar na Europa? Compare vários tipos de seguro e escolha o melhor para você!
Com as dicas sobre o que fazer em Mykonos além das praias você vai ver que pode ser muito vantajoso, até mesmo, incluir alguns dias a mais na sua estadia na ilha. Continue lendo esse artigo e confira o que você não pode deixar de conhecer nesse destino.
Visitar a ilha de Delos
Visitar a Grécia e não conhecer um pouco mais de sua história, até então, apenas vista nos livros de história e nos programas de televisão, é como visitar o Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor de perto. E em Mykonos temos um importante sítio arqueológico!
Na ilha de Delos, conhecida por ser o berço de deuses como Apolo e Ártemis, existe muita história. Tanto que foi declarada patrimônio mundial da Humanidade pela Unesco.
Há uma grande variedade de ruínas, como a Santuário de Apolo, o Templo de Ísis e a Casa de Cleópatra. Os passeios de barco à ilha de Delos podem ser feitos por conta própria e duram 20 minutos. As embarcações saem do porto velho de Mykonos às 9h, 10h e 11h e último horário de retorno é às 15h.
Baixe o folder com o mapa da Ilha (em inglês / pdf)
Para este passeio não esqueça de levar água, usar chapéu, óculos escuros e calçados confortáveis, como tênis. Não deixe de passar protetor solar, não há nenhuma sombrinha na ilha.
Chegue em Mykonos com 4G e internet ilimitada
Passeio de barco e banho em Rhenia
Bem próxima a Delos, a ilha de Rhenia também merece uma visita, uma vez que é considerada parte da história do berço de Apolo. Além de conhecer a sua história, é possível, durante o passeio de barco, mergulhar nas suas águas límpidas.
Para tanto, o barco ancora em uma pequena baía, assim, você pode nadar em águas verdinhas e com temperatura perfeita. Existem diversas empresas que oferecem o passeio e, geralmente, fazem uma parada de 1h30 em Delos, seguindo para Rhenia depois, onde oferecem um churrasco grego. O rotorno é no final da tarde, por volta das 17h. Logo logo escrevo sobre a empresa e o passeio que eu fiz, que foi delicioso.
Leia também
Viajar Sozinha para a Grécia: dicas práticas para organizar a sua viagem
Mykonos: melhor época, onde ficar e o que fazer
Assistir ao pôr do sol nos Moinhos
Entre os seus encantos, um bastante emblemático são os Moinhos de Mykonos, cartão postal da Ilha. Eles estão localizados perto de Alefkandra, que é chamada de Little Venice. É desse ponto mais alto um dos lugares perfeitos para conferir um lindo e encantador pôr do sol. Mas vá cedo, ainda mais se estiver de carro, pois fica completamente lotado e o estacionamento gratuito atrás dos Moinhos não é muito grande.
Se perder nas ruelas charmosas de Chora
Chora, como é chamado o centrinho de Mykonos, também conhecido como Mykonos Town, é caracterizada por suas ruelas estreitas e charmosas, com lindíssimas construções brancas. Nelas, se destaca, em especial, o azul das portas e janelas.
Se perder, literalmente, nesse labirinto de ruelas é uma das coisas que não pode faltar no seu roteiro. É uma verdadeira delícia transitar por ali, entrar nas lojinhas para ver as lembrancinhas. E, depois dessa caminhada, com certeza vai bater a fome! Daí você poderá escolher entre diversos restaurantes, onde poderá degustar as delícias gregas ou a cozinha internacional.
Assistir ao pôr do sol no Castle Panigirakis
Mais um local para apreciar o pôr do sol e, por isso, outra dica do que fazer em Mykonos além das praias é conhecer o Castle Panigirakis. O local fica no topo de uma montanha, com uma completa vista da ilha.
No castelo também funciona um hotel além do 180° Sunset Bar, de onde você pode apreciar não só a vista, como também a própria construção, em meio a lindíssimos jardins. Se estiver em Mykonos na alta temporada, não deixe de reservar.
Castel Panigirakis 180 Sunset Bar
Axioti, 310
Horário: Das 18h às 23h
Reservas online
Visitar a Igreja Panagia Paraportiani
A famosa igreja Panagia Paraportiani, toda branquinha, teve sua construção iniciada em 1425, mas foi concluída só no século 17. A igreja em si não impressiona tanto, mas a vista que você tem de lá é que a faz tão conhecida e frequentada. Ver o pôr do sol de lá vai ser de tirar o fôlego, além de render fotos belíssimas.
Tomar um drink em Little Venice
O lugar, oficialmente conhecido como Alefkandra, recebe o querido apelido de Little Venice pela semelhança que tem com a cidade italiana. Isso acontece, principalmente, devido às charmosas casas de dois andares junto à beira do mar.
A Little Venice ou Pequena Veneza é um dos cartões postais da ilha, seja pelo charme dos seus restaurantes ou por ser mais um local perfeito para assistir ao pôr do sol.
No entanto, mais do que só passar pelo local, vale a pena experimentar a gastronomia ou curtir o movimento intenso tomando um drink, e um dos locais mais recomendados é o Caprice.
Visitar o centrinho de Ano Mera
Uma visita a Ano Mera pode ser bastante relaxante e render belas imagens. O povoado, um dos mais antigos da ilha, fica a oito quilômetros do centro de Mykonos. Por lá, você poderá passear pelo tranquilo centrinho, comprar lembrancinhas e ainda poderá visitar o Mosteiro Panagia Tourliani.
Erguido em 1542, só foi inaugurado em 1767, sendo que o destaque fica por conta da sua arquitetura, com um exterior caiado de branco e uma cúpula colorida. Há também uma fonte de mármore no quintal e uma impressionante tela de madeira no altar.
Alugar um carro proporciona mais comodidade e liberdade à sua viagem
Curtir uma das baladas na ilha
Para quem gosta de agito, curtir uma balada na ilha não pode faltar no roteiro. As mais famosas são as festas na Super Paradise, uma das praias mais movimentadas de toda a ilha.
Mas em Mykonos há festas para todos os gostos, desde um lugar agitado para beber drinks, como o Caprice que falei acima ou o Skandinavian Bar, até uma balada forte com música eletrônica. Além disso, em alguns locais, a balada começa ainda de tarde e se estende por toda a noite, como é o caso da Super Paradise. Algum dos locais mais famosos pelo seu agito noturno são também o Cavo Paradiso e Tropicana.
Visitar o Museu Arqueológico
Mais um lugar para visitar é o Museu Arqueológico de Mykonos, próximo ao porto de Chora. Fundado em 1902, sempre teve o objetivo de cuidar do que foi descoberto na ilha. Ao longo dos anos, passou por muitas reformas, inclusive, para aumentar o seu tamanho e, assim, continuar recebendo novos itens para a sua coleção. Entre os artefatos mais importantes, estão vasos do período helenístico.
Museu Arqueológico
Old Port (Velho Porto) Chora
Entrada: 4 euros (Novembro 2018)
Horários: Seg, fechado. Inverno: Ter a Dom, de 9h às 16h. Verão: Ter a Qui e Dom, das 9h às 16h; Sex e Sáb, de 09h as 20h
2 comentários em “O que fazer em Mykonos além das praias”
Perfeito seu documentário sobre Mykonos, estava preocupada em não ter muito o quebrasse na região além das praia, suas dicas me ajudaram a construir meu roteiro . Muito obrigada por compartilhar
Que bom que foi útil! Fico feliz! boa viagem!