Acho que poucas pessoas já ouviram falar de Feucherolles, uma encantadora cidadezinha, mais próxima de uma pequena vila rural, distante a apenas 40 minutos de Paris. Bom, eu só conheço porque costumo me hospedar na casa de amigos que moram por lá. É uma paz inacreditável e ar puro sem igual.
Leia também
Visita à Ilha dos Impressionistas em Chatou
Feucherolles está localizada no nordeste da região de Yvelines, a 12 km ao sudoeste de Saint-Germain-en-Laye, a capital do distrito e a 17 km a noroeste de Versailles. Inclusive ela pertence à região natural da planície de Versailles. Para você entender melhor, dá uma olhadinha neste mapa que mostra as pequenas vilas que estão ao redor:
Sua população é de aproximadamente 2800 habitantes (2011) e é uma zona 80% rural. Você encontra cultivo predominante de grãos e pomares. Olhem estes lindos campos de cânula! Como disse, a paz mora ali.
Foram encontrados em Feucherolles fortes traços de ocupações super antigas. Na Idade Média, em resposta à invasão dos ingleses, foram construídos o Castelo de Saint Gemme e o de Retz – hoje desaparecidos.
A Igreja de St Genevieve, ainda lá, que mescla o estilo gótico e romano, foi fundada nos séculos XI e XII e em 1886 foi classificada como monumento histórico. Pertinho da Igreja há uma antiga casa que pertencia a ordem Génovéfains do século XVI e hoje é propriedade privada.
O centro da cidade é uma ruazinha florida, super charmosa com a Prefeitura e que no final chega a Igreja de St Genevieve.
Olhem estas duas fotos: um cartão postal antigo e a foto tirada por mim em abril deste ano.
Também tem a maravilhosa padaria onde vendem o melhor pain au chocolat que já comi em minha vida! E não poderia deixar de lembrar das viciantes chouquettes!
Mas por que estou falando tudo isso? Porque Feucherolles é muito bonitinha e está perto de Versailles e também de Giverny, onde você pode visitar os Jardins de Monet. Se você estiver de carro, pode aproveitar para visitar esta linda região e provar as delícias da padaria local fazendo um pit stop antes de chegar ao seu destino.
14 comentários em “Feucherolles: conheça a encantadora vila rural”
Fiquei em cantado e como voltar no tempo
Esse lugar essa cidade da impressão que já estive nessa cidade sem nunca ter ido a muitos anos quero conhece em breve.
Nossa, adoro esses posts com dicas de cidadezinhas lindas europeias. Sério, o que são esses campos de cânula? Já coloquei na minha listinha! Obrigada pelas dicas? bjs
Tão lindo né, Pam? Dá vontade de não sair nunca mais de lá…rs Fiquei umas boas horas andando por eles! Beijokas
Adoro turistar por essas cidadezinhas pequenas, no meio de tantos atrativos turísticos. Sempre um achado!
Lindo post, adorei conhecer Feucherolles através do Viajante Solo 🙂
A gente acaba sempre ficando mais nos cartões postais, mas tem tanta coisa a ser descoberta! beijokas
Nunca tinha ouvido falar!!! rs Mas parece ser uma parada fofa entre Versailles e Giverny mesmo!
Adoro essas padarias francesas, sempre são perdições!
E adoro essas cidades pequenas. Cada uma delas é cheia de histórias, né?
Beijos!
Dani, essa padaria é uma perdição. A única vantagem é que pra voltar pra casa, se você não estiver de carro, é uma caminhadinha boa e você perde os kgs que ganhou! Hahahahah beijão
Adoro esses “achados” no interior da Europa! Legal a foto comparativa, adorei! bjs
É um lugarzinho tão fôfo e tão calmo. Maravilhoso pra entrar no fuso, respirar e seguir viagem! Beijokas
Não conhecia!
Engraçado como há tantas cidades bonitinhas pelo mundo e a gente nem ouve falar, né? E essa é bem próxima a Paris 😉
Eu tbm não saberia se não ficasse hospedada por lá 🙂 E tem várias outras em volta, muit legais! Beijokas
Cariúcha, vontade de ir agora pra lá…. que paz, adoro essas cidades fora do circuito turístico, mas que ficam ali do ladinho deles, como uma porta mágica, que só se abre pra poucos. Adorei o post! Bjocas
Querida Amiga, que bom ter vc por aqui. É bem isso: uma porta mágica! Não vejo a hora de fazermos uma viagem juntas!!! Beijão