Passar as festas de final de ano em Curaçao pode ser uma ótima escolha! Cheguei na ilha dia 19 de dezembro e amei demais essa época, apesar de ser considerada o início da alta temporada. O Natal em Curaçao não trará estranheza, pois as celebrações são bem parecidas com as nossas. Já o Ano Novo em Curaçao é de muita festa e muitos fogos de artifícios mesmo! Você vai entender o porquê! E de brinde vou te contar sobre a Fuikdag!
Viajar para Curaçao nessa época precisa ser planejado com antecedência, pois a dificuldade que você pode encontrar, caso não planeje, será a de não encontrar uma boa hospedagem e, principalmente, carros para alugar. Isso porque a ilha não só estará cheia de turistas de todo o mundo, como também há muitos curaçolenhos que moram na Holanda e vem para a ilha para celebrar as festas com suas famílias.
Leia também
Natal em Curaçao
No mês de Dezembro, o centro histórico de Willemstad está todo decorado para as festividades de final de ano. A cidade fica toda iluminada e a decoração deixa tudo lindo e muito mais colorido do que já é. Prometo que você ficará com os olhos brilhando de tão lindo.
No começo do mês de dezembro tem a Feira de Natal em Pietermaai, onde você poderá comprar artesanato e arte. Infelizmente, cheguei depois de já ter acontecido. Além dos shows de fogos, muitos artistas locais aproveitam a oportunidade para criar guloseimas, presentes, decorações, jóias, souvenirs de Natal criativos e muito mais.
Na véspera de Natal, alguns restaurantes e hotéis oferecem ceias especiais para atender hóspedes e não hóspedes. Aqui vai uma recomendação: não deixe para reservar sua noite de Natal em Curaçao, quando chegar por lá, pois a ilha está realmente bastante cheia.
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
Já os locais celebram a Nochebuena (boa noite), véspera de Natal, em casa com amigos e familiares para um belo jantar e troca presentes, assim como nós.
O que se come no Natal em Curaçao
Para que gosta de se conectar com o destino, a gastronomia local é uma ótima oportunidade pra isso. Trago aqui algumas delícias que fazem parte da mesa farta dos curaçolenhos nas festas de final de ano.
Ayaka
A Ayaka tem origem na Venezuela, e é uma mistura de carne bovina, suína, frango, passas e azeitonas, envolvida em massa de milho, dobrada dentro de folhas de bananeira. Depois ela é fervida e cozida no vapor por algumas horas. Em Curaçao, dizem que a Ayaka surgiu com os escravos que a preparavam com as sobras das refeições dos proprietários de terras.
Enquanto se espera a Ayaka ficar pronta, as famílias se reúnem e aproveitam para brindar e jogar um boa partida de dominó. Aliás, se for visitar Curaçao, mesmo fora das celebrações de final de ano, observe quando estiver pela rua pra ver a quantidade de pessoas que se reúnem em praças, com seu cooler, pra aproveitar a brisa e jogar dominó.
Oliebollen
A Oliebollen é de origem tradicional holandesa e é também conhecida como Donuts Holandeses. São bolinhas fritas, feitas com ingredientes simples como farinha, ovos, maçã, leite e fermento. Algumas são recheadas com passas, afinal, as passas nos perseguem em toda parte do mundo na época natalina kkkkkk
Na Holanda, são servidas quentes com um pouco de açúcar de confeiteiro por cima e consumidas no inverno. Apesar de ser calor o ano inteiro em Curaçao, o morador local tem o costume de preparar a Oliebollen nas ceias de fim de ano.
Ham di Pasku
O Ham di Pasku é o presunto de Natal e é uma das iguarias favoritas durante o Natal em Curaçao. O presunto de porco é marinado com mel, mostarda, manteiga e sal e assado no forno com fatias de abacaxi e pequenas cerejas por cima.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
Bom, como você pode ver, passar o Natal em Curaçao não será nada mal, já que as tradições natalinas são bem parecidas com as nossas. Com a diferença de que no dia seguinte, você poderá curar a ressaca num belo mar com azul cristalino!
Ano Novo em Curaçao
Felis Aña Nobo! Assim como nós, há muita comemoração na chegada do novo ano. Passar o Ano Novo em Curaçao será extremamente divertido e como muita festa.
No dia 31 de Dezembro há queima de fogos pela cidade e os curaçolenhos costumam sair para as ruas com seus coolers cheios de bebidas, se instalam nas partes mais altas da cidade, para curtir o espetáculo dos fogos. Foi o que eu fiz! Tal qual os locais fazem.
Curaçao é berço de uma natureza exuberante e por esta forte conexão com a natureza, na chegada do ano novo, os curaçolenhos limpam seus lares e os purificam com insenso.
Festa na Brionplein em Otrobanda
Na famosa praça Brionplein, em Otrobanda, uma multidão se reúne para aguardar o Ano Novo em Curaçao. As pessoas trazem suas cadeiras, coolers com suas bebidas e seus petiscos.
É um ambiente muito animado e cheio, mas ao mesmo tempo, relax. Estranho, né? Mas Curaçao é bem assim: festiva e muito calorosa. Artistas locais costumam se apresentar e a meia-noite o show de fogos e o estourar das espumantes começa. A ponte fica linda com a decoração de final de ano. Bon Aña – Felis Aña Nobo!
Pular o Fogo: tradição purificadora
Na Brionplein você também verá a tradição de pular sobre o fogo para queimar as energias negativas e ter um novo ciclo purificado e positivo. Ao pular sobre o fogo, as pessoas desejam saúde e boa sorte! O mais legal disso tudo é ver turistas e locais em união para um momento táo especial
É lindo ver os turistas e curaçolenhos se reunirem para juntos desfrutar de momentos tão especiais e memoráveis, desfrutando das tradições. Portanto, passar o Ano Novo em Curaçao será uma experiência pra lá de especial!
Festa Pagara
Uma curiosidade que conheci por meio de um local. Todas as empresas que querem vender fogos de artifícios precisam de uma autorização especial, que não é tão fácil de conseguir. E elas só estão autorizadas a vender fogos entre os dias 27 e 31/12. Consegue imaginar a sede das pessoas em garantir seus fogos pra celebrar o Ano Novo em Curaçao?
Portanto, você ouvirá fogos estourando por tudo que é lugar no final de dezembro e ainda segue por boa parte do mês de Janeiro.
Um dos maiores shows de fogos de artifício acontece no final de dezembro em Pietermaai, onde as ruas ficam cobertas por centenas de metros por um tapete vermelho cheio de fogos de artifício. Esses são conhecidos como Pagara.
Além do som tremendo que acorda até os mais pesados dorminhocos e da vista impressionante de centenas de fogos de artifício explodindo simultaneamente, o Pagara é especialmente importante em Curaçao, pois acredita-se que ele afasta os maus espíritos.
Se você estiver em Curaçao no final de dezembro, recomendamos uma visita ao Distrito de Pietermaai. O show sempre começa no dia 31/12 por volta do meio-dia.
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Como passei o Ano Novo em Curaçao
O meu ano novo em Curaçao foi bem simples e com amigos que moram na ilha. Escolhemos um ponto alto da cidade, pertinho do AirBnb onde estava hospedada. Abastecemos nosso cooler com bebidas e frutas e seguimos para assistir ao show de fogos.
Nos misturamos com o pessoa local que não brinca em serviço: todos com suas cadeiras e mesas, coolers lotados e muita alegria. Assistimos ao belo show de fogos, voamos o drone e depois rodamos pela cidade para ver tudo que acontecia. Amei a experiência de passar o Ano Novo em Curaçao! Felis Aña Nobo!
Fuikdag: maior festa flutuante de Curaçao
A Fuikdag é a maior e mais aguardada festa flutuante de Curaçao. É realizada anualmente no primeiro domingo de janeiro e é conhecida por atrair uma grande multidão de locais e turistas que chegam de barco para participar do evento.
O nome Fuikdag vem da localização onde a festa acontece: a Fuikbaai, que está localizada na parte sul da ilha caribenha. Basicamente, a Fuikdag é uma grande festa na água. Barcos e iates de todos os tamanhos se reúnem na baía, criando uma grande flotilha de embarcações. Muitos barcos estão equipados com sistemas de som potentes, e a música varia entre DJs e até bandas locais ao vivo.
Infelizmente, não consegui comprar ingressos para a Fuikdag com bons preços e acabei desistindo. Para participar da festa você deve reservar a embarcação com bastante antecedência. Quando comecei a ver em Novembro, a maioria dos barcos com pacotes interessantes já estavam lotados e com o último lote de preços (mais altos) e achei que não valia a pena.
Os pacotes para a Fuikdag 2025 começam a ser vendidos em Outubro e os preços variam de U$260 a U$500 (Nov 2023) por pessoa, dependendo do que está incluso e o tipo de embarcação.
Agora você já sabe como funcionam as celebrações de final de ano em Curaçao, assim como conhece a Fuikdag que acontece bem no comecinho do mês de janeiro. Pronta pra uma experiência dushi em Curaçao? Só vai, porque recomendo demais e amei a experiência!