O Museu do Holocausto de Curitiba, inaugurado em novembro de 2011, foi o primeiro museu no Brasil a falar sobre o tema e pra mim foi uma visita realmente incrível! Ao reunirem depoimentos de sobreviventes, relatos bem fortes, o museu passou a palavra a estas pessoas, que foram vítimas da mais estarrecedora e cruel brutalidade feita contra o ser humano.
Ao percorrer as salas do Museu do Holocausto – são 400 m2 – você vai perceber linha de pensamento que vai mostrando os acontecimentos da guerra por meio de objetos, fotografias, imagens e vídeos com depoimentos de sobreviventes.
A comunidade judaica do Paraná levantou 82 nomes de pessoas que foram perseguidas entre 1933 e 1945, sendo que desta lista, ainda estavam vivos em 2011, 15 delas (Fonte: Estadão). Estes sobreviventes doaram documentos, fotos, passaportes, objetos e ainda contribuíram com emocionantes depoimentos.
Leia também
Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
A iluminação, a música e os efeitos sonoros de cada sala do Museu do Holocausto te causarão arrepios e você entrará realmente em toda a história. Impossível não se emocionar! São cenas difíceis de serem vistas e vão mexer muito com você. Mas não podemos esquecer que tudo isso foi feito por ‘seres humanos’.
Veja o depoimento da polonesa Bunia Finkiel, que ficou escondida em um buraco com mais 12 pessoas, durante 495 dias:
Histórias como essa não podem ser esquecidas e devem ser passadas adiante para que as futuras gerações vejam e entendam o Holocausto, podendo desta forma lutar contra a intolerância ao diferente que vemos aumentar a cada dia.
Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você
A visita ao Museu do Holocausto não é para os fracos, mas vale cada minuto. É muito emocionante e recomendo a todos conhecerem essa história. Eu adorei entender melhor o que ocorreu e aprender mais sobre o assunto.
A montagem, as luzes, a sonorização, tudo é perfeito e contribui pra você mergulhar inteiramente na história e nas suas emoções ao ver tudo o que aconteceu.
Informações Práticas
Todas as visitas ao Museu, guiada ou não, são gratuitas e devem ser agendadas, via site oficial, por meio de um cadastro.
- Endereço: R. Cel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro
- Instagram: @museudoholocausto
- Acessibilidade: o museu disponibiliza cadeiras de rodas, quando solicitada com antecedência, além de ter rampas e elevadores.
- Normas: Menores de 12 anos não podem participar da visita e Não são permitidas fotos e filmagens dentro do museu
3 comentários em “Visita ao primeiro Museu do Holocausto no Brasil”
Oi estou indo a Curitiba dia 23 super ansiosa pois sempre tive vontade de ir, o que me aconselha, fora o ônibus?
Oi Gabriela, tudo bem ? Nossa, tem tanta coisa para fazer em Curitiba que garanto que você não vai ficar parada! hahaha Aqui nesse post https://viajantesolo.com.br/brasil/curitiba/viajar-sozinha-para-curitiba você vai encontrar os locais que fui. Assista ao vídeo que vai te dar uma ideia do que eu fiz. Tem o Museu Egípcio que ainda não fui que pode ser uma ótima atração. beijos e boa viagem
Olha! Que surpresa boa! 🙂 Pra falar a verdade, chorei bastante ouvindo os depoimentos, mas amei! beijos