fbpx

Planner Viajante Solo

HomeAMÉRICA DO NORTECanadaComo solicitar o visto eTA para entrada no Canadá

Como solicitar o visto eTA para entrada no Canadá

Planner Viajante Solo

O Canadá é objeto do desejo de muitas pessoas que desejam conhecer cenários com uma natureza exuberante. Mas para isso é necessário ter um visto de entrada. Neste artigo mostro como solicitar o eTA (Electronic Travel Authorization).

Leia também

Viajar Sozinha para os Estados Unidos

Viajar Sozinha para a Polônia

Viajar Sozinha para a Holanda

Destinos para a primeira viagem internacional sozinha

Quando decidi me aventurar sozinha pelo Canadá em 2013, passei pelo processo formal do visto de entrada. Não foi uma tarefa simples por conta de muitos formulários e documentos exigidos.

Mas, recentemente, o governo canadense melhorou o processo e facilitou um pouco as coisas, criando o visto eTA online. Vamos ver como solicitar o eTA?

Apesar de ter uma rede hospitalar maravilhosa, as despesas médicas no Canadá são extremamente caras! Então, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem antes de pegar a estrada. Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você!

O que é visto eTA?

O eTA, ou em português AVE, é uma autorização de viagem eletrônica, emitida pela autoridade canadense para turistas que se enquadram em regras estabelecidas, e que pretendem ficar no país por um período de até 6 meses.

Esta autorização de viagem online tem validade de 5 anos ou até o seu passaporte vencer, pois o visto está atrelado ao número do seu passaporte. Caso o seu passaporte vença, você precisará emitir um novo eTA.

Quem pode solicitar o visto online eTA para o Canadá?

Desde maio de 2017, turistas brasileiros podem viajar para o país sem precisar de um visto formal emitido no consulado canadense, que foi o processo que fiz em 2013. Você poderá viajar solicitando o visto eTA online, desde que se enquadre nas seguintes condições:

  • Tenha um visto canadense emitido nos últimos 10 anos (mesmo que não seja mais válido);
  • Possua um visto americano válido;
  • Sua entrada no Canadá deverá ser feita por via aérea

Informações necessárias pra solicitação do eta

Antes de inicial a solicitação do visto eTA, lembre-se de ter junto com você o seguinte:

  • passaporte atual;
  • passaporte onde obteve o visto americano e/ou o visto canadense;
  • cartão de crédito ou débito internacional para pagamento da taxa de 7 CAD (dólar canadense). O preço do visto eTA é de Set de 2021.

Planner Viajante Solo

Todas as perguntas do formulário estão em inglês e, se você não fala o idioma, poderá baixar um documento em pdf, que ajudará você com as explicações e detalhes de cada pergunta em português.

Baixar Guia emissão Autorização Eletrônica de Viagem (AEV)

Etapas para solicitar o eTA

1. Acesse o site bit.ly/eta-visto-online-canada

2. Responda a todas as perguntas na ordem e saiba que o formulário não pode ser salvo. Por isso, é importante que você tenha todas as informações antes de começar.

3. Depois de preencher todas as questões, você deverá clicar em Agree (Concordo) para prosseguir para a etapa seguinte. Ao concordar, estará autorizando que o seu documento poderá ser avaliado por mais de uma autoridade canadense, se for necessário.

4. Você verá, então, um quadro com o valor da Taxa a ser paga.

Como tirar o eTA Valor Taxa

 Já reservou hotel para sua viagem? Confira aqui as melhores tarifas para sua estadia

5. Na tela seguinte poderá escolher a forma de pagamento.

Como solicitar o eTA para entrada no Canadá Forma de Pagamento

 6. Se o seu pagamento for aprovado, verá a seguinte tela.

Como solicitar o eTA para entrada no Canadá Pagamento Aprovado

7. Depois do pagamento aprovado, uma nova página aparecerá informando que você receberá uma mensagem por meio do e-mail cadastrado.

8. Verifique o seu e-mail e, se tudo deu certo, receberá uma mensagem com o seu eTA aprovado.

Confira os planos para comprar um chip com internet e ficar conectada durante toda a viagem

No meu caso, o e-mail chegou imediatamente após a aprovação do pagamento. Caso você não tenha recebido a mensagem, não esqueça de verificar a sua caixa de spam.

Como solicitar o eTA para entrada no Canadá Email Aprovação

Não esqueça de imprimir ou gravar este e-mail em pdf para que você sempre tenha em mãos o número e a validade do seu eTA.

Para consultar o status do seu eTA, poderá acessar o site eTA Check Status Tool

O site oficial do Canadá alerta que ter o eTA não garante a entrada no país. Isso porque os agentes de imigração são soberanos, e se por algum motivo acharem algo suspeito em você, podem negar a sua entrada.

Mas não se preocupe, tendo a sua documentação em ordem e cumprindo com todas as exigências para entrada no país, é muito provável que você não tenha nenhum problema.

Vale lembrar que ao chegar ao Canadá os agentes da imigração podem solicitar, além do eTA, outros documentos e, possivelmente, o seu visto americano válido.

Salvo algumas exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências do Viajante Solo são custeadas com recursos próprios da autora. Por isso, se você achou esse conteúdo útil para a sua viagem, poderá contribuir para a manutenção do blog com uma doação de qualquer valor ou ainda adquirir os produtos oferecidos, como o Planner de Viagem ou a Mentoria para Viajar Sozinha. Ficarei muito feliz e grata pelo seu apoio!

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.