Neste artigo índice vou te dar as as melhores e mais importantes informações para você viajar sozinha para Nice, na França. Novidades e links serão acrescentados por aqui.
Se preferir, você pode ir direto para um determinado tópico, clicando nos links abaixo.
Como Chegar | Quando Ir & Quantos Dias Ficar | Onde Ficar |
Moeda & Gastos | Segurança | Como se locomover |
Internet | O que fazer em Nice | Bate e Volta |
Viajar Sozinha para Nice: o que saber para começar a planejar sua viagem
Não é por acaso que Nice tem o apelido de “Nissa la bella” e também não é difícil explicar o porquê. A capital da Riviera Francesa fica em um lugar super privilegiado: entre o mar mediterrâneo e as montanhas. Viajar sozinha para Nice é ir para um lugar onde a natureza é rica e funciona em perfeita harmonia com a cidade.
Logo de cara, você vai se impressionar com as cores da provîncia dos Alpes Marítimos: o azul turquesa do mar mediterrâneo e os tons profundos do céu se juntam às cores quentes das construções antigas da cidade: um patchwork magnífico!
O modo de vida em Nice também é surpreendente. Basta observar como a cidade tem vários lugares que inspiram bons momentos de relaxamento. Em geral, a cidade funciona como um grande jardim aberto para os habitantes e visitantes.
Por falar em habitantes, os moradores de Nice não costumam se receber em suas casas. Na verdade, são pessoas que preferem muito mais explorar a natureza presente na cidade, como fazem nos piqueniques que são muito comuns.
Como Chegar em Nice
Infelizmente, ainda não existem voos diretos que ligam o Brasil diretamente a Nice. Neste caso, você precisará fazer conexões e chegar por grandes centros urbanos. A boa notícia é que isso pode ser feito tanto de avião, como em alternância entre transportes.
Se chegar por Paris, uma boa opção é escolher outro voo para o aeroporto de Nice. As principais companhias que fazem este trajeto são a AirFrance, Lufthansa e a EasyJet. Se for feito com antecedência, os preços serão mais baixos.
Leia também
O caminho de avião pode ser feito a partir de outras capitais da Europa também. As que ficam mais próximas de Nice são Madrid, Roma e Genebra.
Mas se optar por ir de trem, você deve comprar as passagens com antecedência no site da empresa SNCF e vai encontrar o trem rápido TGV (Train Grand Vitesse)
O site Ouigo.fr costuma oferecer bilhetes de trem mais baratos.
Quando ir & Quantos dias ficar
Nice é uma cidade mediterrânea, o que quer dizer que o clima é mais quente que o restante da França. Logo, os meses mais quentes ficam entre junho e setembro, enquanto os mais frios são dezembro, janeiro e fevereiro.
Nos meses mais quentes as temperaturas vão de 18 a 28 graus. É quando a cidade fica mais cheia. Apesar disso, é a melhor época para pegar praias no clima ideal para tomar banhos no mar turquesa.
Já nos meses de dezembro a fevereiro você encontrará menos turistas, mas com temperaturas não muito convidativas para aproveitar as águas, podendo variar de 5 a 16 graus. Além disso, são meses com muita chuva, o que pode não ser ideal se você não estiver preparada.
Dito isso, recomendo passar pelo menos 4 dias sozinha em Nice, se você quiser só curtir a cidade e as praias. Se quiser explorar as possibilidades de bate e volta, daí pode ficar uma semana ou mais. Tenho certeza que você vai amar viajar sozinha para Nice e conhecer os arredores. Uma cidade mais linda que a outra!
Uma dica é deixar para conhecer Nice nos meses de transição entre as estações, ou seja, abril, maio, setembro e outubro. É quando as praias ainda estão boas para banhos de mar e a cidade não fica tão cheia quanto nos períodos de férias.
Aliás, uma dica é que você tenha na mala aquele sapato com solado de borracha próprio para a praia com pedrinhas, que é o caso de Nice. Você pode ficar nos beach clubs, mas mesmo assim para entrar no mar vai ser mais confortável. Pode comprar aqui no Brasil ou por lá também. Não será difícil de encontrar.
Onde Ficar em Nice
Nice é organizada em 13 zonas, sendo a principal delas a zona central: o Vieux Nice. Podemos dizer que é um dos melhores lugares para se hospedar, pois a localização permite que você se desloque facilmente para outras áreas da cidade.
Fiquei no Days Inn, que hoje se chama Hôtel Byakko Nice by Wyndham. Ele está mais afastado da Promenade des Anglais, rua beira mar, onde estão os Beach Clubs. É uma caminhada de uns 15 a 20 minutos, mas sempre com muitas coisas legais para ver no meio do caminho. É possível pegar o tram para quem tem dificuldade de locomoção.
É um hotel mais em conta e atendeu perfeitamente bem. Sem luxo, mas como uma infraestrutura eficiente e suficiente. Ele foi reformado e hoje tem um terraço super delicioso.
Ver disponibilidade e diárias no Hotel Byakko nas datas da sua viagem
Mas existem outros bairros que podem ser excelentes escolhas para se hospedar em Nice: Vieux Port, Promenade des Anglais, Nova Nice, Thiers, Gambetta, Vernier e Cimiez.
Moeda & Gastos
A moeda usada na cidade é o euro e para comer você encontra facilmente cafés da manhã a 6 euros, fórmulas (entrada, prato principal e sobremesa) de almoço a 18 euros e jantares a 21 euros, sem bebidas alcoólicas incluídas. Mas você consegue encontrar opções mais baratas também se sair das ruas mais turísticas.
Além da alimentação, separe uma quantia para o transporte, acomodação e eventuais compras. Para contar com uma margem folgada, recomendo calcular de 35 a 40 euros por dia.
Sozinha em Nice – Segurança
A França é, em geral, um país seguro para mulheres que viajam sozinhas. Mas mesmo assim você deve ficar sempre atenta e tomar os cuidados básicos: guardar bem os pertences, evitar caminhadas por áreas sem movimento e ficar atenta ao que acontece ao seu redor.
Perambulei bastante em Nice Sozinha e não observei nada que deixasse meu alerta ligado. Tem muitos turistas por todos os lados e me senti segura e confortável na cidade. Mas, nunca confio 100% na ideia de que tudo na Europa é mais seguro. Não é. Então, ficar atenta em qualquer lugar do mundo é meu lema!
Como se locomover em Nice
Se chegar a Nice de carro, saiba que a melhor opção é deixá-lo estacionado. Isso porque o trânsito é intenso e geralmente é dificílimo de encontrar lugares para se estacionar. Não recomendo, sinceramente.
Já o transporte público é excelente e conta com trens e ônibus cuja passagem unitária é 1,50€. Se preferir, pode optar por um passe de um dia por apenas 5€ (Set 2018). Para melhor se informar sobre o transporte público, clicando neste site você tem acesso ao mapa.
Os aplicativos de transporte como o Uber também funcionam em Nice, mas não possuem preços tão atrativos como encontramos no Brasil. Em geral, a diferença entre os táxis e os aplicativos é pequena.
Para conhecer os principais pontos da cidade, uma boa opção pode ser os ônibus turísticos de dois andares. Por tarifas diárias de aproximadamente 22 euros você pode pegar o ônibus que para próximo aos principais pontos.
Mas a melhore opção para se locomover sozinha em Nice é andando ou pegando as bicicletas azuis que ficam disponíveis para o público. Assim você terá uma experiência ainda mais completa e vai admirar todas as paisagens de um ângulo diferente!
Internet
Ao viajar sozinha para Nice, você pode tanto optar pelos chips de celular brasileiros com planos pré-pagos, como comprar um chip de alguma operadora francesa ao chegar ao seu destino.
As operadoras mais comuns são a Free, Orange, SFR e Vodafone. Prefiro sempre a Orange pelo número de lojas espalhadas para fácil recarga e se tiver qualquer problema.
O que fazer em Nice
Neste post, vou colocar apenas uma lista com algumas das atrações imperdíveis em Nice para você ver o que pode esperar da cidade. Em outro post vou detalhar melhor as experiências que tive por lá.
- Parque de la Colline du Château
- Promenade des Anglais
- Museu Marc Chagall
- Museu Matisse
- Catedral Ortodoxa Russa
- Catedral de Nice
- Museu Masséna
- Parque Phoenix
- Monastério de Cimiez
- Museu da Arte Moderna e Contemporânea
- Palais Lascaris
- Parque do Mont Boron
- Castel Plage
- Plage de la Marinière
- Blue Beach
- Place Massena
- Mercado das Flores (Marché aux Fleurs)
- Cidade histórica
- Colina do Castelo (Castle Hill)
Bate e Volta
Uma vez em Nice, por que não sair para fazer passeios de bate e volta? Claro que se você tiver tempo para isso.
Das opções mais comuns escolhi Èze e Mônaco. Queria mesmo vivenciar mais de Nice. Se você está com pouco tempo, recomendo que você combine as duas cidades no mesmo dia, pois é bem fácil o deslocamento entre as duas cidades.
- Éze
- Mônaco
- Cannes
- Villefrench Sur-Mer
- Antibes