Viajar Sozinha durante a pandemia

Última atualização em 25/10/2020

Se você está em isolamento há muitos meses e não aguenta mais ficar dentro de casa, provavelmente está pensando em viajar sozinha durante a pandemia para desopilar. Estou certa?

Eu também sinto muita vontade de viajar, mas continuo achando que ainda não é o momento ideal de viajar a turismo. Precisamos lembrar que não se trata somente da nossa saúde, mas que também podemos ser os transmissores da Covid-19 para outras pessoas e destinos no momento em que estivermos viajando. Já pensou sobre isso?

Ainda me sinto um tanto desconfortável e insegura em viajar durante a pandemia e falo isso, pois tive que viajar de avião durante a pandemia por três vezes em função de problemas de saúde da minha mãe. Mesmo tomando todos os cuidados, ainda estamos correndo riscos.

Independente da minha opinião sobre viajar – ou não – durante a pandemia, reuni aqui neste artigo as principais informações, assim como links úteis que podem ajudar na hora de viajar sozinha durante a pandemia.

Salve este post para consultar sempre, pois é aqui que vou atualizar todas as informações sobre viajar sozinha durante a pandemia, que ando pesquisando para trazer aqui pra você.

Escolha do DestinoDestino InternacionalPaíses Abertos para Brasileiros
Viajar pelo BrasilCuidados Básicos de HigieneHospedagem
Protocolos Redes HoteisTransporte PúblicoAvião
CarroSeguro ViagemAtrações Turísticas
Sites Oficiais

Escolha do destino

Antes de se animar com a viagem há de se pesquisar bastante a situação do local que você pretende visitar. O Portal Consular do Itamaraty recomenda:

  • Evitar viagens a países com transmissão ativa local. Essas viagens devem ser realizadas apenas em casos de efetiva necessidade.
  • Verificar junto aos consulados ou embaixadas ou ainda os sites oficiais do país de destino, quais as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde locais.

Destino Internacional

Nem todas as fronteiras estão abertas para os brasileiros e cada país tem as suas próprias restrições e regras. Por isso, recomendo você pesquisar profundamente e em mais de um lugar a situação de fronteira do destino escolhido.

Países Abertos para Brasileiros

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) sugere que você acompanhe a situação dos países no site Iata Travel Centre, onde as informações estão sendo atualizadas regularmente.

Para saber melhor sobre os números de infectados e mortes em cada lugar do planeta, o site da OMS (em inglês) disponibiliza um mapa com os números atualizados.

No caso de países participantes da União Europeia há um site onde você pode verificar as restrições e demais regras.  Eles estão fazendo uma ação coordenada e classificaram as regiões em verde, laranja, vermelha e cinza com base na situação epidemiológica local. 

Viajar Sozinha durante a Pandemia: Classificação Países União Europeia

O Melhores Destinos tem mantido uma lista atualizada com os países que estão abertos para brasileiros.

O Skyscanner também mantém uma página atualizada mostrando os países que estão recebendo brasileiros no momento. O legal é que você pode criar um alerta para receber informações sobre a região que você pretende viajar. Se ela estiver fechada no momento, você receberá um email informando o momento da abertura.

O Kayak também possui uma página com um mapa mostrando as regiões e as restrições de viagens.

Lembre-se que o fato de alguns países estarem abertos a receber brasileiros não quer dizer que você consiga voar até lá. É preciso checar com as companhias aéreas também se há voos disponíveis, pois a malha aérea ainda não voltou totalmente.

Viajar pelo Brasil

Bonito, Mato Grosso. Um dos destinos bastante procurados para viajar durante a pandemia.

Se a sua opção de destino ao viajar sozinha durante a pandemia for dentro do país, ainda assim existem riscos, mas acredito ser a opção mais fácil no momento.

O Ministério do Turismo criou um Protocolo para os Turistas com ações individuais para quem vai viajar durante a pandemia, mas que acabam por ajudar a proteger a todos.

Repito o que já disse anteriormente: NÃO É SÓ SOBRE VOCÊ e a sua saúde. Você pode SER O TRANSMISSOR da Covid-19 para outra pessoa ou destino. Por isso é muito importante que, se você decidir viajar durante a pandemia, HAJA COM RESPONSABILIDADE, obedecendo aos protocolos sanitários básicos e os da região que estiver visitando.

Assim como existem regras para os turistas, foi criado o selo Turismo Responsável para fornecedores de serviços de viagem como agências, meios de hospedagem, locadoras de veículos, etc. Confirma abaixo os principais protocolos para cada área:

Cuidados Básicos de Higiene

Lave as mãos ou higienize com álcool gel sempre que tocar em superfícies.

Você já está cansada de saber desses cuidados básicos. Mas não custa reforçar, se você está pretendendo viajar durante a pandemia. Como você estará muito mais exposta é importante que você siga bem certinho esses cuidados.

  • Use máscara em ambientes públicos e/ou compartilhados;
  • Aposte em máscaras de qualidade;
  • Troque a máscara a cada três horas ou quando sentir que ela está úmida;
  • Carregue um saquinho para colocar as máscaras usadas.
  • Tenha sempre álcool gel com você;
  • Lave as mãos ou higienize com álcool gel sempre que tocar em superfícies;
  • Evite colocar as mãos no rosto, quando estiver fora de casa, principalmente nos olhos, boca e nariz.
  • Evite contato físico;
  • Evite aglomerações;
  • Não compartilhar objetos pessoais com outras pessoas;
  • Cubra a boca com um lenço ou com o braço ao tossir ou espirrar.

Hospedagem na pandemia

Eu já tive duas experiências de hospedagem em hotéis durante a pandemia e a minha recomendação é que você se informe com o estabelecimento – antes de fazer a reserva – quais são os protocolos de segurança e higienização que eles adotaram. Isso vai te deixar mais tranquila e também informada sobre como proceder na sua hospedagem.

Em outro post vou detalhar como foram as minhas hospedagens durante a pandemia no Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro e também no Ibis Styles POA Centro, em Porto Alegre.

Assim como antes, você poderá se hospedar em hotéis ou hostel e ainda há a possibilidade de alugar um apartamento. Todos os tipos de hospedagem estão se adequando a nova realidade e implementando seus protocolos de segurança e higienização.

Protocolos de higienização das grandes redes

O AirBNB também estabeleceu protocolos de higiene para os hosts (proprietários), que eles chamaram de Processo Avançado de Higienização. São 5 passos com orientação para a higiene dos espaços que serão alugados.

Assim como os hosts, os hóspedes também devem seguir as práticas de segurança do COVID-19 estipuladas pela plataforma. O AirBnb tem levado a segurança muito a sério, e tanto hóspedes como hosts que violarem as regras poderão ter a conta suspensa na plataforma, no caso de não cumprirem as regras.

Transporte

Público

Independente do destino que você vá, terá que utilizar algum meio de transporte onde haverá pessoas compartilhando o mesmo espaço, como ônibus, trem ou metrô. Os riscos de contágio aumentam consideravelmente nesses meios de transportes, pois é onde há o maior número de pessoas aglomeradas. Assim no no avião, se torna impossível manter o distanciamento. Fico imaginando o metrô de Paris ou de Sampa na hora do rush. Já pensou?

Então, se você não tem como evitar o uso do transporte público, atente a tomar de fato os cuidados básicos de higiene.

Avião

Como disse, já viajei três vezes durante a pandemia e fiz quatro voos, pois tive uma conexão. Escrevi as sobre a minha experiência e listei alguns cuidados que tomei e acho que podem te ajudar. Você pode ler o artigo no link abaixo.

Viajar de avião durante a pandemia do Coronavírus

No geral, acredito que os aeroportos e as companhias aéreas estão atuando com bastante responsabilidade no que diz respeito aos protocolos de segurança e higienização.

A própria ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tranquiliza os passageiros que precisam viajar de avião, pois explica que:

“as aeronaves da frota brasileira contam com um sistema de filtragem que renova o ar a cada 3 minutos e captura cerca de 99% das partículas no ar”.

Higienização das aeronaves a cada voo.

Em relação a higienização das aeronaves, a ANAC informa que:

Antes de cada embarque, a limpeza e a desinfecção da aeronave deve abranger superfícies de banheiros, braços das poltronas, cinto de segurança, mesinhas de refeição, telas touchscreen, saídas do sistema de ar condicionado, botões de chamada de comissário e luz individual, maçanetas das portas (banheiros e compartimentos de bagagem de mão) e janelas.

Mas bem, você precisa levar o seu alcool gel e garantir a higienização das suas mãos, independente a limpeza das aeronaves.

Se quiser se aprofundar mais sobre as providências do setor aéreo, poderá acessar os materiais abaixo

Carro

Na minha opinião o carro é a melhor forma de viajar durante a pandemia, apesar de não deixar você ir assim tão longe. Mas é a opção de transporte que a maioria das pessoas tem buscado nesse momento e que te deixa bastante independente e longe de aglomerações.

Abaixo algumas recomendações:

  • Consulte como está o número de casos de Covid-19 no destino escolhido
  • Se estiver sozinha pode ficar sem máscara. Do contrário, o melhor é usá-la;
  • Higienize todas as superfícies do carro, independente se é próprio ou alugado;
  • Mantenha as janelas abertas para a circulação do ar. Se ligar o ar, mesmo assim, mantenha as janelas abertas.
  • Ao parar na estrada durante a viagem mantenha os cuidados redobrados.
  • Estude as estradas e procure saber se os estabelecimentos estão funcionando normalmente ou em horário especial para não ter surpresas.

Seguro Viagem durante a Covid-19

Viajar sozinha sem seguro é, na minha opinião, uma irresponsabilidade com a sua saúde. E não venha me dizer que é por falta de grana, porque existem seguros bem baratex que cobrem pelo menos o básico, viu moça? #denisedandobronca

Então, já começo dizendo que VOCÊ NÃO DEVE VIAJAR NUNQUINHA sem seguro viagem. Sempre viajo com seguro e nunca me arrependi, pois precisei usar e sempre fui muito bem atendida.

E daí eu te pergunto: você vai viajar sozinha durante a pandemia sem seguro? Pois é, imagino que não. Mas a grande questão é que atualmente nem todas as seguradoras oferecem planos que cobrem a Covid-19.

Isso porque pandemias, epidemias e surtos – declarados por órgão local ou internacional, que no caso da Covid-19 foi a Organização Mundial da Saúde, figuram como riscos excluídos. Então, as seguradoras podem se isentar em cobrir os gastos.

Logo no começo da pandemia, algumas seguradoras estavam cobrindo apenas o primeiro atendimento, mas o tratamento em si deveria ser coberto pelo segurado.

Hoje, passados 7 meses do ínicio da pandemia, já existem seguradoras que oferecem cobertura para a Covid-19 em sistema de upgrade. Você contrata a cobertura em separado do plano de seguro que você escolher. Ou seja, a cobertura ao Covid-19 é opcional e complementar ao plano escolhido.

Seguradoras que já oferecem planos com cobertura Covid-19 estão abaixo. Mas leia todas as linhas antes de contratar pra não ter nenhuma surpresa, caso precise usar.

Para se informar mais ainda, assista a live O Papel do Seguro Viagem no Turismo Pós-Pandemia, realizado pela Panrotas e com a presença das seguradoras GTA, Apri/Coris, Vital Card e Intermac.

Antes de contratar o seguro viagem, verifique se há ou não a cobertura para Covid-19. Não dá pra vacilar, minha amiga!

Atrações turísticas

Nem todas as atrações turísticas estão abertas e as que estão não estão funcionando normalmente. Há novas regras, horários diferentes e limite para o número de pessoas.

Então, o ideal é que ao viajar sozinha durante a pandemia, você pesquise as informações de todos os locais que gostaria de visitar. Assim não vai correr o risco de uma decepção, caso o local esteja fechado ou sem ingressos.

Sites oficiais para questões de saúde

Como disse esse post não se encerra aqui. Estou acompanhando o que está acontecendo no mercado e pretendo trazer mais informações, assim como atualizar as já existentes. Espero que as informações ajudem a quem pretende ou precisa viajar durante a pandemia. E se você tiver alguma dúvida, deixa nos comentários que terei prazer em responder.