O filme Before Sunset ou Antes do Pôr-do-Sol (2004) é o segundo filme de uma trilogia dirigida por Richard Linklater que fez enorme sucesso. Neste artigo vamos ver o roteiro com as locações em Paris.
Os personagens Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethal Hawke) se conheceram em um trem que viajava de Budapeste para Viena e acabaram passando o dia e uma noite juntos. Esse encontro aconteceu no primeiro filme da trilogia Before Sunrise ou Antes do Amanhecer, lançado em 1995.
Before Sunset mostra o reencontro dos dois personagens 9 anos depois. Jesse é um escritor, enquanto Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente. Jesse agora está em Paris para promover seu mais novo livro e, após reencontrar Celine, passa com ela algumas horas e conversam sobre o que aconteceu em suas vidas durante estes anos que não tiveram contato.
Os diálogos acontecem durante uma caminhada em Paris que percorre vários pontos da cidade. Mostro aqui o roteiro percorrido pelo casal e, obviamente, ele não é lógico, porque existem cortes nas filmagens e os personagens acabam aparecendo em outros pontos de repente. Mas, se você tem um tempinho a mais em Paris e quer conhecer alguns lugares um pouco fora das rotas turísticas, por que não percorrer estes caminhos?
Before Sunset Locações
Livraria Shakespeare and Company
O filme inicia na livraria onde Jesse está dando uma entrevista a respeito de seu livro, This Time, e Celine aparece. É o reencontro do casal após 9 anos! Eles se conheceram no filme Before Sunrise (Antes do Amanhecer, 1995) em Viena.
A livraria Shakespeare and Company (37 rue de la Bucherie) é bastante conhecida pelos parisienses e, hoje em dia, faz parte do roteiro dos turistas. Foi fundada por George Whitman em agosto de 1951 e fica bem pertinho da Catedral Notre Dame, no Quartier Latin (metrô Saint Michel).
Depois da Segunda Guerra Mundial, George resolveu não voltar para seu país imediatamente e foi estudar francês na Sorbonne. Durante seu curso, acabou criando uma grande coleção de livros e acabou usando seu pequeno quarto no Boulevard Saint Michel como livraria e biblioteca.
George faleceu em 2011 em seu apartamento que fica acima da livraria. Hoje o espaço é administrado por sua filha, Sylvia Whitman, e conta com vários eventos como leituras de poesia, reunião de escritores, leituras de livros, festivais de escrita e literatura, oficinas de fotografia, e até mesmo chás aos domingos.
Rue Saint Julien le Pauvre
Depois que Jesse termina sua entrevista na livraria, sai com Celine para uma caminhada que inicia na Rue Saint Julien Le Pauvre.
Do lado direito da rua você pode aproveitar para dar uma espiadinha na Paróquia Saint Julien le Pauvre.
Rue Galande
A caminhada continua na Rue Galande e Celine explica o porquê de não ter aparecido no encontro marcado.
Você pode aproveitar pra visitar o Studio Galande e assistir ao Rocky Horror Picture Show.
Rue des Jardins Saint Paul
Aqui o filme tem um corte e o casal aparece do outro lado do Rio Sena na Rue des Jardins Saint Paul indo em direção ao Marais.
Jesse fala o que fez em Viena no dia do encontro que Celine não apareceu. Celine fala que ser o personagem de um livro é perturbador e lisonjeiro.
Se você quiser fazer o caminho que não aparece no filme para chegar até a Rue des Jardins Saint Paul a pé (aprox 17 min), clique nesse link para ver a rota no Google Maps. Você também pode ir de metrô e descer na estação Pont Marie.
Rue Charlemagne
Celine conta sobre seu trabalho de proteção ao meio ambiente.
Foto Reprodução Google Maps
Rue Eginhard
O casal pega uma pequena passagem da Rue Eginhard que sai na Rue Saint-Paul. Esta pequena passagem no Google Maps está em obras. mas você consegue ver onde o casal para por alguns minutos logo na saída deste atalho.
Rue Saint Paul
Celine faz um discurso sobre o caos do mundo atual e pergunta a Jesse como ele pode dizer que o mundo esta melhorando.
Le Pure Café
Outro corte nas cenas e eles aparecem em outro ponto da cidade: no Le Pure Café (14 Rue Jean Macé, metrô Charonne). O café é tipicamente parisiense e super charmoso com seu balcão de madeira e zinco. Oferecem happy our com Champagne Billecart-Salmon todos os dias a partir das 17hs. Ótimo para uma paradinha antes da próxima caminhada.
No Le Pure Café o casal conversa a respeito da vida de cada um ao longo dos 9 anos que estiveram separados e descobrem que estiveram ao mesmo tempo em Nova Iorque.
Coulée Verte-Rene-Dumont (Ex-Promenade Plantée)
Depois do café a caminhada continua, desta vez em direção ao Coulée Verte-Rene-Dumont (ex-Promenade Plantée).
Há um corte novamente na cena e eles aparecem na escadaria de entrada do Viaduc des Arts na Av Daumesnil, altura do número 83. Para chegar até lá, saindo do Le Pure Café, seguir pela Rue Chaligny e Rue Faidherbey, uma caminhada de mais ou menos 16 min. Para ir de metrô, descer na estação Montgalle.
Este parque está localizado na rota da antiga linha ferroviária Vincennes, fechada em 1969. É um caminho bucólico com 4,5 km que atravessa o 12 º arrondissement de Paris. Infelizmente o Google Maps não nos permite viajar por este caminho.
Quai de la Tournelle
O casal termina a caminhada no Coulée Verte e temos mais um corte nas cenas. Aparecem caminhando as margens do Sena, próximos a catedral Notre Dame, no Quai de la Tournelle, onde pegam o bateau mouche para um passeio.
Celine fala a Jesse sobre seu relacionamento com um fotógrafo. Jesse resolve fazer um passeio de barco e liga para o motorista pedindo para o esperar no Quai Henry IV.
Durante o passeio de barco eles cruzam a Pont Sully, enquanto Celine fala sobre como as pessoas encaram os relacionamentos amorosos e como ela costuma se sentir.
Quai Henri IV
Desembarcam do batou mouche na Quai Henri IV, onde o motorista aguarda para levar Jesse ao aeroporto.
Court de l’Étoile d’Or
Jesse oferece a Celine uma carona até sua casa e durante o trajeto eles discutem mais uma vez sobre o relacionamento.
Última parada: Court de l’Étoile d’Or, uma pequena vila com casinhas onde fica o apartamento de Celine. Um lugar super charmoso.
Fica na rue du Fauburg Saint-Antoine, entre Passage du Chantier e Cour des Trois Freres. Procurei no Google Maps e a placa verde que aparece no filme com o nome do local não aparece mais. Infelizmente, tem carros na frente também, mas é aquela porta ao lado da loja Timberland.
É uma propriedade particular, mas, quem sabe, você não dá sorte e consegue entrar. É muito bonitinho o lugar. Encontrei uma fotos em um Blog chamado Parisian Touch.
Bom, espero que você tenha gostado do roteiro de locações do filme Before Sunset e que consiga visitar todos estes pontos. Pra mim foi sensacional fazer esta “viagem” por Paris.
8 comentários em “Before Sunset, roteiro com as locações em Paris”
Oi Denise!
Poxa que coisa linda, sou apaixonado por esta trilogia, muito obrigado por este presente, ao término desta pandemia, acredito que em 2021, irei a Paris e farei esta caminhada com certeza, um forte abraço e tomara que venha o quarto filme da série, um forte abraço a você e a todos os fãs desta maravilha da ‘sétima arte
Oi Jaime, tudo bem ? Uau que bom que vc gostou. Este é um dos posts mais antigos, um dos primeiros no blog. Bem que podia vir o quarto filme, né? Concordo plenamente. Que bom que vc comentou. Vou voltar no post e atualizá-lo com melhores fotos. Abs Denise
Olá Denise!
Finalmente encontrei seu relato sobre as locações em Paris do segundo filme da trilogia. Valeu!
Quem sabe daqui a pouco não surge outro relato, dessa vez na Grécia, local do terceiro filme?
Antonio
Oi Antonio, tudo bem ? Vixi, estes posts são bem antigos! hahahah Só vc pra achar mesmo. Preciso ver de novo o terceiro filme! Beijos
Olá Denise. Quero lhe expressar o meu muito obrigado por este presente! Venho de assistir à trilogia e, ao terminar o filme em destaque, apenas pensava em ter a experiência de caminhar pelas suas locações. O seu artigo vai transformar, no próximo dia 03 de junho, este desejo em realidade. Um forte abraço!
Oi Pericles, tudo bem ? Nossa que bom! Fico feliz! Este foi um dos primeiros artigos que escrevei! hahahah Espero que sua viagem seja maravilhosa! Depois me conta! Abs
Muito obrigada por este post! Vou agora em julho <3
Que bom! Espero que aproveite muito! <3 beijos