Atualizado em Outubro 2020

Se você pensa encontrar apenas vinhos no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, se enganou. De fato, o Vale é a região onde encontramos muitos dos melhores vinhos do Brasil, mas também tem espaço para outra bebida muito apreciada pelo público: a cerveja! E tivemos o privilégio de degustar a cerveja Wiatrack! 

Nessa região da Serra Gaúcha, o Moinho Graciema é um dos poucos lugares onde você vai encontrar cervejas. Mas pode acreditar, não precisará de muitos outros. Isso porque as cervejas vendidas no moinho são deliciosas, além de acompanharem petiscos e um atendimento super simpático!

Leia também

Visita à Miolo no Vale dos Vinhedos

Visita à Família Geisse

Cervejas Wiatrack

O Moinho Graciema faz produtos a base de frutas, como geléias, molhos e sucos integrais. Além disso, as cervejas artesanais da marca ganham o paladar de praticamente todos os visitantes que passam para fazer uma degustação. 

Geleias Moinho Graciema

O ícone da empresa é uma homenagem aos ancestrais poloneses. No passado eles utilizavam moinhos de vento para processar grãos, prática que ainda é utilizada em alguns lugares da Europa Central. Inclusive, o nome da cerveja, Wiatrack, quer dizer moinho de vento, em polonês. 

Neste artigo, vou contar tudo sobre a degustação de cervejas que acontece no Moinho Graciema, além de falar um pouco sobre os outros produtos da marca. Se você, assim como eu, gosta de produtos feitos com ingredientes especiais, continue lendo para conhecer a variedade de delícias do Moinho Graciema. 

Degustação de cervejas

Wiatrack é a linha de cervejas produzidas pelo Moinho Graciema. Vale dizer que elas não são produzidas no Vale dos Vinhedos, mas sim em Casca, um distrito de Santo Antônio do Palma. 

Isso porque a produção de cervejas no Vale é proibida e também por ser feita com a água muito pura que só é encontrada em Casca. Logo, ela chega ao Vale dos Vinhedos apenas para ser degustada e comercializada. 

Wiatrack IPA
Wiatrack IPA

As cervejas Wiatrack são todas puro malte, podendo ser encontradas nas versões Lager, Pilsen, IPA e Stout. Há ainda uma especial, a Wiatrak Witbier, que é uma trippel. A cerveja se mostra especial desde a sua garrafa, que lembra a de um espumante. 

Wiatrack Witbier
Wiatrack Witbier

A degustação das cervejas que ocorre no Moinho Graciema é gratuita. Basta chegar e você será muito bem recebida e deve pagar apenas pelos petiscos que desejar. É ou não é um convite pra lá de especial?

As cervejas Wiatrack 

Abaixo, um pouco sobre cada uma das cervejas que degustei e uma indicação do que combinar com cada uma delas. 

Wiatrak Pilsen

Pilsen é um tipo de cerveja originalmente feito na República Tcheca. Com aparência dourada, os sabores da Wiatrak Pilsen são leves e equilibrados, mas com amargor marcante no final. Ela harmoniza bem pratos de entrada ou carnes leves. 

Wiatrak IPA

Da escola de cervejas americanas, a Wiatrak IPA tem sabor intenso e notas de frutas tropicais. Ela sai muito bem com carnes vermelhas e também com hambúrgueres. 

Wiatrak Lager

A Wiatrak Lager, apesar de lembrar as características da Pilsen, possui aroma e amargor especiais. É uma cerveja mais cítrica, feita com lúpulos americanos. Para harmonizar, nada melhor do que saladas e carnes leves.

Wiatrak Stout

Com o estilo vindo dos portos londrinos, essa cerveja tem coloração escura e teor alcoólico mais elevado. É indicada para acompanhar sobremesas, principalmente as de chocolate! 

Wiatrak Witbier 

Tradicionalmente, a cerveja trippel foi criada por monges, no início do século XX. O nome já diz tudo, ela possui três vezes mais malte do que as receitas comuns, o que a deixa três vezes mais forte. A Wiatrak Witbier é uma edição limitada e é perfeita para acompanhar grelhados e até mesmo um bom churrasco.

Geleias e Molhos Especiais

Com tanta cerveja em mente, vale lembrar que o Moinho Graciema também produz uvas. Mas não fazem vinhos, como outras empresas do Vale dos Vinhedos. No lugar, eles produzem deliciosos sucos integrais de uva. 

Para se ter uma ideia, cada litro de suco é feito com 6 cachos de uvas. O resultado disso é um suco com sabor intenso e autêntico da fruta. 

As delícias do Moinho não param por aí. Seguindo a mesma excelência das cervejas, a empresa tem uma linha de geléias clássicas nos sabores de morango, frutas vermelhas e amora. Há também as geléias gourmet, nos sabores de damasco, pimenta, pêra e vinho e de cerveja pilsen. 

Todas as geléias estão disponíveis no Moinho Graciema. Sem dúvida alguma, você ficará tentada a provar todas, principalmente durante a degustação de cervejas. 

Por último, os molhos feitos por meio de receitas super originais e que também são uma delícia. Eles fazem molhos de damasco com cerveja, mostarda e mel com cerveja e manga com côco. 

As degustações de todos esses produtos acontecem no Empório do Moinho Graciema e é uma excelente opção de passeio. Inclusive, o empório também sedia eventos e atividades turísticas. 

Denise Tonin participou da degustação à convite do Moinho Graciema, durante a Press Trip Vindima 2019, mas a opinião é isenta e baseada na experiência real da autora.

Informações práticas

Moinho Graciema

  • Horários: Seg a Dom, das 09h15 às 17h. 
  • E-Mail: contato@moinhograciema.com.br 
  • Tel: (54) 3459-1117
  • Endereço: Rodovia ERS 444 km 17,68 – Bento Gonçalves

  


DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.