fbpx

Guia Viajar Sozinha em Segurança

HomeRepública TchecaCesky KrunlovViajar sozinha para Cesky Krumlov, na República Tcheca

Viajar sozinha para Cesky Krumlov, na República Tcheca

Cesky Krumlov é Patrimônio da Humanidade pela Unesco e trago as melhores e mais importantes dicas pra você conhecer essa linda cidade medieval na República Tcheca.

Guia Viajar Sozinha em Segurança

Resolvi viajar sozinha para Cesky Krumlov, na República Tcheca depois que li sobre ela no blog Insider Praga. Cada vez mais tenho buscado cidades pequenas e charmosas, pois minhas viagens tem sido mais tranquilas e um pouco mais longas.

Se você tiver oportunidade, não deixe de colocar esse lugar incrível no seu roteiro, combinado ? E sabe por que? Imagino que você tenha lido contos de fadas quando criança! Se sim, costumo dizer que Cesky Krumlov (Český’ quer dizer boêmio ou tcheco) é a cidade onde mora a princesa dos contos infantis, logo depois que ela se casou com o príncipe e foi feliz para sempre! 👸

Leia também

Viajar Sozinha pelo Leste Europeu: 5 países e 7 cidades

Requisitos para Entrada de Brasileiros na República Tcheca

Minha viagem foi de 24 dias pelo Leste Europeu, mas este roteiro fazia parte de uma viagem de 3 meses pela Europa. Portanto, era importante fazer algumas paradas de descanso entre um e outro país. E Cesky foi perfeita pra esse descanso. Pude recarregar as baterias antes de seguir viagem. Não poderia ter escolhido melhor.

Se você preferir, poderá ir direto ao tema do seu interesse.

Sobre Cesky Krumlov

Cesky Krumlov é uma cidade linda, tranquila e ideal pra flanar, sem a obrigação de ver e visitar nada em especial. Você nem vai se sentir culpada em só andar e sentir toda a atmosfera da cidade, porque é justamente isso que vai te encantar, afinal Český Krumlov foi eleita pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

O início da cidade aconteceu no século 13 e ela conseguiu preservar por 5 séculos quase que a totalidade de sua herança arquitetônica. Ao andar pelas ruelinhas você vai se encantar com as casinhas de arquitetura gótica. Achei tudo muito encantador e fiquei realmente hipnotizada e muito inspirada. Poderia ter ficado por lá mais dias, com certeza.

Dá uma olhadinha no vídeo abaixo e você terá uma ideia de como Cesky Krumlov é uma cidade gostosa de conhecer.

Quero então compartilhar aqui as questões práticas para você viajar sozinha pra Cesky Krumlov e ter uma experiência tão incrível quanto a que eu tive por lá.

Como Chegar Český Krumlov

Cesky fica a 179km de Praga e existem algumas opções pra você chegar, mas compartilho aqui os detalhes de como cheguei e saí da cidade. Cheguei de ônibus e saí com um shuttle (transfer em van) compartilhado até Viena.

Ônibus

Como estava em Praga, escolhi ir de ônibus para Český Krumlov com a RegioJet pra experimentar a empresa e ver como era o conforto dos carros.

O bus sai pontualmente da estação Na Knížecí e comprei o ticket pela internet.

Achei tudo bem legal: ônibus bem novinho e equipado com o que eles chamam de Fun & Relax. Ou seja, tinha wifi, tomada, tv e revistas.

Bus-RegioJet-Praga-para-Cesky-Krumlov-

O espaço para as pernas era bem apertado, é verdade, mas como a viagem não era longa, nem me incomodei com isso; A mala de mão deve ir no bagageiro, porque dentro não cabe.

Assistir ao vídeo Como ir de Praga para Cesky (compra de ticket online)

A duração da viagem é de mais ou menos 3 horas e o ticket comprado online foi € 7.90 (Mar 2020). Você pode baixar o aplicativo da empresa e mostrar seu ticket para o motorista. Tudo muito prático. Não há necessidade de troca de voucher, essas coisas, o que facilita muito se levarmos em conta o idioma, né?

Agora tem um detalhe importante, que acabei aprendendo na hora, mas que deu tudo certo. Há dois locais para desembarque em Cesky Krumlov: uma estação de bus, chamada Špičák, que foi onde desci e ficava bem pertinho do meu hotel; e AN, que estava marcada na minha passagem e se trata da Estação Rodoviária de Cesky.

O ideal é que você veja bem onde é a localização do seu hotel para descer no ponto mais próximo. Ambos os pontos ficam bem perto da cidade, que é pequena, então, mesmo que você erre não vai morrer caminhando, mas com mala é bom acertar, né?

Se no embarque o motorista começar a gritar com você em tcheco ou algo parecido com inglês e você não entender absolutamente nada e ele arrancar a passagem da sua mão, provavelmente, ele quer saber se você vai descer em Špičák ou AN, pois quer organizar as malas no bagageiro pra agilizar. Só entendi isso a noite quando deitei na cama pra dormir! hahaha

Se você também estiver em Praga, acho que é a opção mais prática.

Trem

Há ainda a opção de ir de trem, só que o preço é quase o mesmo e você vai descer na estação e precisará pegar um bus até o centro da cidade.

Para checar horários e preços do tem, acesse o site da České Dráhy.

Não esqueça de contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, obrigatório para quem está viajando pelo Espaço Schengen.

Quanto tempo ficar em Cesky Krumlov

Geralmente, as pessoas fazem um bate e volta para Cesky a partir de Praga ou ainda a partir de Viena, na Áustria.

Se você tiver a oportunidade, super recomendo que você durma ao menos uma noite na cidade pra conseguir sentir a energia do lugar. Eu dormi duas noites!

Cheguei à tarde, me instalei e fiquei flanando por perto do hotel. Caminhando sem destino e descobrindo as ruelas medievais sem pressa.

Por volta de 16hs parece mágica. As pessoas somem! Isso porque os grupos de bate e volta vão embora e a cidade fica tranquila e silenciosa. E, claro, fica deliciosa pra explorar.

Quando ir para Cesky Krumlov

Fui em junho, verão chegando, e a vantagem de ir nessa época é aproveitar todas as atividades que a cidade oferece no Rio Vltava. Você pode fazer rafting, tomar banho ou passear de barco.

Eu fiquei jogada na beira do Rio aproveitando a brisa e tomando muitas cervejinhas tchecas 😊 Uma delícia!

Um amigo, Gustavo Chagas, me contou que visitou a cidade no inverno e que a paisagem é outra completamente diferente.

Fico só imaginando como deve ser linda a cidade com a neve nos telhados. Já pensou?

Onde ficar em Cesky Krumlov

Eu escolhi o Hotel Latran, bem pertinho do Castelo e um dos melhores da cidade. O hotel é super confortável e muito bem localizado pra quem vai chegar de bus, como foi o meu caso, e pra quem vai fazer tudo a pé.

O hotel também tinha um restaurante chamado Depo, ao ar livre e onde pude experimentar alguns pratos da culinária típica. A comida era muito gostosa e o atendimento super bacana. O restaurante é aberto a todos, mesmo pra quem não está hospedada no hotel.

A cidade tem uma vasta oferta de hospedagem e você poderá ver outras opções no mapa abaixo.

Booking.com

Como se locomover em Cesky Krumlov

A pé. No centrinho só circulam carros com autorização e em determinados horários. Você também poderá lugar uma bicicleta e sair sozinha em Cesky Krumlov sem a menor preocupação. De qualquer forma ainda acho que a melhor opção é caminhar pra poder desbravar todos os cantinhos charmosos dessa cidade de conto de fadas.

Sozinha em Cesky Krumlov – Como é a Segurança

A cidadezinha é micro e, pelo que me informei no hotel, bem tranquila. Saí à noite para jantar e foi bem tranquilo mesmo, mas também não fiquei perambulando pela rua até tarde, porque as coisas fecham cedo. Também porque eu queria mesmo é descansar.

Mas na volta pro hotel até parei em uma baladinha com música ao vivo, ao ar livre, em um barzinho. Me senti bem tranquila e segura.

De qualquer forma a gente sempre tem que ficar atenta ao que está acontecendo ao nosso redor. Você também pode perguntar na sua hospedagem como é a segurança, pois se há algo eles saberão e vão te alertar.

Como sair de Cesky Krumlov

Meu próximo destino era Viena e optei dessa vez em usar um shuttle compartilhado com a empresa CK Shuttle. A compra é toda feita online e em inglês. Muito prático e fácil.

Existem vários tipos de transfer: escolhi que me buscassem na porta do hotel em Cesky e me deixassem na estação Wien Westbahnhof, em Viena, pois saía mais barato e a estação era próxima do meu hotel.

O valor do transfer foi de CZK 800 / €31 (Jun 2019).

Assistir ao Vídeo Como ir de Cesky Krumlov, República Tcheca para Viena, Áustria

O transfer estava lotado e pelo que eu entendi eles dominam a área. As vans são novas, motoristas educados e falam inglês muito bem. A viagem foi super tranquila.

O fazer em Cesky Krumlov viajando sozinha

Well, vou te dizer o que fazer em Cesky Krumlov… F L A N A R!

Andar sem rumo, leve, solta. Observar cada detalhe ao seu redor. Parar para olhar as vitrines das lojinhas instaladas em prédios históricos, sem pressa. Virar à direita ou à esquerda, sem ter a menor noção de onde vai dar. Perceber as pessoas, o movimento, imaginar a história que ali se desenrolou.  

Cesky me inspirou a simplesmente não fazer N A D A, ou melhor, nada do que nós turistas costumamos fazer. Não me interessei em visitar nada. Apenas descansei e me permiti estar totalmente presente no momento e foquei em curtir a minha companhia!  Como foi bom e como tenho boas lembranças desse lugar mágico.

Bom, essa é a super dica para Cesky Krumlov, mas…sei que você quer saber o que tem pra fazer por lá. Vou compartilhar algumas atrações que achei bacanas e interessantes na cidade:

Český Krumlov Castle

O Český Krumlov Castle é o segundo maior da República Tcheca, perdendo apenas para o de Praga. Acabei não entrando, só andei pelas áreas abertas e gratuitas e simplesmente amei! Já foi o suficiente para vistas incríveis e fotos maravilhosas!

Prepara as perninhas pra subida . Tem trechos que tem até corrimão pra ajudar a se firmar na hora de descer. Mas ó, vai devagar e sempre, porque vale muito a pena. Tem vários cantinhos pra você recuperar o fôlego e ver as vistas mais lindas da cidade.

Você pode visitar o interior do Castelo e também subir na torre. Para isso, vai ter que estar em boa forma, pois são mais de 160 degraus. Acho que vale muito a pena, pois a cidade vista dos mirantes do castelo já é sensacional, imagina do ponto de vista mais alto? Deve ser uma vista espetacular!

Para ver todos os detalhes da visita, como horários, preços e tipos de ingresso, acesse o site oficial em inglês.

Jardins do Castelo

Riam de mim. Vi várias pessoas subindo, subindo em um caminho super bonito e pensei… deve ter alguma coisa legal lá. Era uma subida bemmmm íngreme. Passinho por passinho fui ganhando a lomba (como chamamos no sul). Quando cheguei no final, apenas pude olhar pela frestinha do portão, pois havia um evento privado acontecendo nos jardins do castelo. As batatas da perna agradecem pelo exercício e por se sentiram vivas, mas fiquei sem poder entrar e apreciar os lindos jardins.

Igreja de São Vito

Não tem como não ver a torre da igreja, construída em 1340. Vale dar uma olhadinha por dentro. Quando cheguei havia uma senhora varrendo a entrada da igreja. Ela parecia a dona da igreja e quase deu com a vassoura em um cara que ia entrar. Achei aquilo bem estranho e fiquei com medo de levar uma vassourada, mas quando me aproximei, ela sorriu e entendi que podia entrar! Ufa!

Praça da Concórdia e Coluna da Peste

Na Praça da Concórdia você poderá alugar um áudioguia no escritório de turismopara conhecer a história da cidade.

A cidade tem galerias, museus, atividades aquáticas (SUP, barco, rafting), passeios guiados, lojinhas e tudo o mais que cidade turísticas tem, então não haverá tédio. Prometo!

Informações mais detalhadas vou colocar no blog 😉 Mas já deu para você se apaixonar? Fala aí nos comentários se vc também gosta de flanar nas viagens!

Sites Úteis

Onde comer em Cesky Krumlov

Está aí uma coisa que você vai conseguir fazer muito bem em Cesky Krumlov. Apesar das atrações turísticas da cidade, uma das coisas mais gostosas é saborear a culinária boêmia nos diversos restaurantes da cidadezinha.

Vou deixar aqui algumas dicas pra você experimentar:

Depo Český – Latran, 74

Com decoração despojada e simples o pub Depo Český possui mesas grandes e uma área ao ar livre muito gostosa pra almoçar ou para a cerveja do final do dia. Tem uma vista muito agradável do Parque do Castelo e era colado no meu hotel. Aliás, são os mesmos donos.

No cardápio você vai encontrar pratos populares da cozinha tcheca e da boêmia do sul. Ambiente muito descontraído e os garçons e garçonetes são muito simpáticos e todos falam inglês.

Laibon – Parkán, 105

O Laibon fica na beira do Rio restaurante vegetariano super recomendado. Fui experimentar, mas estava com as mesas lotadas. Fica na beira do Rio.

U dwau Maryí – Parkan 104

O U dwau Maryí foi recomendado por um amigo. Acabei entrando na porta ao lado, restaurante típico com mesas na beira do Rio. Uma delícia pra curtir a vista, ainda mais se for época das temperaturas amenas.

Šatlava – Horní No. 157

O Šatlava estava na minha lista de recomendações e é super recomendado pelo ambiente de uma verdadeira taberna medieval, com paredes de pedra e luz de velas. Não consegui ir, pois estava lotado e já viu conseguir mesa pra uma pessoa, quando tem muita procura? Dificil e uma das desvantagens de viajar sozinha ☹ Faça reserva! satlava.cz/

Espero que eu tenha conseguido te convencer a colocar essa cidade incrível no seu roteiro pela República Tcheca. Também espero que tenha te dados as melhores e mais importantes informações pra você viajar sozinha para Cesky Krumlov.

Se tiver dúvidas, basta deixar nos comentários que terei o maior prazer em te responder.

JÁ ESTÁ ME SEGUINDO NO INSTAGRAM? BORA VOAR!

28,3k Seguidores
Seguir

Salvo algumas exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências do Viajante Solo são custeadas com recursos próprios da autora, Denise Tonin. Por isso, se você achou esse conteúdo útil para a sua viagem, poderá adquirir os produtos oferecidos, como o Planner de Viagem, o Guia Viajar Sozinha em Segurança ou a Mentoria para Viajar Sozinha. Ficarei muito feliz e grata pelo seu apoio!

Guia Viajar Sozinha em Segurança

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!