Em plena pandemia, lá em 2021, resolvi começar a pesquisar sobre viajar para ver a aurora boreal sozinha. Coloquei na minha cabeça que era um sonho que deveria realizar assim que as coisas melhorassem. Nas minhas pesquisas, o que percebi é que era uma viagem bastante cara e, por isso, um planejamento mais detalhado deveria ser feito. A partir daí já comecei a separar uma grana mensal para realização desse sonho.
Também comecei a ler a respeito da aurora boreal e percebi que teria alguns desafios técnicos e que pra todo o esforço de cruzar o mundo e ir até o Polo Norte, o melhor seria ir com profissionais especializados pra essa empreitada. Sei de muitas pessoas que vão e acabam não vendo a dama da noite. E eu não queria correr esse risco. Por isso, veio a decisão de viajar em grupo, porém com o máximo de privacidade possível pra quem, como eu, está acostumada a viajar sozinha.
Os destinos escolhidos foram Noruega e Finlândia e achei que a melhor maneira de ir era em grupo e mudei de ideia e tudo vai estar super explicadinho aqui. Também resolvi trazer as respostas a todas as perguntas que recebi no instagram durante a viagem, assim garanto que o conteúdo vai estar longo, porém super completinho e vai te ajudar a ver a aurora boreal sozinha. Vamos lá?
Se preferir pode pular pro assunto do teu interesse, clicando nos links da tabela abaixo.
O que é a aurora boreal?
Não vou entrar na parte técnica, porque realmente não é a minha praia, mas trouxe uma definição e um vídeo bem didático, onde a Talyta Flores explica tudo bem detalhadamente.
Aurora é o nome dado ao brilho ou luz produzida quando elétrons do espaço fluem pelo campo magnético da Terra e colidem com átomos e moléculas da atmosfera superior em um anel ou oval centrado no polo magnético da Terra. As colisões produzem luz da mesma forma que os elétrons que fluem através do gás em uma luz de néon, colidem com o néon e outros gases para produzir lâmpadas de cores diferentes.
Space Weather Predicton Center
Vídeo da Talyta Flores explicando a Aurora Boreal
A Aurora também é chamada de Aurora Boreal no hemisfério norte e Luzes do Sul no hemisfério sul. O termo técnico para as luzes do norte (Northern Lights) é Aurora Borealis e as luzes do sul são chamadas de Aurora Australis.
A palavra Aurora foi usada pela primeira vez por Galileu e vem do latim e é o nome da deusa do amanhecer. A palavra Borealis vem da palavra latina boreal que significa “norte” ou “do norte”. A palavra Australis é latim para austral, que significa “sul”.
Países onde é possível ver a aurora boreal
Bem resumidamente, abaixo estão os países onde você pode ver a aurora boreal. Fiz um artigo mais detalhado com os destinos onde ver a aurora boreal e trouxe parte das pesquisas que fiz quando estava decidindo o destino.
- Estados Unidos
- Canadá
- Dinamarca
- Islândia
- Noruega
- Suécia
- Finlândia
- Rússia.
Aurora Boreal Sozinha: o que é necessário pra viver essa experiência
Primeiro de tudo, para ver a aurora boreal, precisa ter a disponibilidade financeira e a disposição para cruzar o mundo para ter esse encontro com a dama da noite. Não é uma viagem barata, porque os países mais favoráveis que estão no Círculo Polar Ártico também não o são. Um chop na Noruega custou R$54. Depois dá uma olhadinha na planilha abaixo. A boa notícia é que sempre dá para economizar viajando sozinha com boas escolhas e muita pesquisa.
Por consequência aos valores altos para a realização desse sonho, é preciso de um bom planejamento financeiro e também de um roteiro bem pensado para que você não fique parado em um só lugar e possa aproveitar o fato de estar lá e buscar conhecer mais coisas. Eu pesquisei bastante e, mesmo assim cometi vários erros. Esses erros foram aprendizados e não me impediram de ver a aurora boreal, mas eu poderia ter aproveitado a viagem muito mais.
Caso você também tenha esse sonho de ver a aurora boreal, posso te ajudar no planejamento desta viagem por meio da consultoria de viagem, onde tiro todas as dúvidas e ajudo na tomada de decisão, recomendo roteiros e tudo que você precisar para realizar esse sonho!
Continuando com o que é preciso para ver a aurora boreal, ter um céu limpo e se afastar das luzes das grandes cidades também ajudam em termos práticos para que você possa curtir mais o fenômeno. Ele acontece rapidamente, porém pode levar horas sem dar as caras no céu. Então, por último, paciência também é preciso para ter o tão esperado encontro com a dama da noite.
Onde é melhor ver a aurora boreal
Não tem muito essa de ter um lugar melhor para ver a aurora boreal. Vai depender muito do que você quer mesmo conhecer e qual o cenário será mais impactante para viver essa aventura. É num iglu no meio da floresta? Na beira de um lago? Em um local onde você estará praticamente enterrado na neve? Qual o destino combina mais com você e seu estilo de viagem? E o custo de tudo isso? É pagável?
Na verdade, em termos de fenômeno natural, a aurora boreal que você verá no Canadá, por exemplo, é a mesma que você verá na Islândia. O que vai variar e interferir na escolha do destino será – além do seu sonho de paisagem -, a infraestrutura do destino em si e também as condições climáticas.
Claro, tem lugares que são mais lindos do que outros, mas isso é muito pessoal. Ver a aurora na cidade de Tromso é menos charmoso do que ver em um iglu no meio da floresta na Finlândia. Mas o fenômeno será o mesmo. Entende o que quero dizer?
Agora, se você vai ver a aurora boreal sozinha, organizando tudo por conta própria, acho importante pesquisar bem a questão dos deslocamentos entre as cidades, a segurança e também a estrutura hoteleira. Depois, ainda deve buscar as ofertas de passeios por agências com guias especializados. Falo mais abaixo os locais que escolheria pra ver a aurora boreal sozinha.
Nesta viagem, que acabei fazendo em grupo saindo do Brasil, optei pela Noruega e Finlândia, que oferecem excelentes estradas, há muitas paisagens belíssimas e temperaturas não tão cruéis na época que escolhi ver a aurora, que foi no final de setembro e início de outubro.
Hoje penso que fiz a escolha acertada pela Noruega para ver a aurora boreal pela primeira vez, porque consegui ver quase todos os dias e porque me apaixonei pelo país e suas paisagens. Em uma segunda viagem, que pretendo fazer para ver a aurora boreal sozinha, talvez escolha a Islândia ou o Alasca, onde acredito encontrar mais desafios climáticos.
Melhores destinos para ver a aurora boreal sozinha
As cidades abaixo listadas são as que eu escolheria para ver a aurora boreal sozinha. É uma opinião pessoal, baseada nas pesquisas que fiz antes de bater o martelo sobre o destino. Isso quer dizer que você só pode ver onde eu falei? De forma alguma. Você pode ir em qualquer destino onde a aurora boreal acontece. O que vai mudar será a infraestrutura que você necessitará pra isso.
A seleção que fiz aqui se dá tanto pela facilidade de chegar, quanto pelo fato de as cidades possuírem boas opções de hospedagem e transporte, restaurantes e agências de passeios, que poderão tornar a sua viagem para ver a aurora boreal sozinha tranquila e incrível. Uma questão de infraestrutura turística.
Abaixo, coloco as cidades que podem servir como base e a partir dali – com a ajuda de agências especializadas – você pode ver a aurora boreal em outras localidades, conhecendo mais pontos de interesse em cada país.
- Tromso (Noruega)
- Kiruna (Suécia)
- Rovanieni (Finlândia)
- Reykjavik (Islândia)
- Churchill (Canadá)
- Fairbanks (Alasca, EUA)
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
Qual é a melhor época pra ver a dama da noite?
Costumo dizer que “temporada” de aurora vai de setembro e março. Mas o que você deve levar em consideração para ver a aurora boreal sozinha é que são os meses de inverno no hemisfério norte que as noites são mais escuras e mais longas propiciando avistar com mais facilidade.
Também leve em consideração as temperaturas que você aguentará, se não a viagem pode ser bastante desconfortável. Isso é uma questão muito pessoal, né?
Por exemplo, em dezembro ou janeiro, são os meses mais frios que trazem noites mais escuras e mais propícias pra ver a aurora. Ao mesmo tempo, nesses meses a incidência de neve e nevascas também é maior, o que poderá trazer problemas nas estradas para os deslocamentos que são necessários pras caçadas.
Portanto, a época da viagem e o clima são aspectos extremamente importantes e que precisam de especial atenção para não virar um problema.
Quanto tempo ficar pra conseguir ver a aurora boreal
É uma pergunta difícil de responder, já que estamos falando de um fenômeno natural que não marca hora pra acontecer. Mas posso sugerir o mínimo de 10 dias, que foi o que fiz. Você não precisa ficar no mesmo lugar esperando, mas 10 dias se deslocando pelo país escolhido para locais onde poderá conhecer paisagens diferentes e aguardar a dama da noite aparecer.
Se puder ficar mais de 10 dias, por que não? Lugares com paisagens indescritíveis não faltam na Noruega e nos países nórdicos. Aproveite! Pense no valor que pagará de passagem pra chegar até o Círculo Polar Ártico. Fique o maior número de dias que o seu dinheiro permitir!
O que é uma caçada a aurora boreal
É chamado de caçada, porque, caso no ponto escolhido para ver a aurora o clima não estiver apropriado, a agência te leva para outros pontos com céu mais limpo e aberto. Por isso, se chama de caçada, você não fica parada em um ponto só aguardando ela aparecer.
Precisa de profissionais pra ver a aurora boreal?
Sim e não. Explico.
Quando decidi ver a aurora boreal, achei que era estritamente necessário estar com pessoas habilitadas e escolhi uma agência saindo do Brasil e fiz uma viagem em grupo. Não foi o que eu esperava, mas deu tudo certo: vi a aurora boreal inúmeras vezes e em segurança.
Quando digo que não precisa de profissionais, quero dizer que não há de fato nenhuma necessidade ou obrigatoriedade de você sair do Brasil em grupo com uma especialista para ver a aurora boreal. Você pode, perfeitamente, escolher onde ver a aurora boreal viajando sozinha e lá mesmo contratar empresas especializadas.
Quando digo que sim, que você precisa de especialistas, é porque acho extremamente importante a contratação de profissionais especializados, para que a sua viagem esteja dentro das regras de segurança, com pessoas experientes e habilitadas, que conhecem as mudanças climáticas do local. Ao mesmo tempo, você também estimula e contribui com o turismo local.
OK, mas e se você não fala inglês? Ainda assim você encontra brasileiros que falam português e ou espanhol e que moram nos países do Círculo Polar Ártico que poderiam ser os teus guias. Mas, claro, se você quer comodidade, não quer pensar em nada e tem o dinheiro pra gastar, pode sair do Brasil com tudo resolvido também. Sempre é uma questão de escolha e de disponibilidade financeira, porque não é uma viagem barata.
Dá pra ver a aurora boreal sem caçar ou correr atrás?
Quer ver a aurora boreal sozinha com conforto e sem ficar horas andando de um lugar a outro com temperaturas negativas? Também há essa opção.
Você pode se hospedar em locais propícios para ver a dama da noite dançar sobre a sua cabeça, sem a necessidade de fazer deslocamentos atrás dela. Fizemos isso na nossa viagem em três dos 4 hotéis em que ficamos.
Claro que, neste caso, e em se tratando de um fenômeno natural, ficando parada em um lugar, suas chances de avistar serão um pouco menores. Por isso, nesse caso o ideal é ficar mais dias nessa hospedagem para aumentar suas chances.
Estou fazendo uma lista bem completa com as melhores hospedagens para ver a aurora boreal, onde você poderá avistar o fenômeno das luzes do norte com todo conforto, tomando o seu drink e agasalhada. Por enquanto, te deixo os hotéis da minha viagem, onde isso foi possível:
- Tennevoll, Noruega – Fjellkysten
- Ilha de Senja, Noruega – Hamn I Senja Hotel
- Kilpisjärvi, Finlândia – Tundrea Lapland Hotel
Outra opção bastante confortável é fazer o cruzeiro Hurtigruten, que não tem o foco na aurora boreal, mas que também parece ser interessante (e caro), pois você pode avistar a aurora e também fazer outros passeios, apreciando os fiordes e as belas paisagens do país – que não são poucas! Confesso que voltei da Noruega completamente apaixonada!
Não recomendo alugar um carro sozinha
Penso que não temos a manha de dirigir na neve, não conhecemos bem as leis de trânsito, assim como não conhecemos as regrinhas e macetes que só os locais conhecem. As estradas na Noruega são boas, porém estreitas. Dirigir a noite pode ser mais complicado, pois não há iluminação.
Se você resolver alugar um carro e sair atrás da aurora boreal sozinha, olha com o que precisará se preocupar:
- Tem que saber onde há probabilidade da aurora aparecer;
- Tem que se preocupar com as estradas e caminhos à noite, que são mais isolados e não muito iluminados;
- Tem que estar dentro das regras de trânsito e legislação;
- Pode ter que colocar correntes nos pneus, se a neve aparecer;
- Tem que se preocupar com o frio e com alimentação.
Não sei você, mas pra mim isso seria um grande estresse e quero mais é relaxar e me divertir. Então, por questões de segurança mesmo, não recomendo. Mas, claro, sempre é e será uma escolha muito pessoal.
O que levar em consideração ao contratar uma agência
Como já mencionei acho importante ser acompanhada por profissionais locais e listei algumas coisas que podem ser observadas antes de escolher a agência de passeios.
Experiência
Acredite, você vai encontrar um número extenso de agências fazendo passeios para ver aurora boreal. Fuja dos com muitas pessoas (explico abaixo) e procure ver o quão experiente são as empresas. Leia comentários e avaliações. Acompanhe o instagram, pois poderá ver a infraestrutura. Demore o tempo que for até bater o martelo, porque essa viagem não será barata. Então, então é melhor você escolher muito bem pra evitar frustrações mais tarde!
Número de Pessoas no grupo
Quanto mais gente, mais difícil “caçar” a dama da noite. Você perceberá que os passeios com grupos enormes dificilmente farão muitos deslocamentos durante a madrugada para correr atrás da dama da noite. Pergunte todos os detalhes pra agência, porque muitas vezes acontece do passeio ficar parado em apenas uma localização e poderá terminar em frustração.
Escolha os passeios com menos pessoas e a agência que se propõe a de fato “caçar” a aurora boreal, se deslocando para outros pontos – se necessário – onde haja maior probabilidade de ver o fenômeno.
Infraestrutura
Dependendo de onde você estará e qual a temperatura estará fazendo é importante checar qual é a infraestrutura oferecida pela agência. Muitas agências oferecem banquinhos, acendem uma fogueira, tem um chocolate quente e até cobertores.
Lembre-se que em muitos locais você estará no meio da estrada e com temperaturas negativas, portanto, informe-se sobre todos os detalhes do passeio. Saiba, por exemplo, se há banheiros, água, assim você poderá se preparar da melhor forma.
Sustentabilidade
Não só no caso de ver a aurora boreal, mas em todas as viagens que fazemos, é importante escolhermos empresas que apoiem o turismo sustentável. Podemos observar como as agências se comportam em relação a conservação dos locais visitados. Quando contratamos pessoas locais, estamos apoiando os negócios e a cultura daquele país.
Veículos e Motoristas
É muito importante saber em qual veículo você fará os passeios e se eles são legalizados. O mesmo em relação aos motoristas. Mesmo que seja difícil de checar todos estes detalhes, só o fato de você pressionar e perguntar pelos certificados e legalizações já é um excelente começo. Observe como vão te responder.
Segurança e Legalização
Como já falado um pouco acima, uma das coisas mais importantes na hora de contratar uma empresa pra ver a aurora boreal, independente se for daqui do Brasil ou diretamente no destino escolhido, é a segurança. Os passeios precisam estar dentro das normas e legislação do destino escolhido para que você não corra riscos desnecessários.
Além disso, é importante que os guias e, principalmente os motoristas, possuam os certificados exigidos. Busque por recomendações de amigos, conhecidos, nos grupos nas redes sociais. Veja nos sites oficiais de turismo do país quais agências são recomendadas.
A nossa segurança sempre vem em primeiro lugar!
O que levar na bolsa na hora do passeio
Você deve perguntar para a agência contratada qual a duração do passeio e o que eles dão em termos de estrutura durante a caçada a aurora boreal. Mas já sabemos que o tour acontece a noite, muitas vezes corre pela madrugada e a temperatura vai caindo.
Portanto, além de estar vestida adequadamente para as baixas temperaturas, o que sugiro você levar:
- meias extras: pra ver a aurora a gente fica fora do carro e tem o sereno da noite. As tuas meias podem começar a ficar úmidas, por isso, o ideal é o sapato impermeável. Uma meia extra pro final da noite é tudo de bom pra você ficar quentinha na volta pro hotel.
- toalhinha: por conta do sereno, pode acontecer de você molhar bastante seu casaco e suas calças impermeáveis. Daí antes de entrar no carro, poderá secar suas roupas.
- lanterna: aqui depende da agência. Talvez a empresa que você contrate forneça a lanterna. No meu caso nem água tinha e paramos em locais onde era difícil de enxergar qualquer coisa (ideal para ver a as luzes, óbvio). Inclusive eu quase caí na primeira parada e minha GoPro caiu e eu não a achava. Pode usar a lanterna do celular? Claro, foi o que fiz. Mas vai gastar mais a bateria e queremos guardar pras fotos, né? Uma lanterna simples, pequena e tá resolvido o negócio.
- lanche: se a empresa não oferecer, ideal você levar algo para comer, como bebidas quentes, chocolate, snacks. E água é imprescindível, né? Na empresa que fui não tinha água, mas como sempre levo a minha pra não passar aperto, nem me incomodei. Mas é o básico, não?
- baterias extras / power bank: exposto a temperaturas baixas nosso celular e os aparelhos eletrônicos acabam por descarregar mais rapidamente. Enquanto não estiver usando, proteja seus equipamentos deixando eles quentinhos. Em Tromso, comprei uma capinha chamada Termo Poc pro celular que foi uma ótima aquisição. Não encontrei no Brasil. Ela é do mesmo tecido que os casacos fofinhos e ajuda a manter os aparelhos aquecidos.
Você NÃO verá a aurora boreal como aparece nas fotos
Sim, amiga, hora de alinharmos expectativas! A aurora boreal não é como você vê no Instagram. Isso é muito importante esclarecer pra que você não gaste dois rins com essa viagem e volte completamente frustrada!
Quando você vê uma aurora muito forte, você verá ela dançando sobre a sua cabeça. Isso é realmente surreal e sem explicação. Presenciei esse espetáculo exatamente no dia do meu aniversário de 55 anos, em Tennevol, na Noruega e está devidamente marcado na minha memória. Nem consigo colocar em palavras o que vi e senti. Muita emoção!
Mas, acredite, as cores que você verá depende muito dos seus olhos. Muitas pessoas enxergam apenas branco, como uma nuvem. Eu sei, parece muita frustração, mas é surreal de qualquer maneira. A maioria das pessoas enxerga verde e alguns tons de rosa. E, se você estiver em grupo, vai ver muita gente mentindo que viu cores que nunca apareceram (bonequinho com olhos revirando).
Então, se realmente quer viver essa experiência, simplesmente vá! Tenho certeza que você vai se emocionar e lembrará desses momentos para o resto da vida.
Roteiro pela Noruega e Finlândia
- Dia 01 – São Paulo / Frankfurt / Oslo / Tromso
- Dia 02 – Tromso
- Dia 03 – Tromso / Tennevoll
- Dia 04 – Tennevoll
- Dia 05 – Tennevoll / Ilha de Senja
- Dia 06 – Ilha de Senja
- Dia 07 – Ilha de Senja / Kilpisjärvi
- Dia 08 – Kilpisjärvi
- Dia 09 – Kilpisjärvi / Tromso
- Dia 10 – Tromso / Brasil
Como se vestir no frio para ver a aurora boreal?
Você conhece a frase se vestir que nem cebola ou mais precisamente com as três ou quatro camadas? Foi assim que fiz.
O mais prático é sempre se vestir em camadas, pois quando você entra nos lugares, há calefação e você pode ir se desfazendo do excesso de roupas.
1ª camada: blusa dry fit (opcional)
2ª camada: blusa térmica / segunda pele
3ª camada: fleece
4ª camada: casaco adequado para as temperaturas que vc vai pegar durante a viagem. Impermeável e corta vento é sempre recomendado.
Na parte de baixo, usei uma calça impermeável forrada e tinha a possibilidade de colocar uma calça térmica, caso sentisse frio. Mas não senti necessidade com as temperaturas que pegamos e não usei nenhuma vez.
Quais são os apps de alerta de aurora boreal?
Eu não usei aplicativos, já que estava com profissionais, mas abaixo coloquei uma listinha dos mais conhecidos. Já te aviso que eles são mais complicadinhos, então é legal você baixar ele antes pra ir se acostumando com os dados.
- Northern Lights Forecast – iOs
- Aurora Borealis Forecast & Alerts – iOS | Android
Dá pra fotografar e fazer vídeos da Aurora Boreal com o celular?
Sim, e não é só com o I-Phone. Vários modelos já conseguem captar as luzes do norte, basta ter o “modo noite”. Mas não vai sair aquele fotão. Eu não consegui nenhum fotão como você pode ver aqui, mas também estava sem paciência de montar e desmontar o tripé.
O que é imprescindível para fazer boas fotos da aurora boreal é ter um tripé, já que as fotos precisam de longa exposição e qualquer movimento na câmera ou no objeto durante o clique, perde o foco e sai tudo tremido. Farei outro post com dicas específicas para melhor fotografar a aurora boreal.
Perguntas que recebi sobre a minha viagem
Quais temperaturas você pegou?
Viajei no final de setembro e início de outubro e as temperaturas não estavam tão baixas. Durante os dias de sol pegamos entre 6 e 8°C.
Nas madrugadas quando estávamos em busca de ver a aurora boreal, variaram de -2°C (dia mais frio) a 4°C. Totalmente suportável pra quem já está um pouco acostumada com o frio no sul do Brasil, por exemplo.
Quanto gastou para ver a aurora boreal ?
Como mencionei, saí do Brasil com uma agência e com pacote fechado, em Outubro de 2022. Custou R$ 32.000,00 (Out 2022), incluindo aéreo, hospedagem, alguns ingressos e 6 refeições.
Abaixo você poderá ver alguns gastos na Noruega para ter uma ideia.
DESCRIÇÃO | ONDE | NOK | REAL |
1 salame de carne de baleia | Tromso | 79,00 | 39,50 |
1 salame de carne de baleia 300 g | Tromso | 129,00 | 64,50 |
1 casaco impermeável | Tromso | 799,00 | 399,50 |
1 casaco de frio | Finnsnes | 495,00 | 247,50 |
Cordinha de celular | Tromso | 59,00 | 29,50 |
Taxi Aeroporto / Hotel | Tromso | 215,00 | 107,50 |
Airport Bus | Tromso | 125,00 | 62,50 |
Água Dór 300 (super Normal) | Tromso | 20,00 | 10,00 |
Cerave Creme olhos | Tromso | 184,90 | 92,45 |
Chip | Tromso | 29,00 | 14,50 |
Pacote de Dados | Tromso | 329,00 | 164,50 |
Termo Pocket (capa de frio pra celular) | Tromso | 249,00 | 124,50 |
Full Steam Restaurante – Chop Caneco | Tromso | 98,00 | 49,00 |
Full Steam Restaurante – Peixe + Chop | Tromso | 370,00 | 185,00 |
Polaria Museu | Tromso | 210,00 | 105,00 |
Água Artic Polaria | Tromso | 40,00 | 20,00 |
Catedral do Artico | Tromso | 55,00 | 27,50 |
Egon Restaurante – 1 Salmão + Coca | Tromso | 342,00 | 171,00 |
Egon Restaurante – 1 torta | Tromso | 103,00 | 51,50 |
Friday´s Chicken Ceasar Salad + Coca copo | Oslo | 298,00 | 149,00 |
Eide Handel Mercado – 1 cerveja lata | Eidjosen | 38,40 | 19,20 |
Eide Handel Mercado- queijo brie | Eidjosen | 102,10 | 51,05 |
Eide Handel Mercado – batata frita | Eidjosen | 32,90 | 16,45 |
Senjastua Restaurante – Bacalhau Defumado | Senja | 280,00 | 140,00 |
Senjastua Restaurante – café | Senja | 25,00 | 12,50 |
Senjastua Restaurante – waffle com geleia | Senja | 40,00 | 20,00 |
Senjastua Restaurante – 1 coca | Senja | 48,00 | 24,00 |
Ritazza – 1 sanduiche Ciabata | Oslo | 100,00 | 50,00 |
Ritazza – 1 suco de maçã | Oslo | 53,00 | 26,50 |
Protec Bag GRU | GRU | 0,00 | 99,00 |
Você dividiu quarto com desconhecidos viajando em grupo?
Não, sempre prefiro me hospedar em apartamento single. Sai bem mais caro, porém prefiro sempre preservar a minha privacidade ainda mais viajando com pessoas totalmente desconhecidas. O grupo que estava comigo foi excelente, porém pude aproveitar meus momentos de privacidade e os hoteis maravilhosos em que ficamos.
Independente do grupo ser bom ou não, optando em se hospedar em apartamento single, você consegue manter seus momentos de solitude intactos. Estes momentos são super importantes pra mim.
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Em quais hotéis você se hospedou?
Nesse roteiro pela Noruega e Finlândia ficamos em três cidades base e uma Ilha. Veja abaixo os excelentes hotéis em que me hospedei e que voltaria novamente, com certeza!
- Tromso, Noruega – Clarion The Edge
- Tennevoll, Noruega – Fjellkysten
- Ilha de Senja, Noruega – Hamn I Senja Hotel
- Kilpisjärvi, Finlândia – Tundrea Lapland Hotel
Quais roupas de frio você levou?
Quando resolvi ir pra Noruega percebi que não tinha roupas adequadas. Depois de 30 anos morando no rio, até pra Porto Alegre meu guarda roupa não estava adequado. Pesquisei bastante e comecei a minha maratona pra comprar roupas que pudessem ser usadas nos dois locais.
Pra 10 dias levei:
- 2 casacos: um para temperaturas até 0 e outro pra até -10
- 3 fleeces
- 1 legging (pra usar no hotel)
- 2 calças forradas
- 2 calças térmicas
- 4 blusas térmicas
- 4 camisetas dry fit
- 1 sapato com sola de borracha
- 1 botinha
- 4 meias de lã
- 4 meias térmicas
- 1 par de luvas impermeável
- gorro (não usei, porque não gosto)
- balaclava (não usei)
- 2 cachecol
- roupas íntimas
Como foi a comunicação? Falam inglês?
Sim. Em todos os pontos que estivemos, tanto na Noruega, quanto na Finlândia, as pessoas falam inglês. Não tive nenhum problema em relação a isso.
Quais os cartões de crédito são bem aceitos?
Visa e Master são aceitos em tudo que é lugar, mas pra fugir do IOF, usei a minha conta e cartão multimoedas da Wise em toda a viagem e funcionou super bem. Só não experimentei sacar nos caixas eletrônicos, porque na Noruega se usa pouco dinheiro e muito mais cartão.
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
Qual o melhor chip de internet?
Para habilitar o sim card na Noruega precisava registrar em loja com passaporte. O problema foi que chegamos no fim de semana e estávamos em deslocamento o tempo todo. Então, ficou complicado comprar o chip local. A minha solução foi contratar de lá mesmo pela internet o e-sim da Casa do Chip. Dica do meu amigo Rodrigo Noronha que estava na viagem com a gente.
Em apenas 1 hora consegui comprar, pagar e ativar o e-sim, sem qualquer dificuldade. Tudo online de maneira simples e descomplicada. A Casa do Chip possui também atendimento rápido via whatsapp para você tirar qualquer dúvida no meio do processo.
Nessa viagem passamos por três países: Noruega, Finlândia e Suécia e, mesmo na estrada, sempre fiquei com conexão 4G. A experiência foi excelente.
Leia também
O que eu faria diferente pra ver a aurora boreal sozinha
É difícil a gente fazer uma viagem perfeita. Sempre tem algo que a gente gostaria de mudar em uma próxima vez. Então, sempre gosto de pensar e trazer aqui o que eu faria diferente se fosse voltar. Vou listar algumas coisas que mudaria para ter uma viagem melhor ainda e talvez você possa usar isso na sua viagem para ver a aurora boreal sozinha.
- Usaria agências especializadas locais e não aqui do Brasil;
- Já que viajei para o Círculo Polar Ártico, que é tãooooo longe, incluiria os outros países nórdicos e ficaria mais tempo. Faria uma viagem mais longa.
- Ficaria mais tempo na Ilha de Senja;
- Conheceria mais da Finlândia.
Bom, espero que você tenha gostado das informações que trouxe aqui e que elas te ajudem a viajar de forma mais confortável para ver a aurora boreal sozinha.