Se você está indo para São Paulo e ainda não ouviu falar do Mercadão e do famoso sanduíche de mortadela, posso garantir que está faltando uma coisinha no seu roteiro! Mas não é só isso, não!
Em uma construção que data de 1933 e que possui 72 vitrais russos lindos, você encontra de tudo um pouco: vinhos, queijos, os mais variados temperinhos e condimentos, frutas exóticas, doces, carnes, aves, peixes, embutidos e mais um montão de coisas ! Um paraíso para os chefs e os amantes de invencionices culinárias.
A banca que me chamou mais atenção foi a que oferece várias frutas exóticas. Devem ter várias, mas a que estou falando é a da Rua J, box 12. Quem me atendeu foi o simpático Edilson, que ofereceu provinhas de Pitaya que, confesso, nunca havia experimentado.
A tal da Pitaya é o fruto de algumas espécies de cactos e também é conhecida como Dragon Fruit. Dependendo do tipo de cactus ela pode ter coloração amarela, vermelha ou rosada. Eu gostei mais da amarela, pois tem um gostinho mais ácido e pelo que andei lendo é a mais rica em cálcio! Já a vermelha possui mais fósforo e vitamina C. Por que ainda não virou moda? rs
Como explorar São Paulo além dos pontos turísticos clássicos
Restaurante L’ Entrecôte de Paris: prato único e molho secreto
Outra novidade pra mim foi experimentar o meu tão amado pinhão, só que em conserva. Nossa! Fica bom demais! A conserva é feita com vinagre, água, sal, pimenta do reino, alho e alecrim.
O que mais me impressionou é que o lugar é super limpo e até tranquilo, o contrário de muitos outros mercados que já visitei. Bom, no final de semana deve ficar lotado, né? Também não senti aquele cheiro forte de carnes e peixes e não vi vendedores afoitos querendo te puxar pra banca deles e te vender, vender, vender.
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Vá com um espacinho no estômago para garantir a provinha de todas essas delícias! O Mercadão é um verdadeiro festival de aromas, cores e sabores! Até dá vontade de cozinhar!
O clássico sanduíche de mortadela
Pensa que acabou? na na ni! Nosso maior objetivo – grupo de blogueiros sempre curiosos e querendo descobrir coisas novas – era experimentar o aclamado sanduíche de mortadela! No piso superior, que você acessa por escadas rolantes, há uma grande praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes.
Escolhemos o restaurante Terra Mar e o sanduíche de mortadela Original custou R$ 21,00. Nossa! Uma delícia, mas dá uma olhadinha no tamanho! Dá pra dividir tranquilamente. Tem outros sanduíches também, além dos pastéis que também são famosos!
O passeio no Mercadão pode ser combinado com outras atrações da cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Museu da Língua Portuguesa e também comprinhas no Bairro Bom Retiro.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
Como chegar no Mercadão
Se você estiver próximo à Linha 1, Azul, deve descer na Estação São Bento. Pergunte onde é a saída da Ladeira Porto Real. Da uma olhadinha no mapa com a rota a pé. Não leva nem 10 minutinhos. Se você estiver proximo a outras linhas de metrô, pode consultar o Mapa Metrô Sao Paulo para ver qual é a melhor opção para você.
Informações Práticas
Marcado Municipal de São Paulo
Rua da Cantareira, 306
Horário/ Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
4 comentários em “Aromas, cores e sabores no Mercadão de São Paulo”
Como eu não ia ler este post, meu diga! Lindo!
Bizarro, que eu comi pitaya pela primeira vez lá támbem, a branca. Amei!
Pinhão em conserva! Nunca tinha ouvido falar… E o sanduíche… Preferi o famoso pastel (gigante) de bacalhau do Hocca, super bom!
Invejei as companhias, kkk, queria entrar na foto! Bjuss
Anaaaaaa, já estou com saudade, viu?! Estava uma delícia mesmo e faltou vc, mas como estamos pertinho, sei que logo logo vamos fazer programinhas juntas em Sampa ou no Rio! Obrigada pela visitinha e pelo carinho! Beijao
Delícia de post, Denise. Eu tmb adorei o passeio pelo mercadão. Foi realmente uma grata surpresa. E eu só conheci porque vc me convidou 😉 Gracias! Abração.
Lu Querida, super obrigada pela visitinha! Estava bom nosso passeio, né? Tbm adorei! Tenho pensado tanto que devia ter te conhecido antes da minha solo trip pra BsAs!!! Com certeza eu ia ter aproveitado o dobro! Ja ando pensando em voltar correndo! Me aguarde! hahahaha Beijao