Visita a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, Foz do Iguaçu Viajante Solo

A visita a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab é uma das paradas do City Tour da cidade de Foz do Iguaçu, oferecido por várias agências de turismo. A cidade concentra o maior número de muçulmanos na América Latina e a Mesquita foi construída pela união e esforço da comunidade islâmica de Foz do Iguaçu.

A grande maioria dos muçulmanos que aterrizaram em terras paranaenses era descendente de libaneses.  Chegaram a região por volta das décadas de 60 e 70, muitos com o objetivo de trabalhar na Usina de Itaipu. Faltava um local onde eles pudessem se reunir, rezar e propagar sua religião.

Leia também Viajar Sozinha para Foz do Iguaçu

50 famílias da comunidade islâmica reuniram-se e iniciaram a construção da Mesquita  Omar Ibn Al-Khattab que levou 18 meses para ser finalizada. Em Março de 1983 foi inaugurada com a presença de ilustres membros da Comunidade Islâmica, além de autoridades do governo brasileiro.

Como chegar

Você pode visitar a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab fazendo o City Tour Foz, como fiz e que inclui ainda o Templo Budista, Marcos das Três Fronteiras, entre outros pontos de interesse. Ou ir por conta própria de Uber, que dá mais ou menos 8 reais (Abril de 2018), saindo do Centro da cidade. Faça a estimativa de tarifas do seu ponto de origem. 

Não encontrei informações certeiras a respeito da linha de ônibus que chega até a Mesquita, mas você pode pesquisar com mais profundidade no site da Prefeitura de Foz que tem informações detalhadas de todas as linhas de transporte público.

A Visita a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

A visita a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab não é longa e você não paga para entrar. Ficamos no máximo uns 20 minutos. Chegamos um pouco antes do horário permitido para a visitação e aproveitamos para fotografá-la por fora. É realmente uma construção muito bonita e imponente.

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab Denise Tonin Viajante Solo

São 600 m² de área construída e sua posição é dada pelo Mihrab, que indica exatamente a direção de Meca, para onde os muçulmanos se voltam durante as 5 orações diárias.

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab Entrada

Antes de entrar é necessário tirar os sapatos e respeitar as regras de visitação para a vestimenta: as mulheres devem cobrir a cabeça com lenços cedidos pela mesquita e estarem vestidas de calça ou saia longa. Os homens de calça ou bermudas abaixo dos joelhos.

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab Explicações Visita a Meca

Fomos recebidos por uma senhorinha muito simpática e sorridente que nos forneceu várias informações sobre a mesquita e sobre o islamismo. Explicou que um dos fundamentos do islamismo é sempre receber bem e acolher os visitantes. Fazendo isso é uma forma de divulgar a verdadeira identidade do islam.

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab Salao Oval

O salão oval tem 400m2 de decoração simples e sóbria em tons de azul. O destaque vai para o lustre, lindíssimo, e os arcos coloridos. Você pode fotografar e filmar à vontade.

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab Lustre2

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab Arcos

Durante a visita o ambiente estava meio conturbado com aspirador de pó ligado, muito barulho e uma parte em reforma, mas fomos muito bem recebidos e valeu muito conhecer um pouco mais do islamismo. Não deixe de dar uma passadinha na famosa doceria Albayan para provar as delícias da culinária árabe.

Leia no Matraqueando >> Roteiro árabe em Foz do Iguaçu

Ticket Loko apoiou o projeto Foz do Iguaçu Solo e ofereceu como cortesia a Denise Tonin os passeios Macuco Safari, Jantar Noite Italiana, City Tour Foz, City Tour Ciudad del Leste e City Tour Puerto Iguazu.

Informações Práticas

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab
Rua Meca, 599 – Jardim Central
Horários: Seg a Sex, 9h às 11h30 e 14h às 17h30 | Sábado, das 9h às 11h30
Entrada: Gratuita

Albayan Doceria Árabe
Rua Meca, 586
Horários: Todos os dias de 08h às 20h

Passo a Passo para Viajar Sozinha

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.