Para quem busca um destino tranquilo, uma cidade pequena com povo muito agradável e educado e ainda muitas atividades para ver e fazer, viajar sozinha para Blumenau pode ser uma ótima opção. E não, não é uma cidade só voltada para a cerveja, apesar de ser considerada a capital da bebida tão amada pelos alemães. Eu passei só um fim de semana por conta do I Blogando no Vale Europeu, evento realizado pela Casa de Doda que reuniu diversos blogueiros de viagem para conhecerem um pouco mais da região.

Blumenau foi fundada em 1850 por um filósofo farmacêutico alemão chamado Hermann Bruno Otto Blumenau, que desembarcou na cidade pelo rio Itajaí-Açu com mais outros 18 colonos alemães.

Viajar Sozinha para Blumenau Hermann Otto Blumenau
Hermann Bruno Otto Blumenau

Ele dividiu as terras em lotes para que cada um pudesse construir suas casas, que na maioria foram feitas com a técnica enxaimel ou fachwerk. A técnica consiste em paredes com hastes em madeiras, encaixadas em posições horizontais, verticais ou inclinadas e depois preenchidas por pedras ou tijolos. Andando pela cidade você vai encontrar muitas casas nesse estio e outras muito fofas como a da foto abaixo.

Viajar Sozinha para Blumenau CasasQuando ir

Se você que agito durante a sua visita à cidade, veja os principais eventos que acontecem na cidade. A alta temporada em Blumenau é Outubro quando acontece a Oktoberfest e para conseguir hospedagem, comece sua pesquisa com bastante antecedência, pois a cidade lota. Mas se você quer curtir a cidade mais tranquila e com tempo bom, os meses de junho, julho e agosto são os menos chuvosos.

Eventos na Cidade

Considerada a capital da cerveja, Blumenau não deixa a desejar com vários eventos ao longo do ano. Veja os principais, que podem te ajudar na hora de escolher quando visitar a cidade.

Sommerfest

A Sommerfest acontece em pleno verão, no mês de janeiro. As datas para 2018 já estão marcadíssimas (4 a 26/01), sempre às quintas e sextas, na Vila Germânica. O bom de ir no verão é que você poderá aproveitar bem as prais durante o dia e à noite o evento.

Festival da Cerveja

O Festival da Cerveja acontece no mês de março e tem duração de 4 dias. É mais tranquilo e mais vazio que a Oktoberfest.

Oktoberfest

A Oktoberfest de Blumenau é um dos eventos mais conhecidos no Brasil e acontece durante o mês de outubro. O evento foi inspirado na festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique. Este ano (2017) as datas já estão marcadíssimas: 4 a 23 de Outubro e se você pensa em ir, corre pra conseguir hospedagem.

Magia do Natal

A Magia do Natal acontece de Novembro a Dezembro e fico imaginando que linda a cidade deve ficar com as casas em enxamel todas iluminadas e os desfiles de Natal. Já pensou? O evento deste ano (2017) terá 6 Desfiles Temáticos que acontecem nos dias 11, 18 e 25 de Novembro e 02, 09 e 16 de Dezembro, sempre às 20h30.

Veja mais eventos Calendário de Eventos | Turismo Blumenau

Como chegar

Avião

Blumenau não possui Aeroporto e a opção mais próxima é o Aeroporto Internacional de Navegantes, que fica a 55 km de distância. Saindo de São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Rio de Janeiro você pode voar direto, mas já aviso que os voos não são baratos. Tirei minha passagem com milhas da Azul e foram 15 mil milhas.

A outra opção seria descer em Floripa, que possui mais opções de voos, porém a distância até Blumenau é de 150 km.

Ônibus

Se você quer fazer uma viagem mais econômica, é possível chegar a Blumenau de ônibus e você encontra passagens nas empresas Penha (saindo de Porto Alegre), Catarinense (saindo de Sampa) e Reunidas.

Transfer Aeroporto 

Blumenau está distante 55 km do Aeroporto Internacional de Navegantes, o que dá mais ou menos 1h, se não tiver trânsito. Utilizei a empresa Executivo Transportes. No aeroporto, os ônibus aguardam os passageiros bem em frente ao aeroporto e eles se organizam de acordo com as chegadas dos voos. O ônibus vai te deixar na garagem da empresa, no Centro de Blumenau.

Viajar Sozinha para Blumenau Executivo TransportesNão é necessário reservar com antecedência. De Navegantes a Blumenau, você pode comprar a passagem no guichê, que fica depois da porta de saída do desembarque. Já de Blumenau para Navegantes, o ideal é chegar uns 15 min antes do horário de saída do ônibus  para comprar a passagem e fazer o embarque.

Executivo Transportes
Valor: R$ 50,00 o trecho (Ago 2017)
Horários: confira os horários no site oficial
Embarque/Desembarque: Alameda Rio Branco, nº 92 – Centro, garagem da empresa.

Segurança

Uma cidade onde você pode caminhar na rua tranquilamente sem todo o stress que vivo no Rio. Mas, claro, que sempre precisamos ficar atentas, porque como em qualquer lugar no mundo, Blumenau também tem seus problemas. Eu estava em frente a um restaurante, quando um rapaz me abordou de forma muito educada perguntando se seria possível eu pagar um sanduíche pra ele, pois ele estava desempregado e com fome. Não sei se era verdade, mas sim paguei com prazer.

Onde ficar

Blumenau possui uma rede hoteleira bem servida e com ótimos hotéis, muitos deles localizados na Av. 7 de Setembro. A maiorias das atrações se concentram no centro, principalmente percorrendo a Rua XV de Novembro e indo até a Vila Germânica.

Eu me hospedei em dois deles, Slaviero Essential e Ibis Budget que foram excelentes, cada um no seu estilo e categoria e ambos localizado no centro da cidade.

Slaviero Essential, como diz o nome, oferece o essencial para uma hospedagem confortável e super bem localizada. Eles tem serviço de quarto 24 horas e café da manhã. De lá você pode visitar os atrativos da cidade a pé.

Leia também >> Como é o Slaviero Essential

Viajar Sozinha para Blumenau SlavieroIbis Budget também fica localizado no Centro e próximo a Vila Germânica, onde acontecem os eventos, como a Oktoberfest. É um hotel econômico e excelente para quem quer gastar pouco e ter uma ótima hospedagem.

Viajar Sozinha para Blumenau Ibis Budget

Recomendo também os hotéis abaixo, onde outros participantes do evento, Blogando no Vale Europeu, se hospedaram e gostaram bastante. Todos localizados no Centro da cidade, facilitando seu deslocamento a pé para as principais atrações.

Como se locomover

Se você se hospedar no centro da cidade, não vai precisar de transporte. Poderá fazer tudo com as suas perninhas. Para distâncias mais longas ou à noite, se preferir, poderá usar o Uber tranquilamente.

Se você ainda não tem cadastro no Uber, pode usar meu código e ganhar desconto na sua primeira viagem (Somente para novos cadastros). QUERO MEU DESCONTO

Recomendo um motorista de confiança e muito bacana que conheci na cidade: Renato Lippel (47) 3338-5871 ou 99188-3940 (WhatsApp). Inclusive ele oferece passeios até Pomerode e cidades vizinhas, caso seja seu interesse.

Onde Comer & Beber

Abaixo a indicação de três restaurantes que tive o prazer de conhecer durante o final de semana na cidade.

Viajar Sozinha para Blumenau Bate e Volta Amantes de Café
Amantes do Café

Infelizmente não tive tempo de tomar o Café Colonial do Glória, um dos mais tradicionais da cidade e eleito pela Veja o melhor de Santa Catarina. Mas, por favor, se você nunca provou um café colonial do sul, não coma nada antes de ir e não deixe de viver essa experiência. Você nunca mais vai esquecer!

Leia também >> Onde comer em Blumenau (todos os detalhes dos restaurantes)

O que fazer na Cidade

Coloco aqui alguns dos programas que consegui fazer no final de semana, mas claro que as atividades na cidade não se encerram por aí. Em breve, saem os posts detalhados dos passeios.

Viajar Sozinha para Blumenau Jardins Museu Hering-min

Para ver mais atividades na cidade, acesse Turismo Blumenau

Para as amantes de cervejas

Todo sábado há a Rota das Cervejas, um tour circular que apanha você nos hotéis (Ibis Budget, Glória, Ibis, Plaza e Slaviero) com vários horários de saídas. O ônibus faz paradas na Escola de Cerveja, Cervejaria Blumenau, Cervejaria Container e Vila Germânica. O preço de R$ 58,00 (Ago 2017) é apenas para o transporte até os locais. As atividades, como visitas guiadas, degustação, etc. são pagas a parte.
Horarios Rota da Cerveja0001-min

Viajar Sozinha para Blumenau Cervejaria Blumenau-min

Ainda há outras cervejarias na cidade para você conhecer, afinal estamos no Vale da Cerveja. Veja mais detalhes e informações sobre as cervejarias da região no blog Meu Destino, Um roteiro pelas cervejarias de Blumenau e arredores e também no Rota Terrestre, Vale da Cerveja em Blumenau.

Bate e Volta

Pomerode – 32km – Para chegar na cidade por conta própria, basta pegar o ônibus da Turismo Volkman no Terminal da Fonte, na Rua Amazonas, 540. Veja os horários de ônibus no site da Prefeitura de Pomerode.

Veja o que fazer em Pomerode no Vamos Por aí

 

Viajar Sozinha para Blumenau Bate e Volta Pomerode
Timbó – 32km – Veja o que fazer em Timbó no Vida de Turista
Balneário de Camboriú – 70km – Veja o que fazer em Camboriú no Pé na Estrada

Com estas informações você já pode começar a organizar a sua viagem. Viajar sozinha para Blumenau é bem tranquilo e, se não for nas épocas dos grandes eventos, vai encontrar a cidade mais vazia e bem tranquila para explorar. E lembrando que há muito mais coisas a se fazer na cidade, apenas relacionei as que fiz e as super recomendadas.

 

Está com viagem marcada?

Economize e viaje tranquila! Parceiros Testados & Aprovados

Hospedagem 

Encontre a melhor hospedagem para sua viagem solo com os melhores preços e possibilidade de cancelamento grátis! Mais de 1 milhão de propriedades, em 227 países. 

Encontre o hotel ideal!

Seguro Viagem

Faça seu orçamento sem compromisso e encontre a melhor seguradora e o plano ideal para a sua viagem solo. Use o cupom VIAJANTESOLO05 e ganhe desconto.

Encontre o melhor plano!

Internet 4G

Não perca tempo durante a sua viagem! Receba seu chip em casa e já saia com  ele ativado! Cobertura em mais de 140 países.

Escolha seu plano agora!

As empresas listadas acima são parceiras do Viajante Solo e a cada reserva feita por você com esses links, ganho uma pequena comissão. Você não pagará mais por isso! Reserve pelo meu link e ajude o blog a trazer mais e mais novidades. Obrigada pela preferência!

7 COMENTÁRIOS

  1. Denise obrigado pela dica referente aos meus passeios que ofereço pelas regiões garanto que os Turistas vão gostar tenho vários destinos e lugares bonitos para conhecer pela região. E só AGENDAR qualquer dia.inclusive final de semana.

  2. Denise, Blumenau é realmente uma cidade encantadora! Muitos pensam na cidade só como destino para a oktoberfest, mas vimos que na cidade tem muita coisa para fazer, além te ter bons eventos o ano todo.
    Obrigada por citar o Vamos Por Aí.

  3. Adorei o post.
    Tudo super explicado e detalhado sobre eventos, culinária, transporte, Cultura e tantas outras opções.
    Fiquei ainda mais simpatizante e querendo conhecer a cidade. Obrigada Denise, por nós proporcionar essa viagem virtual e muitas vezes real. sucesso mais e mais

    • Oi Zete, tudo bem ? Puxa, obrigada! Tentei ser bem objetiva e prática, mas ainda pretendo escrever sobre os passeios que fiz 🙂 Blumenau é uma cidade muito gostosa para ser perder. E tem cerveja que amo! hahahaha Obrigada pela visitinha beijos

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here