fbpx
HomeBélgicaBruxelasConhecendo Bruxelas em murais de desenho animado

Conhecendo Bruxelas em murais de desenho animado

-

Bruxelas é mundialmente conhecida pelas histórias em quadrinhos e abriga O CBBD – Centre Belge de Bande Dessinée (Centro Belga de Histórias em Quadrinhos), visita imperdível na sua passagem pela cidade. Em 93 a cidade começou a produzir seus murais com de quadrinhos que acabaram atraindo turistas do mundo todo e é uma rota super procurada. São mais de 40 murais espalhados pela cidade. Eu só vi os principais, já que fiquei muito pouco na cidade, mas é sobre isso que vamos falar por aqui: conhecer Bruxelas em murais de desenho animado. Divido aqui com vocês todas as informações úteis para você não perder nenhum mural da cidade.

Principais Murais

Selecionei 6 murais para mostrar aqui, mas saibam que são mais de 50 espalhados pela cidade. Para conhecer a história de cada um e todos os detalhes, visite o link The Walls of the Comic Strip in Detail. Foi de onde tirei as informações para montar meu roteirinho pela cidade e saber quais murais estava vendo.

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

Tintin –  Rue de l’Etuve

Este, sem dúvida é o mais famoso mural da cidade, onde você se encontra com Tintin, seu fôfo cãozinho Milu (Snowy) e o Capitão Haddock. O desenho vem do quadrinho The Calculus Affair. Fica bem pertinho do Manneken Pis.

Bruxelas Mural Tintin | Viajante Solo
Mural: Tintin – Autor: Hergé – Editor: Casterman

Brousaille – Plattesteen

Este foi o primeiro mural da cidade feito em Julho de 1991. Trata-se de Brousaille que vive um momento de profundo senso de harmonia com as coisas e decide compartilhar esses momentos de alegria caminhando pela cidade com Catherine. Da história em quadrinhos Un faune sur l’épaule (A faun on your shoulder).

Bruxelas Mural Brousaille | Viajante Solo
Mural: Brousaille – Autor: Frank Pé – Editor: Dupuis

Confira as de passagens aéreas para sua próxima viagem

Victor Sackville – Rue du Marché au Charbon 60

Este cavaleiro super bem vestido e charmoso é Victor Sackville que trabalha como espião para o Rei da Inglaterra, George V e viaja ao redor do mundo durante a Primeira Guerra Mundial. A cena foi retirada do quadrinho The Zimmerman Code 1: Death at the Opera.

Bruxelas Mural Victor Sackville | Viajante Solo
Mural: Victor Sackville – Artista: Francis Carin – Escritores: François Rivière, Gabrielle Boril – Editora: Le Lombard

Olivier Rameau – 9 Rue du Chêne

Também pertinho do Manneken Pis está um dos mais festivos murais da cidade, que mostra o menino louro Olivier Rameau, com a estonteante Colombe Tiredaile e Mr. Pertinent (com chapéu côco) na capital de Rêverose, Aurora. Neste universo paralelo não existe dinheiro e tudo é pago com lágrimas de alegria, risadas, beijos e canções. Uma sérei poética que surgiu nos anos 70.

Bruxelas Mural Olivier Rameau | Viajante Solo
Mural: Olivier Rameau – Artista: Dany – Escritor: Greg – Editor: Le Lombard

Antes de partir, não esqueça de contratar seu seguro viagem – obrigatório para entrar na Europa – com cobertura no valor mínimo de € 30 mil euros, que cubra assistência médica em caso de acidente ou doença. Faça a cotação agora mesmo em várias seguradoras e escolha o melhor plano para a sua viagem.

Quick e Flupke – Rue Notre Seigneur 19

Apesar de Hergé ser super conhecido por Tintin, ele tem outros dois filhotes: Quick e Flupke, personagens subversivos que vivem suas aventuras, no bairro Marolles, onde Hergé cresceu. A primeira tirinha saiu em 1930, Le Petit Vingtième.

Bruxelas Mural Quick e Flupke | Viajante Solo
Mural: Quick and Flupke – Autor: Hergé – Editor: Casterman

Blake & Mortimer – Rue du Houblon 24

O autor é Edgard P. Jacobs (1904-1987) e as Aventuras de Blake e Mortimer: O M Amarelo foi considerado um dos melhores livros de quadrinhos de todos os tempos. Neste mural, Capitão Francis Blake e Professor Philip Mortimer parecem bastante preocupados na sua primeira aventura The Secret of the Swordfish.

Bruxelas Mural Blake e Mortimer | Viajante Solo
Mural: Blake & Mortimer – Autor: Edgar P. Jacobs – Editor: Lombard

Asterix – Rue de la Buanderie 33-35

Meu super preferido: o mural de Asterix, Obelix e seus companheiros atacando um acampamento romano. Uma cena bastante familiar para quem costuma acompanhar as histórias em quadrinhos e o mais legal delas é a possibilidade de ler e reler que é sempre muito divertido. Goscinny, um dos autores, faleceu em 1977, mas Uderzo continuou seu trabalho e quer que ele sobreviva depois de sua morte. Asterix já foi traduzido em mais de 107 idiomas, possui 11 filmes e um parque temático, Parc Astérix.

Conhecendo Bruxelas em murais de desenho animado | Viajante Solo
Mural: Asterix – Artista: Uderzo – Escritor: Goscinny & Uderzo – Editor: Dargaud, Albert-René

Pensando em ? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras

Mapa Resumido em PDF

O Visit Brussels fez um mapa com uma rota mais resumida que você pode baixar e levar com você. Clique em Comic strip trail para baixar.

Mapa Resumido Visit Brussels | Viajante Solo

Mapa Completo dos Murais 

São mais de 50 murais espalhados pela cidade e o Visit Brussels criou uma mapa super completo para você não perder nenhum!

Outras Dicas Úteis

Boutique Tintin

Para quem adora o Tintin, um programinha super bacana é passar na Boutique Tintin, onde você vai encontrar produtos incríveis dos quadrinhos.

Boutique Tintin Bruxelas | Viajante Solo

Confira os planos e compre um chip com internet 4G ilimitada para ficar conectada durante toda a viagem

Musée Hergé

Um pouquinho mais distante do centro da cidade Louvain-la-Neuve, em  está o Musée Hergé, do autor das tirinhas de Tintin publicadas em 1929.

Musee Herge | Viajante Solo

Gostou? Eu amei ver todos este murais espalhados na cidade, pois adoro street art e amo quadrinhos! Deixa a cidade muito gostosa de caminhar e acho que você também vai adorar!

Se estiver procurando hotel em Bruxelas, pode ver a avaliação do Scandic Grand Place onde fiquei ou clicar no banner abaixo e encontrar outras opções.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

2 COMENTÁRIOS

    • Soninha, é uma delícia caminhar pela cidade e ir encontrando os murais. Eu não consegui ver tudo é claro, porque só fiquei 2 dias por lá. Mas quero voltar e fazer o circuito todo 🙂 beijos e obrigada por passar por aqui

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!