Conhecendo Bruxelas em murais de desenho animado | Viajante Solo

Bruxelas é mundialmente conhecida pelas histórias em quadrinhos e abriga O CBBD – Centre Belge de Bande Dessinée (Centro Belga de Histórias em Quadrinhos), visita imperdível na sua passagem pela cidade. Em 93 a cidade começou a produzir seus murais com de quadrinhos que acabaram atraindo turistas do mundo todo e é uma rota super procurada. São mais de 40 murais espalhados pela cidade. Eu só vi os principais, já que fiquei muito pouco na cidade, mas é sobre isso que vamos falar por aqui: conhecer Bruxelas em murais de desenho animado. Divido aqui com vocês todas as informações úteis para você não perder nenhum mural da cidade.

Principais Murais

Selecionei 6 murais para mostrar aqui, mas saibam que são mais de 50 espalhados pela cidade. Para conhecer a história de cada um e todos os detalhes, visite o link The Walls of the Comic Strip in Detail. Foi de onde tirei as informações para montar meu roteirinho pela cidade e saber quais murais estava vendo.

Tintin –  Rue de l’Etuve

Este, sem dúvida é o mais famoso mural da cidade, onde você se encontra com Tintin, seu fôfo cãozinho Milu (Snowy) e o Capitão Haddock. O desenho vem do quadrinho The Calculus Affair. Fica bem pertinho do Manneken Pis.

Bruxelas Mural Tintin | Viajante Solo
Mural: Tintin – Autor: Hergé – Editor: Casterman

Brousaille – Plattesteen

Este foi o primeiro mural da cidade feito em Julho de 1991. Trata-se de Brousaille que vive um momento de profundo senso de harmonia com as coisas e decide compartilhar esses momentos de alegria caminhando pela cidade com Catherine. Da história em quadrinhos Un faune sur l’épaule (A faun on your shoulder).

Bruxelas Mural Brousaille | Viajante Solo
Mural: Brousaille – Autor: Frank Pé – Editor: Dupuis

Victor Sackville – Rue du Marché au Charbon 60

Este cavaleiro super bem vestido e charmoso é Victor Sackville que trabalha como espião para o Rei da Inglaterra, George V e viaja ao redor do mundo durante a Primeira Guerra Mundial. A cena foi retirada do quadrinho The Zimmerman Code 1: Death at the Opera.

Bruxelas Mural Victor Sackville | Viajante Solo
Mural: Victor Sackville – Artista: Francis Carin – Escritores: François Rivière, Gabrielle Boril – Editora: Le Lombard

Olivier Rameau – 9 Rue du Chêne

Também pertinho do Manneken Pis está um dos mais festivos murais da cidade, que mostra o menino louro Olivier Rameau, com a estonteante Colombe Tiredaile e Mr. Pertinent (com chapéu côco) na capital de Rêverose, Aurora. Neste universo paralelo não existe dinheiro e tudo é pago com lágrimas de alegria, risadas, beijos e canções. Uma sérei poética que surgiu nos anos 70.

Bruxelas Mural Olivier Rameau | Viajante Solo
Mural: Olivier Rameau – Artista: Dany – Escritor: Greg – Editor: Le Lombard

Quick e Flupke – Rue Notre Seigneur 19

Apesar de Hergé ser super conhecido por Tintin, ele tem outros dois filhotes: Quick e Flupke, personagens subversivos que vivem suas aventuras, no bairro Marolles, onde Hergé cresceu. A primeira tirinha saiu em 1930, Le Petit Vingtième.

Bruxelas Mural Quick e Flupke | Viajante Solo
Mural: Quick and Flupke – Autor: Hergé – Editor: Casterman

Blake & Mortimer – Rue du Houblon 24

O autor é Edgard P. Jacobs (1904-1987) e as Aventuras de Blake e Mortimer: O M Amarelo foi considerado um dos melhores livros de quadrinhos de todos os tempos. Neste mural, Capitão Francis Blake e Professor Philip Mortimer parecem bastante preocupados na sua primeira aventura The Secret of the Swordfish.

Bruxelas Mural Blake e Mortimer | Viajante Solo
Mural: Blake & Mortimer – Autor: Edgar P. Jacobs – Editor: Lombard

Asterix – Rue de la Buanderie 33-35

Meu super preferido: o mural de Asterix, Obelix e seus companheiros atacando um acampamento romano. Uma cena bastante familiar para quem costuma acompanhar as histórias em quadrinhos e o mais legal delas é a possibilidade de ler e reler que é sempre muito divertido. Goscinny, um dos autores, faleceu em 1977, mas Uderzo continuou seu trabalho e quer que ele sobreviva depois de sua morte. Asterix já foi traduzido em mais de 107 idiomas, possui 11 filmes e um parque temático, Parc Astérix.

 

Conhecendo Bruxelas em murais de desenho animado | Viajante Solo
Mural: Asterix – Artista: Uderzo – Escritor: Goscinny & Uderzo – Editor: Dargaud, Albert-René

Mapa Resumido em PDF

O Visit Brussels fez um mapa com uma rota mais resumida que você pode baixar e levar com você. Clique em Comic strip trail para baixar.

Mapa Resumido Visit Brussels | Viajante Solo

Mapa Completo dos Murais 

São mais de 50 murais espalhados pela cidade e o Visit Brussels criou uma mapa super completo para você não perder nenhum!

Outras Dicas Úteis

Boutique Tintin

Para quem adora o Tintin, um programinha super bacana é passar na Boutique Tintin, onde você vai encontrar produtos incríveis dos quadrinhos.

Boutique Tintin Bruxelas | Viajante Solo

Musée Hergé

Um pouquinho mais distante do centro da cidade Louvain-la-Neuve, em  está o Musée Hergé, do autor das tirinhas de Tintin publicadas em 1929.

Musee Herge | Viajante Solo

Gostou? Eu amei ver todos este murais espalhados na cidade, pois adoro street art e amo quadrinhos! Deixa a cidade muito gostosa de caminhar e acho que você também vai adorar!

Se estiver procurando hotel em Bruxelas, pode ver a avaliação do Scandic Grand Place onde fiquei ou clicar no banner abaixo e encontrar outras opções.

Banner Booking | Viajante Solo

2 COMENTÁRIOS

    • Soninha, é uma delícia caminhar pela cidade e ir encontrando os murais. Eu não consegui ver tudo é claro, porque só fiquei 2 dias por lá. Mas quero voltar e fazer o circuito todo 🙂 beijos e obrigada por passar por aqui

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.