Passagens de ônibus gratuitas com o ID JOVEM

Já imaginou poder viajar sem pagar nada? Conhecer o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e todos os demais cantinhos interessantes desse nosso país sem precisar pagar um tostão pelo bilhete do ônibus? Pode acreditar, porque isso existe mesmo! Com uma ID Jovem (ou Identidade Jovem) você pode viajar de graça dentro do país, sem nadica de nada.

Leia também >> Como planejar a primeira viagem sozinha

O que é ID Jovem?

Muitas pessoas não sabem, mas o ID Jovem é um documento que permite que brasileiros com menos de 30 anos recebam alguns benefícios na hora de realizar viagens entre estados ou participar de eventos esportivos, artísticos e culturais. Com esse documento, o jovem tem direito a viajar de graça de um estado para o outro.

Esta iniciativa é resguardada pela Lei nº 12.852 e reforçada pelo Decreto nº 8.537 de outubro de 2015. Em resumo, a legislação determina que todos os veículos, trens ou embarcações de transporte coletivo de passageiros devem reservar duas vagas gratuitas em cada viagem convencional entre estados. Quando essas duas vagas são ocupadas, mais dois jovens têm o direito de pagar apenas 50% do valor integral do bilhete interestadual.

Além disso, a Identidade Jovem também garante o direito da meia-entrada na hora de comprar ingressos para shows, teatros, cinema, museus, partidas de futebol ou demais esportes, bem como garante a gratuidade nas inscrições no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e em concursos públicos.

Leia também >> 20 dicas de segurança para viajar sozinha 

Quem pode se beneficiar do ID Jovem

Para obter uma Identidade Jovem, é necessário ter entre 15 e 29 anos e pertencer à uma família com renda mensal de até dois salários mínimos. Também é preciso que você e sua família estejam devidamente inscritos no Cadastro Único do Governo Federal e tenham as informações atualizadas por lá há pelo menos 24 meses.

Resumindo, os requisitos para ter direito a uma ID Jovem são:

  • Ter entre 15 a 29 anos
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
  • Ter o cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses

É importante ressaltar que a ID Jovem não é uma carteira de estudante. Ou seja, você não precisa estar estudando para poder ser um beneficiário.

Leia também >> Viajar Sozinha e usar o Airbnb: vantagens, desvantagens e desconto

Passo a passo para o cadastro do ID Jovem

Você preenche todos os requisitos citados? Ótimo, então está apta para fazer um ID Jovem e viajar de graça por esse Brasil a fora. Para se registrar e desfrutar dos seus benefícios, é necessário fazer um cadastro, pessoalmente ou via internet.

Leia também >> Viajar Sozinha e usar o Couchsurfing

Como fazer o cadastro do ID Jovem pessoalmente

Para fazer o cadastro pessoalmente, é só ir até um dos postos qualificados pela prefeitura ou no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) com os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Carteira de trabalho
  • Documentação dos dependentes, se houver

Também é preciso saber o seu NIS (Número de Identificação Social), que pode ser localizado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na carteira de trabalho ou através deste site aqui.

Depois de ir até o CRAS ou o posto da prefeitura, você terá de aguardar uma atualização burocrática do sistema que acontece na terceira semana de cada mês para poder ter a sua ID Jovem.

Como fazer o cadastro do ID Jovem pela internet

O cadastro do ID Jovem pode ser feito diretamente no site oficial do sistema, onde você preenche um cadastro online. Para isso, você terá de fornecer as seguintes informações:

  • Nome completo
  • Nome da mãe
  • E-mail
  • Telefone
  • Data de nascimento
  • Número do NIS

Ao final, é necessário anexar uma foto sua para concluir o cadastro. Feito isso, é só clicar no botão verde que diz “Gerar ID Jovem” e, se tudo estiver ok, será aberta uma nova página já com o seu documento pronto. Aí é só salvar e imprimir a sua ID Jovem e apresentá-la nos estabelecimentos que oferecem os benefícios.

Como citei antes, se você não sabe o seu NIS, não tem problema. É só conferir no seu Cartão Cidadão, no seu extrato do FGTS, na sua carteira de trabalho ou através deste link.

Além destas duas opções, você também pode fazer o seu ID Jovem através do aplicativo para smartphones.

Como pedir a sua passagem gratuita

Com a ID Jovem em mãos, é bem simples viajar de graça. Você precisa entrar em contato com a empresa de transporte interestadual da sua preferência e dizer que tem interesse em adquirir uma passagem para tal lugar, tal dia, através do ID Jovem. Para isso, é necessário apresentar a sua ID Jovem, seja impressa ou online.

Se o atendente falar que não dão passagem gratuita para jovens, insista porque isso é balela. O ID Jovem é lei e todas as empresas que estão em conformidade com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) são OBRIGADAS a oferecer duas viagens gratuitas nas linhas convencionais e, quando estas estiverem esgotadas, mais duas passagens pela metade do preço.

Da mesma forma, a empresa não pode restringir as viagens gratuitas para apenas um dia na semana ou somente em uma única linha. Os benefícios do ID Jovem valem para todas as viagens convencionais, sem exceções.

Se o pessoal da empresa de viagens complicar, você pode entrar em contato com os fiscais da ANTT que geralmente ficam a postos pelas rodoviárias ou reivindicar os seus direitos entrando em contato com os telefones a seguir:

  • WhatsApp oficial Disque ID Jovem: (61) 99222-5221
  • Ouvidoria ANTT: 166
  • PROCON: 151

Recomendo também imprimir uma cópia da lei da ID Jovem resumida e levar ela no bolso, só para garantir no caso de quaisquer problemas.

Fora isso, também acho legal deixar claro quais são as regras que você deve seguir na hora de usar a sua passagem gratuita com ID Jovem:

  • O bilhete da viagem só é concedido se for solicitado com no mínimo 3 horas de antecedência antes do horário de partida do transporte.
  • O jovem não pode reservar mais de uma passagem no mesmo dia.
  • A passagem é completamente intransferível. Isso quer dizer que ela não pode ser repassada ou vendida para outra pessoa.
  • A passagem precisa ser de estado A para estado B. Portanto você não pode descer do ônibus em uma cidade do mesmo estado em que você embarcou. Fazer isso pode configurar crime.
  • Se vocêsolicitou a passagem, mas desistiu de viajar, deve entrar em contato imediatamente com a empresa para cancelar o bilhete.

Se você tiver mais dúvidas sobre como viajar gratuitamente com a ID Jovem, acesse o site do programa e confira todas as regras de como conseguir a sua passagem gratuita.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.