Sozinha em Roma por Fatima Mendonça | Viajante Solo

Fui Sozinha Fatima Mendonça

Hoje nossa história é Sozinha em Roma, uma das cidades mais procuradas para o turismo e com tantas maravilhas para se ver e fazer! E quem nos fala de Roma é a professora, Fátima Mendonça, de São Paulo. Ela me disse que descobriu que ama viajar sozinha e trouxe a sua linda viagem para compartilhar com você. Quem tiver alguma pergunta sobre a viagem, pode deixar nos comentários ou procurar a Fátima no Facebook.

Por que viajar Sozinha?

Adoro viajar e descobri que prefiro viajar sozinha a algum tempo. Gosto dessa liberdade, de poder andar sem rumo, me “perder” pelas ruas da cidade que estou visitando, fazer e desfazer horários e roteiros da forma que eu quiser. Viajar sozinha se transformou na minha primeira opção.

Leia também >> 12 razões para viajar sozinha e se apaixonar

 

Como foi o roteiro

Nesta viagem, o local escolhido foi Roma, com um bate e volta em Nápoles – Pompeia. Fiquei por lá 10 dias, sendo 9 em Roma e 1 em Nápoles.

O que você mais gostou de fazer por lá?

Roma é uma cidade linda. E tem atividades e locais incríveis para todos os gostos. Particularmente, gosto de andar e apreciar a arquitetura dos prédios e a cidade transpira história.

Sozinha em Roma ColiseuTentar listar as igrejas mais bonitas é tarefa quase impossível, mesmo aquelas que apresentam uma fachada simples, se revelam impressionantes. Um exemplo é a Basílica de Santa Maria Sopra Minerva que, apesar da fachada sem graça, apresenta no interior uma arquitetura gótica maravilhosa e, de quebra, ainda tem uma escultura de Michelangelo.

Outra vantagem em visitar as igrejas romanas, elas são verdadeiros museus, há sempre alguma obra que vale a visita: obras de Michelangelo, Bernini, Caravaggio, entre outros.

Sozinha em Roma Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro

E as fontes? Uma mais encantadora que a outra. Pode sair “caçando” os obeliscos egípcios na cidade, são vários. Ou seja, em cada esquina encontrei um detalhe que me cativou.

Sobre a hospedagem

O hotel em que fiquei hospedada está localizado bem próximo a estação Termini. O Hotel Terminal (via Principe Amedeo, 103) é simples, sem luxo, mas bastante agradável. O staff é muito atencioso (cheguei a levar uma “bronca” do recepcionista, porque fiquei sem ligar para minha família quando fui para Nápoles. Meu irmão ficou preocupado e mandou um e-mail para o hotel perguntando se tinham me visto. Quando cheguei à noite de Nápoles, o recepcionista Giorgio ligou para minha casa em São Paulo para tranquilizar minha família.

Sozinha em Roma Hotel TerminalO quarto não era muito grande, mas como estava sozinha, estava ótimo. Sempre limpo, wifi meio devagar. O melhor do hotel é sua localização, como disse, perto da estação Termini, onde estão 2 linhas de metro. Ali também para o Leonardo Express (trem que sai do aeroporto para Roma e vice-versa), estação de trem para outras cidades da Itália e da Europa, além de terminal de ônibus. Ou seja, o lugar é enorme e te leva para todo canto. Do hotel caminhando uns 5 minutos chegava a República e, do outro lado, também caminhando uns 5 minutos está a Igreja Santa Maria Maggiore.

Confira os 30 melhores hotéis em Roma de acordo com a avaliação de hóspedes.

 

Sobre segurança

Em termos de segurança, achei Roma muito tranquila. Claro que sempre há aquelas recomendações de cuidado com objetos pessoais em metro e pontos turísticos. Não bobeie com celular ou bolsas largadas em qualquer lugar, isso é básico para qualquer lugar do mundo, né? Mas não me senti insegura por lá, mesmo estando hospedada na região central e saindo tanto de dia quanto à noite. Durante minhas pesquisas, li relatos sobre homens vestidos de gladiadores perto do Coliseu que forçavam uma foto e exigiam pagamento por ela. Realmente vi esses homens por lá, vieram me perguntar se queria uma foto com eles, disse que não e foram embora; alguns me disseram que tive sorte, pois eles geralmente são insistentes e comigo foi bem tranquilo.

Sabia que é necessário contratar um seguro viagem para entrar na Europa? Faça a sua cotação sem compromisso e encontre o melhor plano para a sua viagem.

 

O que aconteceu comigo, foi no dia que fui a Nápoles, fui comprar a passagem na estação Termini e essa compra é feita em máquinas, havia uma mulher que insistia em me ajudar, mesmo eu dizendo não ser necessário, ela perguntou quanto dinheiro eu tinha e já apitou em mim o sensor de golpe, não sei se era (quase certeza que sim), mas não gostei da atitude dela. Falei que não queria ajuda de forma mais séria e ela foi embora.

Algumas horas em Roma, o que não pode faltar?

Algumas horas em Roma? Primeiro, é uma pena, Roma merece ser apreciada com calma, mas nessa situação vou tentar te deixar com vontade de voltar com mais tempo. Vá ver a Fontana di Trevi, garanto que você vai se deslumbrar.  Ali mesmo, entre numa das lojas (Barcaccia) e compre um gelato (meu favorito é o de fragola [morango]).

Sozinha em Roma Fontana Di Trevi
Fontana Di Trevi

Depois vá até o Monumento Il Vittoriano (aquele todo em mármore branco) e suba até o terraço de onde você poderá ter uma vista incrível do Fórum Romano e Mercado Trajano. Vá andando até o Coliseu. Dirija-se a Piazza Navona, uma das mais conhecidas de Roma. Se der tempo, dê uma passada no Panteão. Vá ao Castelo Santo Angelo e de lá vá a pé até o Vaticano.

Sozinha em Roma Monumento a Vittorio Emanuele II
Monumento a Vittorio Emanuele II

O que mudou em você depois dessa viagem sozinha? 

Cada viagem é uma descoberta e viajar sozinha me deu oportunidade de me conhecer melhor. Descobri que posso viajar e me divertir muito. Aprendi que vou passar por alguns imprevistos e também que posso lidar muito bem com isso.

Aprendi a me virar, mesmo não falando a língua local (desenvolvi muito meu mimiquês, kkkkk). Descobri que viajar sozinha é muito tranquilo e libertador. Me descobri mais forte. Enfim, descobri que não posso deixar de viajar.

Sozinha em Roma Panteão
Panteão

Roma é demais, não? E a viagem da Fátima foi maravilhosa e espero que você tenha gostado das dicas que ela deixou pra nós! Roma está na minha listinha, mas sempre fica pra depois porque acho que Itália merece mais de um mês;)

Está com viagem marcada?

Economize e viaje tranquila! Parceiros Testados & Aprovados

Hospedagem 

Encontre a melhor hospedagem para sua viagem solo com os melhores preços e possibilidade de cancelamento grátis! Mais de 1 milhão de propriedades, em 227 países. 

Encontre o hotel ideal!

Seguro Viagem

Faça seu orçamento sem compromisso e encontre a melhor seguradora e o plano ideal para a sua viagem solo. Use o cupom VIAJANTESOLO05 e ganhe desconto.

Encontre o melhor plano!

Internet 4G

Não perca tempo durante a sua viagem! Receba seu chip em casa e já saia com  ele ativado! Cobertura em mais de 140 países.

Escolha seu plano agora!

As empresas listadas acima são parceiras do Viajante Solo e a cada reserva feita por você com esses links, ganho uma pequena comissão. Você não pagará mais por isso! Reserve pelo meu link e ajude o blog a trazer mais e mais novidades. Obrigada pela preferência!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.