fbpx
HomeFui SozinhaSozinha em Roma por Fátima Mendonça

Sozinha em Roma por Fátima Mendonça

-

Fui Sozinha Fatima Mendonça

Hoje nossa história é Sozinha em Roma, uma das cidades mais procuradas para o turismo e com tantas maravilhas para se ver e fazer! E quem nos fala de Roma é a professora, Fátima Mendonça, de São Paulo. Ela me disse que descobriu que ama viajar sozinha e trouxe a sua linda viagem para compartilhar com você. Quem tiver alguma pergunta sobre a viagem, pode deixar nos comentários ou procurar a Fátima no Facebook.

Confira as melhores ofertas de passagens aéreas para sua próxima viagem

Por que viajar Sozinha?

Adoro viajar e descobri que prefiro viajar sozinha a algum tempo. Gosto dessa liberdade, de poder andar sem rumo, me “perder” pelas ruas da cidade que estou visitando, fazer e desfazer horários e roteiros da forma que eu quiser. Viajar sozinha se transformou na minha primeira opção.

Leia também >> 12 razões para viajar sozinha e se apaixonar

Como foi o roteiro

Nesta viagem, o local escolhido foi Roma, com um bate e volta em Nápoles – Pompeia. Fiquei por lá 10 dias, sendo 9 em Roma e 1 em Nápoles.

O que você mais gostou de fazer por lá?

Roma é uma cidade linda. E tem atividades e locais incríveis para todos os gostos. Particularmente, gosto de andar e apreciar a arquitetura dos prédios e a cidade transpira história.

Sozinha em Roma Coliseu

Tentar listar as igrejas mais bonitas é tarefa quase impossível, mesmo aquelas que apresentam uma fachada simples, se revelam impressionantes. Um exemplo é a Basílica de Santa Maria Sopra Minerva que, apesar da fachada sem graça, apresenta no interior uma arquitetura gótica maravilhosa e, de quebra, ainda tem uma escultura de Michelangelo.

Outra vantagem em visitar as igrejas romanas, elas são verdadeiros museus, há sempre alguma obra que vale a visita: obras de Michelangelo, Bernini, Caravaggio, entre outros.

Confira os planos para comprar um chip com internet 4G ilimitada e ficar conectada durante toda a viagem

Sozinha em Roma Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro

E as fontes? Uma mais encantadora que a outra. Pode sair “caçando” os obeliscos egípcios na cidade, são vários. Ou seja, em cada esquina encontrei um detalhe que me cativou.

Sobre a hospedagem

O hotel em que fiquei hospedada está localizado bem próximo a estação Termini. O Hotel Terminal (via Principe Amedeo, 103) é simples, sem luxo, mas bastante agradável. O staff é muito atencioso (cheguei a levar uma “bronca” do recepcionista, porque fiquei sem ligar para minha família quando fui para Nápoles. Meu irmão ficou preocupado e mandou um e-mail para o hotel perguntando se tinham me visto. Quando cheguei à noite de Nápoles, o recepcionista Giorgio ligou para minha casa em São Paulo para tranquilizar minha família.

Sozinha em Roma Hotel Terminal

O quarto não era muito grande, mas como estava sozinha, estava ótimo. Sempre limpo, wifi meio devagar. O melhor do hotel é sua localização, como disse, perto da estação Termini, onde estão 2 linhas de metro. Ali também para o Leonardo Express (trem que sai do aeroporto para Roma e vice-versa), estação de trem para outras cidades da Itália e da Europa, além de terminal de ônibus. Ou seja, o lugar é enorme e te leva para todo canto. Do hotel caminhando uns 5 minutos chegava a República e, do outro lado, também caminhando uns 5 minutos está a Igreja Santa Maria Maggiore.

Confira os 30 melhores hotéis em Roma de acordo com a avaliação de hóspedes.

Sobre segurança

Em termos de segurança, achei Roma muito tranquila. Claro que sempre há aquelas recomendações de cuidado com objetos pessoais em metro e pontos turísticos. Não bobeie com celular ou bolsas largadas em qualquer lugar, isso é básico para qualquer lugar do mundo, né? Mas não me senti insegura por lá, mesmo estando hospedada na região central e saindo tanto de dia quanto à noite. Durante minhas pesquisas, li relatos sobre homens vestidos de gladiadores perto do Coliseu que forçavam uma foto e exigiam pagamento por ela. Realmente vi esses homens por lá, vieram me perguntar se queria uma foto com eles, disse que não e foram embora; alguns me disseram que tive sorte, pois eles geralmente são insistentes e comigo foi bem tranquilo.

Sabia que é necessário contratar um para entrar na Europa? sem compromisso e para a sua viagem.

O que aconteceu comigo, foi no dia que fui a Nápoles, fui comprar a passagem na estação Termini e essa compra é feita em máquinas, havia uma mulher que insistia em me ajudar, mesmo eu dizendo não ser necessário, ela perguntou quanto dinheiro eu tinha e já apitou em mim o sensor de golpe, não sei se era (quase certeza que sim), mas não gostei da atitude dela. Falei que não queria ajuda de forma mais séria e ela foi embora.

Algumas horas em Roma, o que não pode faltar?

Algumas horas em Roma? Primeiro, é uma pena, Roma merece ser apreciada com calma, mas nessa situação vou tentar te deixar com vontade de voltar com mais tempo. Vá ver a Fontana di Trevi, garanto que você vai se deslumbrar.  Ali mesmo, entre numa das lojas (Barcaccia) e compre um gelato (meu favorito é o de fragola [morango]).

Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

Sozinha em Roma Fontana Di Trevi
Fontana Di Trevi

Depois vá até o Monumento Il Vittoriano (aquele todo em mármore branco) e suba até o terraço de onde você poderá ter uma vista incrível do Fórum Romano e Mercado Trajano. Vá andando até o Coliseu. Dirija-se a Piazza Navona, uma das mais conhecidas de Roma. Se der tempo, dê uma passada no Panteão. Vá ao Castelo Santo Angelo e de lá vá a pé até o Vaticano.

Sozinha em Roma Monumento a Vittorio Emanuele II
Monumento a Vittorio Emanuele II

O que mudou em você depois dessa viagem sozinha? 

Cada viagem é uma descoberta e viajar sozinha me deu oportunidade de me conhecer melhor. Descobri que posso viajar e me divertir muito. Aprendi que vou passar por alguns imprevistos e também que posso lidar muito bem com isso.

Pensando em alugar um carro? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras!

Aprendi a me virar, mesmo não falando a língua local (desenvolvi muito meu mimiquês, kkkkk). Descobri que viajar sozinha é muito tranquilo e libertador. Me descobri mais forte. Enfim, descobri que não posso deixar de viajar.

Sozinha em Roma Panteão
Panteão

Roma é demais, não? E a viagem da Fátima foi maravilhosa e espero que você tenha gostado das dicas que ela deixou pra nós! Roma está na minha listinha, mas sempre fica pra depois porque acho que Itália merece mais de um mês;)

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!