Quantas vezes já fui a Manaus? Que eu me lembre, pelo menos 6, com destino à Parintins, ilha sede do famoso Festival Folclórico onde disputam em um belo espetáculo, os bois Garantido e Caprichoso. Quantas vezes fiz passeios em Manaus? Uma…. desta vez. Minhas viagens quase sempre são a trabalho e acaba que a gente nunca tem tempo de curtir um pouquinho a cidade.
Em Março, meu vôo para Parintins – PIN para os íntimos – era apenas às 13:30 então, dava tempo de dar um rolé rápido e escolhi fazer a visita guiada pelo Teatro Amazonas, um dos ícones da cidade.
O teatro fica localizado na Zona Central de Manaus. mais precisamente no largo São Sebastião e para mim é um dos mais lindos teatros que temos no Brasil. Mesmo o Theatro Municipal, do Rio de Janeiro ou o São Pedro, em Porto Alegre, não me parecem tão bem conservados como o Amazonas.
As visitas guiadas são oferecidas em português e inglês com horários predeterminados e acontecem de 9h às 17h. Eu acabei chegando no horário da visita em inglês e achei excelente o guia Samir. Um ótimo inglês e conteúdo de qualidade! O ingressou custou R$ 20,00 (Março 2015) e é sempre bom dar uma checadinha no preço antes da sua visita!
O teatro iniciou sua construção em 1891, quando a cidade vivia seu apogeu com o Ciclo da Borracha. O látex, extraído da seringueira, era super valorizado no mercado externo e fez de Manaus uma das cidades mais prósperas da época. Nada mais justo do que ter um espaço a altura, onde as ricas famílias pudessem ver, serem vistas e se divertir, não é mesmo?
Mas as obras aconteceram bem lentamente e só começaram a andar, de fato, no governo de Eduardo Ribeiro que acabou trazendo arquitetos, pintores e escultores da Europa para trabalharem na construção do teatro e ainda fez várias outras melhorias na cidade. A inauguração aconteceu somente em 1896 com a Ópera Gioconda, que também batiza o pequeno café do teatro.
Pensando em alugar um carro? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras
O projeto de arquitetura foi do Gabinete Português de Engenharia e Architetura de Lisboa e a decoração ficou por conta de Crispim do Amaral.
Salão Nobre
O Salão Nobre é realmente deslumbrante e considerado o espaço mais luxuoso do teatro. Lá o high society amazonense se encontrava durante os intervalos das apresentações e havia uma orquestra tocando que ficava escondidinha lá em cima.
O salão foi projetado pelo artista italiano Domênico de Angelis e nas paredes podem ser apreciados 9 painéis do artista com desenhos representando a fauna e flora brasileiras. O destaque fica para a pintura de Peri e Ceci, da ópera de Carlos Gomes, inspirada no livro O Guarani de José de Alencar.
No teto, você pode admirar a pintura A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia que data de 1899 e também é de autoria de Domênico de Angelis.
Confira as melhores ofertas de passagens aéreas para sua próxima viagem
Sala de Espetáculos
Quando entramos na sala de espetáculos – que pode abrigar 685 pessoas, entre platéia e camarotes – tivemos o privilégio de assistir um pouquinho ao ensaio da Orquestra Amazonas Filarmônica. Dá uma olhadinha no vídeo bem curtinho. Lindo demais! Fiquei louca para assistir a um concerto por lá e fiquei me imaginando com aqueles vestidos da época… rs rs
Antigamente, o teatro não era para pobres mortais, apenas para pessoas com alto poder aquisitivo e extremanete importantes socialmente. Inclusive, os lugares eram ocupados obedecendo este critério: na platéia os mais pobrinhos e, na medida em que iam subindo os andares, sentavam-se os mais abastados.
Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
Como o negócio era ser visto e não necessariamente ver o que estava acontecendo no palco, os mais ricos sentavam-se nos balcões laterais, hoje considerados péssimos assentos para ver espetáculos. Vai entender!
O pano de boca tem uma pintura de Crispim do Amaral em homenagem ao Encontro das Águas e, logo acima, a data de construção e o nome de Eduardo Ribeiro, governador na época.
Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você
O mais deslumbrante sem dúvida é o teto que te dá a impressão de estar embaio da Torre Eiffel com seu belo lustre vindo da França.
O mais legal de tudo é que o teatro se mantém vivo, super bem cuidado e com ótimos concertos para você apreciar e, quem sabe, voltar um pouquinho no tempo e se sentir na Belle Époque.
Confira os planos para comprar um chip com internet 4G ilimitada e ficar conectada durante toda a viagem
Serviço:
-
- Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 659 – Centro – Praça São Sebastião
-
- Horário: Ter a Sábado, 09 às 17
-
- Tel: (92) 3622-2420- Fax: (92) 3622-1880
- Visitas Guiadas em Português e Inglês
10 comentários em “Manaus: o exuberante Teatro Amazonas da Belle Époque”
Um verdade luxo, que prazer poder desfrutar desse momento junto com minhas irmãs e filha. Estive em Manaus em marco de 2018 e voltarei novamente este ano de 2019 com certeza vou a outra apresentação neste lindo teatro.
Que demais, Izabel! Manaus é uma cidade que adoro e esse teatro é belíssimo! bjos
Sou de Manaus, e me ajudou muito na introdução do meu trabalho.
Oi Julia, que bom! Fico contente! Adoro Manaus e estou louca pra voltar! Beijos e obrigada pela visita!
Já te contei que morei em Manaus quando era bem baby?? rs Não lembro de nada e morro de vontade de conhecer a cidade! E o que eu mais quero ver é esse teatro maravilhoso!! Adorei o vídeo e vou visitar o teatro no mínimo na visita guiada, mas se der certo de ver alguma coisa lá, melhor ainda!
Fer, não sabia que tinha morado lá! Que legal!!! Você vai adorar, tenho certeza! beijos
Fiquei deslumbrado com o Teatro Amazonas. Quanta dedicação, quanto bom gosto, quanto amor as artes. Este teatro representa não somente a força econômica de uma sociedade, mas sobretudo, a sensibilidade de um povo ao construir e preservar uma das mais belas casas de espetáculos do Brasil.
Tive o prazer de fazer parte de uma turma de visitantes a qual teve como guia o jovem e eloquente Samir. Uma simpatia de pessoa. Quero deixar registrado todo o meu apreço ao povo amazonense.
Uauuuuu que legal Ionas! Que bom que você gostou, realmente o Teatro Amazonas é lindíssimo e super bem cuidado. Fico contente que tenha conseguido fazer a visita com o Samir. Ele é excelente mesmo! Depois acabei contratando ele para um evento que organizei e foi muito bacana! Obrigada pelo seu comentário. É muito bom saber que você gostou! Abraços e volte sempre
Oie! Gostei muito do post e o compartilhei na tag Links da Semana no meu blog! Beijos, Amanda
http://www.amandaqui.com
Olá Amanda, obrigada pela visita e superobrigada por compartilhar. Fico feliz que tenha gostado. beijos