Search
Close this search box.
Descubra a história da Fábrica de Schindler em Cracóvia

Descubra a história da Fábrica de Schindler em Cracóvia

Descubra a comovente história da Fábrica de Schindler em Cracóvia.Conheça o museu que preserva um importante marco da Segunda Guerra Mundial.

A Fábrica de Schindler, também conhecida como Museu da Fábrica de Emalia Oskara Schindlera, é um museu que fica na cidade de Cracóvia, Polônia. Aliás, este é um destino barato na Europa que vale muito a visita, como contei nesse post.

Viajar Sozinha para Cracóvia: guia completo

Cidades Baratas na Europa

Provavelmente você já viu ou ouviu falar do filme “A Lista de Schindler”, do diretor Steven Spielberg. Ele conta a história de Oskar Schindler, dono da fábrica na época da Segunda Guerra Mundial e retrata os acontecimentos desse marco trágico da história. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre essa história e também sobre o Museu.

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

História da Fábrica de Schindler

A Fábrica de Schindler, antes chamada de Rekord Ltd, produzia esmaltes, vernizes para a indústria e utensílios de cozinha, como panelas, pratos, etc. Até Oskar Schindler assumir a diretoria, a fábrica teve vários donos. Só então, com a sua chegada em 1939, passou a ser chamada Oskar Schindler German Enamelware Factory ou Emalia.

Sabendo que a fábrica precisava resistir aos impactos da guerra, além dos utensílios, Schindler começou a produzir também munições para as forças armadas alemãs. Foi assim que garantiuo a sobrevivência do negócio e das pessoas (muitos judeus) que nela trabalhavam. 

Schindler começou a contratar judeus poloneses como trabalhadores em sua fábrica em 1940, percebendo que eles eram mais baratos do que os trabalhadores poloneses não-judeus. Ele também começou a fornecer alimentos e abrigo para seus trabalhadores judeus, protegendo-os da perseguição nazista.

Assim, à medida que a guerra avançava, Schindler expandiu sua lista de trabalhadores judeus, aumentando sua proteção contra a perseguição nazista. Foi assim que ele usou sua própria influência para evitar que os trabalhadores fossem transferidos para campos de concentração.

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Ao final da guerra, Schindler salvou a vida de mais de 1200 trabalhadores judeus. Então, a história de sua fábrica foi imortalizada no livro “Schindler’s Ark” (Arca de Schindler), de Thomas Keneally, que mais tarde foi adaptado para o filme “A Lista de Schindler”. 

Atualmente, a Fábrica de Schindler é um museu que preserva sua história e a memória dos trabalhadores judeus que foram salvos por Oskar Schindler. Também boa parte dos utensílios domésticos produzidos e o escritório de Oskar Schindler, onde estão suas fotos e objetos pessoais.

Quem foi Oskar Schindler

Nascido em 1908, Oskar Schindler trabalhou na fábrica de equipamentos agrícolas de seu pai, foi representante de uma fábrica em Brno, na República Tcheca, entrou para o exército, ingressou no Partido Alemão dos Sudetas e, enfim, se tornou membro da Abwehr – inteligência e contra-inteligência das forças armadas alemãs.

Depois que o exército alemão entrou em Cracóvia, em setembro de 1939, Schindler foi designado para esta cidade, onde deveria se envolver em atividades econômicas. Assim, assumiu a administração da Rekord, transformando-a na Fábrica de Schindler.

Inicialmente, Schindler não tinha interesse em ajudar os judeus e, na verdade, via a guerra como uma oportunidade para enriquecer, produzindo materiais para o exército e se beneficiando da venda pelo mercado negro. Esta segunda atividade o levou a ter muitos problemas, porém, mas graças às conexões que tinha com os representantes no Governo Geral, se livrou de todos.

Ao testemunhar a brutalidade dos nazistas, ele contratou trabalhadores judeus em sua fábrica e ofereceu-lhes proteção, abrigo e alimento em um acampamento nos fundos da fábrica em troca de trabalho.

O Gueto de Cracóvia

Aliás, muitos desses trabalhadores, antes de serem contratados para o trabalho, viviam no gueto de Cracóvia, um dos cinco guetos judaicos criados pelas forças alemãs nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, feito para confinar a população judaica da cidade. A vida dentro do gueto era extremamente difícil e, portanto, a superlotação, as condições sanitárias precárias, a falta de comida e a falta de acesso a cuidados médicos levaram a muitas mortes. 

Foi assim que, com a fábrica, ele utilizou sua influência e recursos para subornar os oficiais nazistas, empregar e manter judeus e protegê-los da perseguição nazista e dos campos de concentração, salvando a vida de muitos deles. Por isso, em 1963, ele recebeu o título de Justo entre as Nações, em Jerusalém e até sua morte, em 1974, ele manteve contato com as famílias judaicas que ajudou.

Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.

Como visitar a Fábrica de Schindler

A Fábrica de Schindler fez sua história e guardou um exemplo heroico através de suas produções. Hoje o museu inclui exposições interativas, fotografias e objetos relacionados à história da fábrica e da vida dos trabalhadores judeus salvos por Schindler.

Há também uma exposição sobre a ocupação alemã na Polônia e o sistema de campos de concentração e extermínio nazista, bem como uma exposição sobre a história dos judeus na Polônia antes da guerra. 

As reservas para visitar a Fábrica de Schindler podem ser feitas pelo site do Museu, onde você pode reservar a visita comum ou agendar uma visita guiada. Também poderá comprar nesse link em português.

O valor do bilhete é PLN 36.00 (Ago 2024) e o bilhete para a visita guiada em inglês custa PLN 66.00 (Ago 2024) que tem duração de 1h30.

Como chegar

Endereço: Lipowa, 4

Transportes: Bonde Limanowskiego, linhas 6, 13 e 23; Bonde Bohaterów Getta, linhas 3, 9, 19, 24 e 50; Zablocie, linhas 11 e 20.

Outros passeios em Cracóvia

Picture of Estela Magalhães

Estela Magalhães

Sou publicitária por formação e redatora por paixão. Livros e música são minhas inspirações e viajar é um dos seus hobbies favoritos.

Também pode interessar...

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!