fbpx
HomeViajar SozinhaO que é single supplement e como evitar a cobrança

O que é single supplement e como evitar a cobrança

-

Uma das desvantagens de viajar sozinha é o fato de não poder dividir despesas e, além disso, temos que estar preparadas para encontrar o single supplement, uma taxa para viajantes solo. Mas nem tudo está perdido! Vamos entender direitinho o que é e como podemos tentar evitar essa cobrança?

O que é single supplement

O single supplement é uma taxa da indústria do turismo cobrada dos viajantes solo por hotéis, cruzeiros e, em alguns casos, por agências que oferecem passeios. A indústria alega que esta taxa é uma compensação por “perdas” incorridas, devido ao fato de apenas uma pessoa estar usando o quarto ou cabine.

A maioria dos hotéis e navios de cruzeiros tem seus espaços – quartos ou cabines – construídos para a ocupação de duas pessoas. Então, se apenas uma vai ocupar o espaço, eles alegam que o single supplement ajuda a cobrir os custos fixos de manutenção, que independem do número de pessoas. Por exemplo, custos de limpeza de um apartamento de hotel.

Confira as de passagens aéreas para sua próxima viagem

A taxa pode variar entre 10 a 100% do preço da tarifa de ocupação double (duas pessoas). Quando questionamos os hotéis, eles alegam que o preço é cobrado pelo espaço e não por pessoa. Justo? Não acho nem um pouco, mas fazer o que?

A boa notícia é que o número de viajantes solo tem aumentado vertiginosamente nos últimos anos e, obviamente, a indústria quer atender a este novo mercado e tem tentado se adaptar a esta nova realidade.

Já é possível encontrar várias empresas que estão adaptando seus modelos de negócios para atender a este novo e lucrativo mercado. Tenho lido bastante a respeito e já é possível ver empresas que destinam alguns quartos com área menor para viajantes desacompanhados. Outras, estão embutindo os custos fixos de manutenção nas hospedagens duplas.

Vamos ver algumas dicas na hora do planejamento da sua viagem solo?

Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras  e escolha o melhor seguro viagem para você

Como evitar o pagamento do single supplement

Para ser bem sincera, não é muito fácil evitar a cobrança, mas isso não quer dizer que não haja algumas possibilidades.

Depois que você definir o seu destino, a dica é muita pesquisa na hora de definir seus fornecedores de viagem. Estou falando de hotéis, agências de passeios ou empresas de Cruzeiros. Fora do Brasil, a maioria das empresas informam em seus materiais de divulgação se é ou não cobrada a taxa. Já no Brasil, nem ouvimos muito sobre isso, já que o nosso histórico é embutir tudo no preço final e a gente nem sabe direito o que está pagando.

Lembre-se que em qualquer dos casos ou empresas que você vá contratar existe a possibilidade de negociação: pergunte, pechinche, chore. O não você já tem!

Pesquisa

Tenho certeza que você conhece o meu amado oráculo chamado Google. Se estiver viajando para fora do Brasil, coloque na busca:

  • single supplement waived + nome do destino
  • single supplement waived + ano da viagem
  • single supplement waived + river cruises

Você vai encontrar inúmeras empresas que não cobram a taxa e poderá ver as condições e compará-las até ver qual é a que se encaixa melhor no seu roteiro.

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

Empresas que atendem o mercado solo

Hoje em dia existem muitas empresas no exterior que oferecem serviços exclusivos para viajantes solo. No Brasil, está começando a aparecer algumas, mas não tenho nenhuma que tenha usado para indicar, até porque eu planejo cada detalhe da minha viagem sozinha.

Estas empresas juntam os viajantes solo e, por vezes, até fazem uma combinação de viajantes para dividirem quartos de hotel. Pode ser uma opção para alguns que são mais despojados. Eu, sinceramente, jamais optaria por esta solução, pois não me agrada dividir o quarto nem com amigos, que dirá com um estranho. Já pensou se a pessoa é uma mala sem alça? O que será da sua viagem? Mas é uma possibilidade para orçamentos curtos. Sempre há uma solução.

Cuidado com os Cruzeiros para Solteiros, chamados de Single Cruises. Eles não são propriamente cruzeiros para atender o mercado de viajantes solo, e sim para pessoas que buscam encontrar parceiros em alto mar. Nada contra, mas aqui estou falando de viajantes solo, que não quer dizer, necessariamente, solteiras buscando parceiros. Apenas pessoas viajando desacompanhadas.

Confira os planos e compre um chip com internet 4G ilimitada para ficar conectada durante toda a viagem

Perguntar não ofende

Ao negociar com um hotel, uma agência de tour ou um cruzeiro, como já falado, não custa perguntar. Às vezes você consegue negociar o abatimento da taxa, mas não espere que isso aconteça na alta temporada dos destinos.

Acomodações Menores

Single-supplement-acomodacoes-menores

Se você tem um cruzeiro ou um hotel específico que queira de qualquer maneira, a melhor coisa é negociar. Comece perguntando se esta taxa é cobrada ou se não há alguma acomodação com área menor para comportar uma pessoa e que tenha um preço em conta. Se você não perguntar as empresas vão te oferecer o que é mais caro. Vários Cruzeiros já tem esta opção e os hotéis também estão embarcando nessa.

Leia também > 16 Dicas para economizar na sua viagem sozinha 

Hostel

single-supplement-pesquise-no-google-minSe você não quer de jeito nenhum pagar o single supplement na sua hospedagem, há a opção de ficar em um hostel. Os quartos compartilhados são cobrados por pessoa e não pelo espaço. Existem hostels que oferecem quartos apenas para mulheres ou quartos mistos.

Pensando em ? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras

Temporada

Como normalmente ao viajarmos sozinhas temos mais flexibilidade de datas, verifique se existe algum período durante o ano onde o single supplement não seja cobrado. Existem muitos estabelecimentos que tem em sua política a não cobrança da taxa no que a indústria chama de “shoulder season”, que é o período entre a alta e a baixa temporada.

Viagem de Última Hora

single-supplement-viagem-de-ultima-hora-minNem todo mundo planeja a sua viagem com antecedência, não é mesmo? Às vezes aparece uma oportunidade para viajar no último minuto. Vale checar as promoções, neste caso. Algumas empresas possuem descontos generosos de última hora. Isso é muito comum em Cruzeiros, pois depois que o navio zarpa, não tem mais como vender nada. Para alguns vendedores é melhor suprimir a taxa e completar a lotação. É nessa hora que você pode evitar a cobrança da taxa e conseguir alguma vantagem com o negócio de última hora.

Seja a sua própria agência

Dá um pouco mais de trabalho, mas é possível. É assim que eu faço a maioria das vezes. Em vários destinos, ao invés de contratar uma tour, eu procuro chegar e sair dos locais por conta própria. Nem sempre é possível, mas na maioria das vezes é. Por exemplo, em Santiago do Chile fui a Vinicola Cousino Macul de metrô, ao invés de contratar uma tour. Deu tudo certo e, com certeza, gastei menos do que contratando uma agência para organizar tudo.

Por fim, não podemos acabar com o single supplement, pois não depende de nós e sim da indústria do turismo. Mas podemos optar por empresas que não cobram a taxa, como uma maneira de reforçar nossa insatisfação quanto a essa cobrança. Podemos sempre negociar com os fornecedores de viagem, já que somos um mercado em franca ascensão. E também podemos equilibrar nosso orçamento de viagem fazendo alguns programas por conta própria. Se eu consigo, você também pode.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Salvo exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências trazidas ao Viajante Solo são custeadas com recursos próprios. Por isso, se você achou esse conteúdo útil e ajudou na sua viagem de alguma forma, poderá apoiar o trabalho ao adquirir os produtos, como os Guias Viajante Solo®, ou ainda, contratar a Consultoria de ViagemFicarei muito feliz e grata pelo seu apoio e continuarei trazendo conteúdos originais e experiências testadas para ajudar nas suas viagens solo pelo mundo!

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas, todas elas são preciosas e facilmente aplicáveis. Basta ter boa vontade e querer, realmente, viajar. Sou viajante solo há muito tempo e comecei meio por falta de opção. Sempre adorei viajar e nem sempre tinha companhia. Resolvi, então, aventurar. Acho que foi uma das melhores atitudes que tomei, pois, hoje consigo viajar só, sem problemas. Claro que bate aquela insegurança às vésperas da viagem, mas enfrento bem e sigo em frente. Costumo organizar roteiros detalhados, mesmo quando viajo acompanhada e adoro pesquisar tudo. Mês que vem vou para Chapada dos Veadeiros, próximo de Brasília e, claro, vou só. Quanto ao encontro no Rio, lamento não poder ir. Quem sabe nós encontramos quando vieres a Porto Alegre?

    • Mauren, tudo bem ? Super obrigada pela visitinha. Não conheço a Chapada, mas dizem que é maravilhoso. Te desejo uma linda viagem! E sim pesquisar é uma delícia , né? A gente começa a viajar antes mesmo de sair de casa. Sim, devo organizar um encontrinho em Porto Alegre tbm. Beijos

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!