Plugues de tomadas ao redor do mundo

Uma coisa que parece boba, mas que pode trazer vários problemas durante a viagem: plugues de tomada. Saber quais são os plugues de tomada do seu destino, antes de viajar, é imprescindível e pode “salvar a sua vida” – e suas memórias de viagem.

Você já chegou em algum país e ficou olhando para a tomada, quase em desespero, porque esqueceu de verificar qual o plugue de tomada e não tinha como carregar o seu celular e as baterias da câmera? Eu só não fiz esta cara quando cheguei em Londres, porque minha amiga me avisou a tempo e emprestou o dela antes de eu pegar o trem.

Pense que você pode chegar ao país, não encontrar o adaptador tão facilmente e acabar perdendo o maior tempo até achar um lugar pra comprar. Nem sempre o hotel tem a quantidade suficiente para emprestar aos hóspedes. Eu, por exemplo, estaria bastante prejudicada, já que preciso carregar vários equipamentos de trabalho. Já pensou?

Para que você não fique na mão em outros países, ou fique aflita por ter que procurar um adaptador de última hora, o ideal é adquirir um adaptador universal que servirá para todas as suas viagens.

adaptador universal de tomadas

Agora, se você prefere comprar um específico para aquele destino – sei lá, você pode estar indo para morar, né? –  e quer garantir que terá como carregar seus equipamentos, vamos ver os plugues de tomadas ao redor do mundo.

Plugues de tomadas ao redor do mundo

Atualmente existem mais de 15 tipos de plugues de tomadas utilizados no mundo e cada uma das opções possui um tipo representado por uma letra do alfabeto, que vai de A à O. Me pergunto o porquê destas diferenças todas. Não poderia ser tudo igual para facilitar a nossa vida? Mas vamos lá…

Brasil – Tipo N

No Brasil, atualmente, os plugues de tomada que utilizamos são aqueles de 3 pinos para  aparelhos que precisam de aterramento – como ar-condicionado, refrigeradores, computadores, entre outros que apresentem risco de choques. O terceiro pino realiza a ligação com o fio terra, evitando assim que você sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito.

tomada-tipo-n
Tipo N – Imagem: viagem.uol.com.br

Isso seria lindo, se realmente funcionasse, mas sabemos que não é o caso. Quase ninguém por aqui usa o aterramento. O que acontece com a gente agora é que temos aparelhos com os antigos plugues (dois pinos) e outros com os novos, fazendo com que viajar e ter adaptadores corretos seja uma façanha.

Europa –  Tipos C, E, F, J e L

Você deve se lembrar do plugue tipo C. Aquela tomada, que possuía 2 pinos arredondados e paralelos. Atualmente esse plugue ainda é o mais usado em todo o mundo. Porém, é importante saber que você também poderá encontrar na Europa tomadas com plugues tipo E, F, J e L.

tomada-tipo-c
Tipo C – Imagem: viagem.uol.com.br

Itália e Chile – Tipo L

Usado quase que exclusivamente na Itália e no Chile, o plugue utilizado é o tipo L. Tal plugue possui três pinos paralelos com tamanhos iguais.

tomada-tipo-l
Tipo l – Imagem: viagem.uol.com.br

A única coisa que você precisa prestar atenção é na diferença de amperes, quando você viaja para a Itália. Lá existem os modelos em 10A e 16A. O mais comum é o 10A e pode ser adaptado para o uso de tomadas tipo C.

Já o segundo modelo não é compatível com as tomadas do tipo C, e não é recomendado que você tente utilizar desse modo, pois pode causar acidentes.

Suíça – Tipo J

O modelo do plugue utilizado na Suíça é parecido com o padrão brasileiro (embora não sejam compatíveis). O tipo J possui três pinos redondos: dois paralelos e um outro central.

tomada-tipo-j
Tipo J – Imagem: viagem.uol.com.br

França, Bélgica, Polônia, República Checa e Eslováquia – Tipo E

O plugue utilizado nos países citados acima, é o tipo E que consiste em dois pinos arredondados e paralelos, com um pequeno orifício no alto. Essa versão do tipo E funciona para evitar choques e aumentar o uso do fio terra.

tomada-tipo-e
Tipo E – Imagem: viagem.uol.com.br

Espanha, Alemanha, Portugal, Grécia, Holanda – Tipo F

Também os países Croácia, Bulgária, Finlândia, Estônia, Islândia, Hungria, Noruega, Suécia e Rússia usam o Tipo F. Consiste em um plugue com duas extremidades que são clipes utilizados como fio terra. Como você pode ver abaixo:

tomada-tipo-f
Tipo F – Imagem: viagem.uol.com.br

Inglaterra, Escócia, Irlanda – Tipo G

É considerada a tomada mais segura do mundo e é utilizada também em Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes, Hong Kong, Malásia e Uganda. O plugue tipo G consiste em três triângulos que formam o desenho de um triângulo, e o mesmo possui um fusível. Caso você precise adquirir um adaptador para as tomadas britânicas, lembre-se de se informar a respeito do número de amperes.

tomada-tipo-g
Tipo G – Imagem: viagem.uol.com.br

Japão, América do Norte e América Central – Tipos A e B

Sabe aquela tomada que utilizávamos antes da mudança no padrão das nossas tomadas? Sim, aquele plugue com dois pinos achatados e paralelos. Esse plugue ainda é o utilizado na maior parte da América do Norte, Central, e também no Japão. Porém, nos EUA, um dos pinos é mais largo que o outro (o que dificulta usar um aparelho japonês em uma tomada americana, por exemplo)

tomadas-tipo-a-e-tipo-b
Tipo A e Tipo B – Imagem: viagem.uol.com.br

Índia, Sri Lanka, Namíbia – Tipo D

Principalmente na Índia, a tomada é a que possui o plugue tipo D que possui três pinos largos e redondos formando um triângulo. Outros países que a utilizam são: Paquistão e Qatar.

tomada-tipo-d
Imagem: viagem.uol.com.br

Argentina, Nova Zelândia, Austrália – Tipo I

O plugue utilizado na Argentina e também em Fiji e Papua Nova Guiné) é o tipo I, com dois pinos na diagonal e outro na vertical, na parte inferior.

tomada-tipo-i
Imagem: viagem.uol.com.br

Israel – Tipo H

Israel possui um plugue único usado somente lá, o plugue tipo H. O mesmo consiste em três pinos largos e redondos formando a letra “V”. E por incrível que pareça, você pode conectar tomadas do tipo C, sem problemas.

tomada-tipo-h
Imagem: viagem.uol.com.br

África do Sul – Tipo M

O plugue mais utilizado na África do Sul é o tipo M. Possui três pinos largos e redondos que formam um triângulo – muito parecido com o utilizado na Ásia, porém a diferença está nos pinos mais largos que o tipo M possui.

tomada-tipo-m
Imagem: viagem.uol.com.br

Sobre as voltagens 

Não é somente a diferença de padrões que precisamos atentar na hora de viajar. As faixas de volts também diferenciam de país para país. Por exemplo, na Austrália o padrão é 240 volts e no Japão são 100v.

Um dispositivo que foi projetado para 100 Volts, se for inserido em uma tomada de 240, pode até queimar e ficar danificado.

Ainda bem que atualmente as indústrias estão fabricando cada vez mais eletrônicos que funcionem em mais de uma voltagem. Se você quiser saber que seu aparelho funciona com dupla voltagem, é só olhar a etiqueta que vem com essa informação geralmente colada no fio da tomada.

Dica esperta

filtro-de-linha-6-tomadasSe você como eu possui vários equipamentos para carregar, o ideal é levar, além do adaptador universal, um filtro de linha. Você liga ele no adaptador universal e fica com várias entradas para carregar seus equipamentos.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here