Osteria della Colombina

Atualizado em Out 2020

A casinha de madeira pintadinha de verde me remeteu as viagens à Serra Gaúcha na infância. No porão, onde é servido o almoço, está a Osteria della Colombina, comandada por Odete Bettú Lazzari e suas quatro filhas. Uma história de vida linda e uma comida muito saborosa, familiar e cheia de afeto.

Vai ver que me senti em casa, porque sou bisneta de italiano e minha mãe tenha nascido em Bento Gonçalves, a 20 minutos desse lugar! Me senti em casa e acho que esse é o grande encanto da Osteria della Colombina.

Leia também

Casacurta Hotel, charme e sofisticação em Garibaldi

Visita à Vinícola Pizzato no Vale dos Vinhedos

No dia em que visitei estava uma chuva chatinha e não pude aproveitar os jardins que são lindos, bem cuidados e muito convidativos para um relax após o banquete.

Breve história da Osteria della Colombina

Odete vem de uma pequena família de agricultores que vivia da venda de uvas e do leite. A partir do ano de 2001, ela e suas quatro filhas resolvem começar um negócio em casa, recebendo turistas para saborear as suas deliciosas receitas de família.

“No caderno de receitas da minha mãe encontro as lembranças das refeições em família. À mesa nós encontrávamos uma comida que saciava bem mais que a fome… tinha afeto! É esse afeto o ingrediente que está na minha cozinha e em cada prato do cardápio”, Odete

Ao longo dos anos, Odete e suas filhas vem se profissionalizando na área de turismo e gastronomia, o que resultou na arte de receber bem e casa cheia. Você que lute para conseguir uma mesa e se deliciar com o cardápio tipicamente italiano.

O almoço na Osteria della Colombina

Dá uma olhada no que te espera para esse almoço mais do que especial e de resgate da imigração italiana. Tudo é feito na casa por essas mulheres incríveis!

  • Polenta brustolada com queijo e embutidos fatiados
  • Sopa de capeletti acompanhada de pão colonial
  • Carne lessa (combinação da carne de frango e a ponta de peito bovino)
  • Saladas diversas com folhas fresquinhas extraídas da horta
  • Nhoque três queijos com salaminho defumado 
  • Galinha ao molho vermelho
  • Legumes assados com toucinho
  • Fortaia, uma espécie de omelete italiano
  • Sobremesas, café, licores da casa e frutas da época.

Você come até cansar e pode repetir quantas vezes quiser. Sabe aquela refeição sem pressa, regada a vinho e muita conversa boa? Pois é, o almoço por lá é assim. Uma verdadeira experiência italiana!

A história da Colombina

A colombina é um pombinha feita com massa de pão e seus olhinhos feitos com a semente de uva. Essas pombinhas eram dadas para as crianças, enquanto as mamas assavam os pães coloniais.

Na Osteria della Colombina você poderá aprender a fazer a sua própria Colombina na oficina mãos na massa. Se quiser participar da oficina. não esqueça de avisar no momento da reserva.

Agora assista ao vídeo com s Dona Odete contando a história da Colombina.

Denise Tonin almoçou à convite da Osteria della Colombina, durante a Press Trip Vindima 2019, mas a opinião é isenta e baseada na experiência real da autora.

Informações Práticas

Osteria Della Colombina
Comunidade Linha São Jorge – Garibaldi – RS
Tel: (54) 3464 7755 e Whats: (54) 99121 1040

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.