Pesca Pirarucu Manaus Flutuante | Viajante Solo

Em nosso passeio pelos Igapós (floresta inundada), acabamos parando em um tanque no Rio Solimões para pescar Pirarucu.

Manaus a experiência de pescar Pirarucu no Rio Negro | Viajante Solo

O dono do espaço é o seu Luis que cria os pirarucus em um tanque, com autorização do IBAMA. Além do tanque para a pesca, o espaço ainda tem uma pequena feirinha de artesanato com objetos de decoração e bijuterias – preços mais baixos do que os do mercado de Manaus – e um barzinho que oferece água de coco geladinha.

Pescar Pirarucu Manaus Colagem | Viajante Solo

Para pescar pirarucu você paga 20 reais (Junho de 2015) e eles te dão varas de madeira com peixinhos amarrados em uma cordinha, que servem de isca. Na verdade, é uma pesca fajuta, sem machucar, pois colocamos a isca e apenas alimentamos os peixinhos.

Pescar de Pirarucu Manaus Isca | Viajante Solo

Eu falei peixinhos? Bom, não é bem assim. O Pirarucu é um peixe gigante que pode medir até 2 metros e chegar a pesar 200 kg. É conhecido também como bacalhau da amazônia e seu nome deriva de duas palavras em tupi: pirá que significa peixe, e urucum que significa tintura (por causa da sua calda vermelha). É considerado um dos maiores peixes de água doce do mundo e é encontrado geralmente nas áreas de várzea da bacia amazônica.

Manaus a experiência de pescar Pirarucu no Rio Negro | Viajante Solo

Uma curiosidade é que a língua áspera do pirarucu é usada para ralar o guaraná. As escamas são aproveitadas para a confecção de artesanato, como as máscaras na foto abaixo e a carne usada na gastronomia regional em milhões de receitas deliciosas. Uma das mais conhecidas é o Pirarucu de Casaca preparado com postas de pirarucu seco, banana e farinha.

Pescar Pirarucu Artesanato com Escamas | Viajante Solo

O que posso dizer sobre a pescaria é que a força desse peixe é inacreditável. A gente nem conseguia tirar ele da água, como vocês podem ver no vídeo que fizemos. E olha que esses que estavam no tanque, nem eram tão grandes. Eles puxam com uma força que te desequilibra do lugar.

Pescar Pirarucu Denise e Dalila | Viajante Solo

O pirarucu é uma das principais fontes de proteínas e a base da alimentação das famílias ribeirinhas que vivem as margens dos rios da região. Para a proteção da espécie, desde 1991, é proibida a pesca do pirarucu entre os meses de Dezembro a Março, quando eles se reproduzem, e também foi estipulado o tamanho mínimo de 1,5m para a comercialização. Isso evita a pesca de peixes jovens que ainda não se reproduziram.

Aqui um vídeo pra vocè rir um pouco.

Imagino que a família numerosa que habita estas casinhas todas, vive da pesca e dos trocados que tiram com a visita dos turistas para a pesca e compra de artesanato. Neste momento, a gente começa a repensar prioridades e a imaginar como é real vida de ribeirinho.

Pescar Pirarucu Crianças | Viajante Solo

Confira todos os posts sobre a Manaus

Viajante Solo Siga no Instagram

Passo a Passo para Viajar Sozinha

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.