Este post está voltado para as pessoas que não tem muita intimidade com a internet e que não costumam fazer reservas de hotéis por conta própria. Eu uso o Booking.com há muitos anos e já recebi alguns emails com dúvidas em relação a abertura de conta e configuração, então resolvi fazer um passo a passo para você se cadastrar e poder pesquisar e reservar seus hotéis pela internet, sem auxílio de agências de turismo e com facilidade.
O que é Booking?
O Booking é um site onde você pode pesquisar, escolher e reservar a sua hospedagem em mais de 200 países. Foi fundado em 1996 e oferece os melhores preços, não só para hospedagem em grandes cadeias de hotéis, mas também em pequenas pousadas, hostels e B&B (cama e café). Uma das vantagens é que você poderá fazer as suas reservas em português e, na maioria delas, poderá cancelar, caso necessário, sem custo algum.
O site também oferece acesso a avaliação de pessoas que já utilizaram os hotéis. Isso é muito bacana, pois você sabe exatamente o que lhe aguarda. Por vezes, o que não foi legal para uma pessoa, também não é para você, certo? Às vezes, há reclamações de coisas com as quais eu, partiocularmente, não me importo, mas tendo estas avaliações disponíveis, você pode tomar a decisão mais acertada para você e para o seu tipo de viagem. Não tem nada pior do que chegar ao seu destino louca para desfrutar suas férias e se deparar com surpresas desagradáveis no local onde você escolheu ficar.
Como abrir a sua conta
Abrir a conta é bem fácil e não demora nada. Se você ainda não tem uma conta ativa, poderá fazer o cadastro através do meu link e ganhar um desconto, que tal?
Siga os passos a seguir:
1. Acesse o site com meu link >> http://bit.ly/desconto-viajante-solo e clique em Crie uma conta
2. Insira seu e-mail e crie uma senha. A senha devera ter letras maiúsculas, números e caracteres especiais para aumentar a segurança.
3. Você receberá uma mensagem agradecendo por cadastrar-se e deverá preencher seu nome completo.
Pronto sua conta já está criada.
Como configurar seus dados
Para configurar seus dados, basta acessar a aba Minha Conta, no canto superior direito da tela.
Clique em Meus dados e uma grande página abrirá para você editar todas as suas informações, inclusive as de cartão de crédito que são necessárias para quando você for realizar qualquer reserva de hotel pelo Booking.
Conhecendo os outros menus do Booking
Página Inicial
Na página inicial você tem uma visão geral de suas atividades dentro do site de reservas. Você pode iniciar as suas pesquisas por hotéis, ver quais foram as suas pesquisas recentes, ver as suas reservas atuais e acessar facilmente as suas listas.
Reservas
Nesta área você poderá filtrar as suas reservas por cidade, por hotéis ou visualizar todas elas. Como você pode ver na imagem, abaixo, tem um resumo da sua reserva: nome e endereço do hotel, valor a pagar na moeda local e na moeda escolhida por você na configuração da sua conta e, ainda, número da reserva e PIN. As reservas que possuem a cor mais viva é as que estão por vir e a que está mais apagadinha, a que já passou. Na imagem abaixo, o Hotel Parc Belle Vue foi usado na minha última viagem ao Gran Ducado de Luxemburgo.
Clicando na reserva você entrará na área detalhada onde poderá administrá-la. Pode:
- Cancelar
- Alterar datas
- Alterar tipo de acomodação
- Editar dados do cartão de crédito
- Ver as condições da reserva
- Ver e imprimir a confirmação de sua reserva
- Ver todos os detalhes da acomodação escolhida
- Enviar solicitações especiais ao seu hotel
Comentários
Aqui você encontra todas as avaliações e/ou recomendações que você fez no site. Quando você volta de uma viagem, recebe um email do Booking solicitando que você faça uma avaliação sobre a sua hospedagem. isso é muito importante, pois poderemos ajudar outros viajantes na escolha e reserva de suas hospedagens.
Listas
Durante as suas pesquisas você pode se deparar com vários hotéis legais, mas não sabe ainda qual escolher ou não pretende fazer reserva naquele momento. O Booking permite que você adicione os hotéis em listas que podem ser separadas por destino.
Mapa de Viagens
O Booking vai guardando as suas viagens por meio de suas reservas de hotéis e vai colocando em um mapa. É bacana, pois às vezes queremos indicar um hotel para algum amigo e já não lembramos mais o nome. Serve como uma memória de hotéis.
Bom, imagino que agora você já esteja preparado para iniciar as suas pesquisas e planejamento de hotéis para a próxima viagem. Se tiver dúvidas é só deixar nos comentários que terei prazer em ajudar.
Minha parceria com o Booking
O Booking.com é parceiro do Viajante Solo. Isso quer dizer que faço parte do programa de afiliados do site e, a cada reserva que você efetua por meio dos meus links, ganho uma pequena comissão que serve para custear o blog. Esta comissão não aumenta o preço para a sua reserva! Se você usar meu link estará me ajudando a manter o Viajante Solo sempre atualizado e cada vez melhor! Obrigada!
26 comentários em “Booking: passo a passo para criar e configurar sua conta”
Olá Denise, depois de tanto tempo consegui conttato com o Booking sobre comissões via blog. Pergunto a você?
Já fizeste tuas reservas em teu nome pelo teu próprio site?
Eu fiz 4 no meu blog com o meu próprio nome e o Booking disse que o proprietário do blog fazendo isso não recebe as comissões. Tu ja fizeste isso?
Agradeço. Sidnei
Olá Sidnei, tudo bem ? Sim, faço todas as minhas reservas pelo Booking e recebo as comissões. abs
Olá Denise, parabéns pelo seu blog.
mas com relação ao Booking ao qual faço minhas reservas a cerca de 8 anos, está ficando dificil, pois o telefone de contato , Muitas pessoas inclusive eu fiquei mais de 1 hora por duas vezes , dizendo que todos atendentes em portugu~es estão ocupados.
1 – Com relação ao comentário do marco Aurélio, também recebi uma oferta de desconto , fiz a reserva para janeiro , e enviaram um email para eu entrar na minha reserva e preencher um cadastro via link, não consegui, entrei em contato por email, e disseram que teria que preencher dados do cartão, fiz duas vezes, mas o link para solicitar o desconto não abre, me enviam respostas automáticas sempre dizendo a mesma coisa. Até que alguém resolveu responder que somente após o check-out, porém não entendi porque mandar o e-mail para solicitar agora, vamos aguardar depois do check-out se vou conseguir. Para o Marco, não sei se rsolve mas insista no e-mail para eles.
2 – Tornei-me afiliado em agosto pois tenho um blog. tenho 4 hospedagens e no site de afiliados esstá tudo correto, o problema é que estou a 2 meses, tentando descobrir uma informação que diz que não receberei as comissões se não colocar um código que foi enviado ao meu e-mail dia 04.08 (o problema é que não tenho e-mail nenhum com este código). Não existe mais telefone 0800, e o outro como já citei nos deixam pendurados. Os vários e-mail’s enviados vem com repostas automáticas que me levam ao inicio do problema, sem contar que o site onde tento reclamar um dos campos não me deixa preencher, já expliquei várias vezes, mas respostas automáticas não adiantam. Já entrei no site reclame aqui, e as respostas sao automáticas. Desculpe o desabafo, mas o Booking está deixando a desejar, no reclame aqui estava com um nivel de 6,7, agora está com 6,6. tens alguma dica. agradeço muito.
Olá Sidnei, tudo bem ? Que pena você ter tido tantos problemas. Eu realmente não tive até hoje nenhum problema com minhas reservas. Espero que você consiga resolvê-los ou, quem sabe, usar outra plataforma para reservas. Tem tantas! Abs
Olá, Denise
Gostaria de lhe pedir uma ajuda!
Recebi uma carta do Booking.com com uma oferta:
“Ganhe R$ 200,00 de volta na sua próxima viagem com a Booking.com”
Reserve antes de 24/04/2019
(Valido para valor mínimo de R$ 800,00)
No texto diz que para eu ganhar a recompensa, tudo o que eu preciso fazer é reservar usando um código exclusivo que me foi enviado na carta.
Não estou conseguindo usar o código pois não sei como ativar o código em “Meus códigos promocionais”
Onde eu localizo o link “Meus códigos promocionais”?
Você poderia me ajudar?
Aguardo
MARCO AURELIO OLIVEIRA
Olá Marco, tudo bem ? Eu vasculhei a minha conta no Booking e não encontrei o “Meus Códigos Promocionais”, então minha recomendação é que vc entre em contato com o Booking diretamente para ver como usar. Eu acredito que haja um local para inserir o cupom quando você vai finalizar a reserva. abs
Tenho 3 contas no booking e, ao tentar cancelar duas delas para manter apenas uma, o sistema me informou que seria possível unificá-las. Como faço para unificar sem perder o histórico de reservas de todas as contas?
Oi Cristian, tudo bem ? Não tive essa experiência de várias contas então o ideal é você entrar em contato com o Serviço de Apoio ao Cliente https://booki.ng/2yJlk6i
Abs
Olá, Denise! Obrigado pela sua atenção e resposta! Enviei duas solicitações por esse Serviço de Apoio ao Cliente do Booking, mas eles apenas me responderam solicitando os dados da minha reserva, o que obviamente não é o caso! A impressão que tenho é de que eles sequer leram a minha solicitação, infelizmente. Não dá pra chamar isso de Serviço de Apoio ao Cliente, não é mesmo?
Puxa, Cristian, que chato 🙁 Desculpe não poder ajudar te ajudar. Tentei ver se achava alguma informação a respeito, mas não encontrei. E quem sabe se você ligar pra lá ? Serviço de Apoio ao Cliente: 11 4700 3708. Espero que você consiga resolver. Boa sorte. Abs
Eu fiz uma reserva sem querer e nem sei qual é o cartão de crédito em que será cobrado cancelamento. Gostaria de poder cancelar sem pagar a tarifa, mas acho que não será possível. Estou enganada?
Oi Luciana, quando vc fez a sua reserva deve ter inserido algum e-mail e recebido alguma confirmação, não? Vc pode fazer o cancelamento gratuito sim, mas isso depende do tipo de reserva que você fez. O ideal é você entrar em contato com o Booking. Abs
Oi denise!!! Voce pode por gentileza me informar o (passo a passo) de como resgatar meu historico do booking? Pois eu mexi no email no cadastro recentemente…. só que agora nao estou sabendo como ajeitar!!! como procedo? muito obrigada.
Olá Beatriz, tudo bem ? Você pode tentar fazer seu login com o email antigo para ver se consegue acesso as suas informações. Caso não funcione, o melhor é tentar resolver diretamente com o Booking pelo telefone 11 4700 3708 ou preenchendo o formulário no site. Abs
Gostaria de avaliar um Hostel ,na qual eu fiquei por 9 dias e fiquei encantado com o atendimento e atençao dos colaboradores.
Obrigado!
Oi Maykon, tudO bem ? se você fez a sua reserva pelo Booking, logo após você voltar, vai receber um email pedindo a sua avaliação. Ou vc pode entrar na sua conta e ir em reservas. Também vai encontrar a área para avaliação. Abs,
Olá, como faço para excluir minha conta no booking?
Ola Gabriella, clica na sua foto logada na sua conta. Vá em configurações. No final da página tem uma opção para excluir a conta. bjos
Como faço pra deixar um comentário no hotel que me hospedei? Quando clico na opção depois aparece uma mensagem dizendo que não posso fazer comentário. E tem um cadeado do lado. Helpppp
Aline, tudo bem ? Normalmente após a hospedagem o Booking manda um e-mail para que você faça a avaliação e ela só pode ser feita após a hospedagem. Não tenho como saber o que acontece para vc, mas o cadeado quer dizer que não é possível você avaliar. Para saber o porquê, escreva para o Booking. beijos
como conseguir minha reserva a quem solicitar estou perdido!!?!?!?!
Clauberto, o Booking é um buscador de hoteis e, neste post, eu explico como abrir e configurar a sua conta. Depois de feito isso, você deve inserir a cidade onde está buscando um hotel, colocar as datas e escolher a melhor opção para a sua viagem. Somente depois de escolher o hotel, clicar em reservar é que a sua reserva estará realmente feita. Dentro da sua conta você acompanha o andamento e poderá imprimir o seu voucher (comprovação de reserva). Espero que tenha entendido. Abs
Essa Função do Mapa de Viagens ainda existe? Não consegui encontrar no site…devem ter removido ele, uma pena…
Oi Rodrigo, pois é não tem mais. Uma pena mesmo! 🙁 beijos
Olá! Existe alguma maneira de eliminar um comentário sobre a minha estadia? Infelizmente enganei me e coloquei a mensagem errada no hostel errado. Dei uma nota má quando o hostel é muito bom. Obrigada
Oi Ana, tudo bem ? Estes dias me perguntaram a mesma coisa por email e fui pesquisar. Não encontrei nada no site deles a respeito e tentei excluir uma avaliação minha e não consegui. Então, minha sugestão é você escrever ou telefonar para o Booking. Normalmente, eles respondem rápido. 🙂 Beijos