Se você está visitando a Serra Gaúcha e tem a vontade de vivenciar uma imersão no campo, mais precisamente no dia a dia de uma fazenda de ovinos, a Casa de Ovelha pode ser uma excelente opção de passeio.
Já ouviu falar dos do famoso Caminhos de Pedra? Pois a Casa da Ovelha está nessa região e fica a 143 km do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre e a 120 km de Gramado.
No post de hoje, vou contar um pouco sobre as experiências que vivi na Casa da Ovelha e as que você pode aproveitar na sua visita por lá!
Breve História da Casa da Ovelha
Apesar de ter sido construída em 1917 por colonos do sul, a Casa da Ovelha foi logo vendida para uma família, a fim de construir um hotel e acompanhar o crescente movimento turístico na região da Serra Gaúcha.
Naquela época, ela ficava à beira da única estrada que ligava Bento Gonçalves e a capital Porto Alegre.
Resistindo ao tempo e aos avanços da arquitetura moderna, a casa já foi propriedade de várias famílias da região. O mais curioso é que ela, somente a casa, ficava em outro lugar. Mas foi Tarcísio Michelon quem a adquiriu e a transportou do seu lugar original para onde ela está hoje.
A ideia de criar a Casa da Ovelha veio de um amigo da família, Sr. Aguinski, que já criava ovelhas da espécie Lacaune, além de ser proprietário do primeiro laticínio de ovinos do Brasil. Foi ele quem inspirou Tarcísio a criar as primeiras ovelhas leiteiras e convidar algumas famílias para a experiência.
Então a casa foi totalmente reformada, mantendo em madeira a sua estrutura original e criando em alvenaria a parte que é o laticínio hoje, já que ele não poderia funcionar em paredes de madeira.
Os primeiros iogurtes foram produzidos pelas cozinheiras do Hotel e os hóspedes foram os primeiros a provar. Com a grande demanda de produtos, os iogurtes, começaram a ser fabricado diretamente na Casa da Ovelha.
O sucesso foi tão grande que a empresa se estabeleceu ali e passou a abrir as portas para visitantes.
Degustação de Produtos na Casa da Ovelha
A Casa da Ovelha fica em meio às belíssimas paisagens da Serra Gaúcha. Mas uma visita ao laticínio vai muito além disso: aguça todos os sentidos, principalmente o paladar!
Logo na chegada já tem repelente e um chapéu de palha pra você se proteger do sol e entrar no clima da fazenda. Aliás, não esqueça de levar protetor solar e usar calçados confortáveis.
E uma das boas experiências para se viver ali é, sem dúvida, a degustação dos produtos da Casa da Ovelha. Iogurtes, queijos, doces e molhos que ganham um gostinho especial depois que você conhece as ovelhas.
Os iogurtes foram os primeiros produtos fabricados na Casa da Ovelha. Nem preciso dizer que foram um sucesso. Eles são batidos e bem consistentes, além de muito saborosos. Até hoje, eles são os mais procurados pelo público e podem ser encontrados com os seguintes sabores: amora, damasco, mirtilo e natural.
Já os queijos também merecem atenção especial, uma vez que trazem não só a receita, mas também a qualidade dos produtos italianos. Para quem não sabe, o queijo pecorino toscano é uma especialidade italiana dificílima de se encontrar por aqui.
A receita do queijo feito com leite de cabra se perde no tempo, sendo encontrada em registros antigos, da época do Império Romano. Uma das vantagens da degustação na Casa da Ovelha é poder provar este queijo ainda fresco. Mas você também encontra na loja para levar para a casa.
Além do pecorino, você também vai encontrar os queijos tipo Labneh, igualmente difícil de se achar em mercados comuns.
A Casa da Ovelha também produz molho pesto e também doces de leite que são deliciosos! Viu só como você terá opções para diferentes momentos de uma refeição? Desde a entrada, aos complementos do prato principal e, por fim, a sobremesa.
Não é só o paladar que vai agradecer pela visita. A empresa também utiliza as propriedades do leite das ovelhas para produzir cosméticos de primeira linha. Desde cremes hidratantes a shampoos e condicionadores, você pode cuidar muito bem da pele com os produtos fabricados ali.
Atrações na Casa da Ovelha
Quando fui à Casa da Ovelha, participei de duas experiências muito legais. A verdade é que é uma delícia fazer uma imersão no campo e conhecer a origem dos alimentos que colocamos na mesa.
Se você tem a preocupação com atrações que maltratam os animais, pode ficar despreocupada, pois não há abate de ovelhas. Elas recebem cuidados de primeira, inspeções sanitárias e visitas de veterinários rotineiras. Elas apenas produzem leite e se reproduzem em harmonia com a natureza.
Amamentação de cordeirinhos
Uma das atividades abertas ao público é a amamentação de filhotes de ovelha. Junto aos funcionários, você pode dar leite às ovelhinhas filhotes! A equipe da Casa da Ovelha explica antes como fazer.
Você pega a sua ovelhinha de um cercado, dá a mamadeira e depois precisa colocar a sua ovelhinha de volta no cercado.
Elas vem com muita sede ao pote e são super fofinhas e carinhosas. Não tem como não se apaixonar pelos bebês. São muito lindinhas.
Eu nunca tinha tido essa experiência tão de pertinho e me apaixonei por elas. Teria ficado por ali o dia todo cuidando das bebês.
Os filhotes geralmente tomam 4 mamadeiras de 250 ml de leite por dia. Não mais do que isso, então, se você tem interesse nessa atividade, consulte os horários da amamentação no site da Casa da Ovelha.
Enquanto escrevo este artigo os horários são: 09h30, 11h00, 13h00, 15h30 e 17:00.
Pastoreio
Eu sou uma gaúcha bem falsificada e não sabia nada sobre os border collies, que são os cães mais inteligentes que já vi e comandam o pastoreio.
Tivemos a oportunidade de ver de pertinho os collies obedecendo os comandos do pastor e tivemos uma aula de como tudo funciona.
Os cães são realmente impressionantes em ação e fiquei boba. Se tiver oportunidade, não deixe de fazer esta atividade.
Além destas duas atividades que fiz, outras também são oferecidas no Parque. Veja abaixo.
O grande rebanho
Nesta atividade na Casa da Ovelha, você terá a oportunidade de conhecer de perto um verdadeiro rebanho de ovelhas. Você acompanhará toda a rotina das ovelhas na fazenda.
Alimentação de ovelhas
Não são só os filhotes que recebem os mimos dos visitantes. As ovelhas adultas também são alimentadas durante o passeio guiado pela propriedade. Nessa hora é quando podemos ver os aposentos onde elas dormem, além de ter contato bem próximo com os animais. Você vai conhecer mais sobre a raça lacaune.
Tosquia
Tosquiar ovelhas quer dizer remover a lã para que ela possa ser usada em roupas, cosméticos e outros produtos. Além disso, existe uma série de aspectos positivos para os animais. Tudo isso é contado e mostrado pelo guia, em uma experiência incrível!
Falcoaria
Na Casa da Ovelha você também verá voos fantásticos de algumas aves de rapina. Junto ao guia, será possível ver corujas, falcões e gaviões levantando voo bem rapidamente! Se você não os conhece, pode ter certeza que será uma descoberta incrível.
Uma Aventura com o Pastor
Se preferir uma visita mais completa ainda, o melhor a se fazer é agendar uma aventura com o pastor.
Em uma 4×4, o grupo de visitantes é conduzido por toda a propriedade, além de passar por todas as experiências que acabei de contar. Com isso, você vai conhecer os vastos pastos onde as ovelhas passam os dias, além de admirar a paisagem da Serra Gaúcha.
Uma exclusividade dessa aventura é poder conhecer o berçário onde nascem as ovelhinhas. Essa parte derrete qualquer coração.
Bom, espero que você tenha gostado dessas experiências e tenha a oportunidade de conhecer a Casa da Ovelha quando estiver passeando pela Serra Gaúcha.
Informações práticas
Horários: funciona todos os dias da semana, de 9h15 às 17h (loja). Última entrada para o Parque às 16:00hs.
Endereço: Rodovia Linha Palmeiro, 400, Distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves.
Ingressos: são várias as atividades e você poderá comprar diretamente no site da Casa da Ovelha ou por whats (54) 3455 6320
Denise Tonin visitou a Casa da Ovelha durante a Press Trip Vindima 2019. A opinião neste artigo é isenta e reflete a experiência pessoal da autora durante o passeio.
2 comentários em “Visita ao Parque e Casa da Ovelha”
Quero fazer essa viagem.
Quem programa p mi.?
Olá Maria, tudo bem ? você deve fazer a sua programação por conta própria ou procurar uma agência de viagens. Abs