Se você está procurando onde comer comida árabe em Curitiba, minha sugestão é o Oriente Árabe, localizado no Centro Histórico da cidade, pertinho da Igreja do Rosário.
O restaurante funciona desde 1969 e foi aberto pelo casal Mohamed Moukhles Jamil Abdul Hak e Noria Heraki Abdul Hak, que desembarcou no Brasil, vindo da Síria, em 1950. Depois de viverem em São Paulo, Curitiba foi a cidade escolhida para abrir o restaurante e difundir a gastronomia árabe no país.
Hoje o restaurante é administrado por Fernando Portella, porém as receitas deliciosas servidas no restaurante, criadas por Noria, permanecem mantendo toda a tradição e originalidade de 48 anos atrás.
Encontre o menor preço para sua passagem aérea
Aos sábados o restaurante tem noite especial com apresentação de dança do ventre! Infelizmente, não tive a oportunidade de ver a apresentação.
O que comer
Minha escolha da primeira vez em que estive lá foi Kibe Assado ao forno, que tem como acompanhamento a pastinha hommus e também o Roz Marroc, com carne de cordeiro desfiada, grão-de-bico, uva passa, amêndoas e especiarias. Muito saboroso e leve!
Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
Para fechar com chave de ouro, experimentei o Namura (tortinha de sêmola de trigo), com sorvete de creme.
E nessa minha última visita, a convite do Fernando Portella, fui experimentar os combos feitos especialmente para o Festival de Inverno do Centro Histórico, que neste ano de 2017 vai até o dia 23 de Julho.
Pensando em alugar um carro? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras
Começamos com o cone de Falafel, um bolinho de grão-de-bico e favas com tempero árabe super especial. Ele é feitinho na hora e estava delicioso. Independente do Festival de Inverno, ele está no cardápio. Na sequência, Kibe Cru, as pastinhas tradicionais e o pão árabe leve delicioso.
Confira os planos e compre um chip com internet 4G ilimitada para ficar conectada durante toda a viagem
Chichibarak é uma receita clássica da gastronomia árabe, massa recheada de ricota com nozes e com molho de coalhada. Simplesmente divino! E também o típico Fatteh, carne de desfiada, pão sírio crocante e coalhada fresca. Tudo muito bom! Como amo a culinária árabe!
Não esqueça de contratar o seguro viagem para sua viagem solo. Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.
E agora uma sugestão que não provei, mas que será a minha próxima escolha, quando voltar ao Oriente Árabe: Couscous. Dá uma olhada nessa prato e me diz se não dá água na boca!
Espero que você tenha gostado dessa super dica. O Oriente Árabe é um dos restaurantes que mais adoro em Curitiba. Se você for lá, volta pra me contar que experimentou, ok?
Denise Tonin almoçou à convite do Oriente Árabe, mas sua opinião é isenta e reflete sua experiência real no restaurante.
Informações Práticas
Horários: Ter a Sáb, das 11h às 23h e domingo no período do almoço.