Quando nos referimos à Angra dos Reis logo pensamos nas águas verdes e límpidas da Baia da Ilha Grande e nos vários passeios de barco, não é mesmo? Mas você sabia que a cidade é uma das mais antigas do Brasil ? E é no passeio a pé, no centro histórico de Angra, que descobrimos um pouco mais dos acontecimentos que envolvem a região.
Encontre o menor preço para sua passagem aérea
Eu já fui a Angra diversas vezes e não sabia da existência de um passeio histórico e foi a convite da Angra CVB e da Doce Angra que pude conhecer um pouco mais da cidade e dos acontecimentos que a cercam.
Principais Pontos de Parada
O tour acontece diariamente e dura meio período. Nós fizemos parte dele e destaco aqui as principais atrações durante o passeio.
Não esqueça de contratar o seguro viagem para sua viagem solo. Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.
Convento do Carmo
O Convento foi construído pelos carmelitas entre 1613 e 1617. Ao lado, separadas por uma torre sineira, estão as igrejas Ordem Terceira (1620) e Igreja do Carmo.
Praça General Osório e Chafariz de Marques do Herval
Logo ao lado do Convento está a Praça General Osório, projetada por Burle Marx onde está instalada a fonte Marques do Herval.
Igreja de Santa Luzia
Inaugurada em 1632 é a mais antiga igreja da cidade e foi a primeira Matriz. Foi construída pelos primeiros habitantes em função do pagamento de uma promessa feita a Santa Luzia para a cura de doenças.
Confira os planos para comprar um chip com internet 4G ilimitada e ficar conectada durante toda a viagem
Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis
A Casa de cultura funciona em uma construção de 1824 e o prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foi inaugurada em 1985 e conta com uma sala de exposições, oferece cursos, mostras, apresentações e palestras.
Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
De arquitetura modesta, a Igreja Nossa Senhora da Conceição levou muito anos para ser construída e inaugurada. As obras começaram em 1625, em 1704 a coroa fez uma remessa de dinheiro para ajudar na finalização, mas mesmo assim a inauguração aconteceu apenas em 1750.
Praça Nilo Peçanha
Passando pela Praça Nilo Peçanha você verá os prédios da Câmara Municipal e também da Prefeitura da cidade. Lendo um pouco sobre a história e o prédio da Câmara, que antigamente era chamado de Senado da Câmara, li uma passagem bastante engraçada:
“em 1633 foi instituída uma Lei que obrigava a polícia a colocar as pessoas que ficavam à volta de uma obra, dando palpites ou fazendo comentários sobre o serviço e prejudicando o andamento da mesma, a ajudar na construção”. (Fonte: Câmara Municipal de Angra dos Reis)
Já pensou na situação? Qualquer comentário sobre uma obra e você seria obrigado a trabalhar nela! hahahaha
Pensando em alugar um carro? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras!
Praça Almirante Tamandaré
Na Praça Almirante Tamandaré você encontra várias pessoas “lagarteando” e também comprando peixe fresco no Mercado Redondo. Também tem lojinhas com lembrancinhas da cidade e o Monumento a Zumbi.
Terminamos a nossa caminhada no Cais Santa Luzia, de onde saem os barcos para os passeios e que tem uma vista belíssima.
Eu adorei fazer o passeio no Centro histórico de Angra, pois é algo que poucas pessoas conhecem e nosso guia, Márcio Miler, foi excelente e sabe muito da região e das histórias por trás dos prédios.
Informações Práticas
Doce Angra
Whats: 24 99988-0050
Reservas: turismodoceangra@gmail.com
Valor: R$ 40,00 (Jun 2017)
Saídas diárias às 8h30 e 13h30, agendadas com pelo menos 24h de antecedência.
Denise Tonin visitou Angra dos Reis a convite do Angra CVB e ficou hospedada no Vila Galé Eco Resort.
2 comentários em “Passeio no centro histórico de Angra (Walking Tour)”
Muito bom conhecer e saber um pouco mais desse lugar e sua história.
Angra e suas praças, igrejas, passeios de barco, lojas, mercado…e uma linda igreja da matriz.
Gostei de saber que é uma das cidades mais antigas do Brasil.
Valeu, Viajante by Denise Tonin, achei bem interessante.
Oi Zete, tudo bem ? Bom, né? Eu gosto de fazer estes passeios a pá e conhecer o que aconteceu por lá 🙂 um beijo e obrigada pela visita 🙂