Quando nos referimos à Angra dos Reis logo pensamos nas águas verdes e límpidas da Baia da Ilha Grande e nos vários passeios de barco, não é mesmo? Mas você sabia que a cidade é uma das mais antigas do Brasil ? E é no passeio a pé, no centro histórico de Angra, que descobrimos um pouco mais dos acontecimentos que envolvem a região.

Eu já fui a Angra diversas vezes e não sabia da existência de um passeio histórico e foi a convite da Angra CVB e da Doce Angra que pude conhecer um pouco mais da cidade e dos acontecimentos que a cercam.

Principais Pontos de Parada

O tour acontece diariamente e dura meio período. Nós fizemos parte dele e destaco aqui as principais atrações durante o passeio.

Convento do Carmo

O Convento foi construído pelos carmelitas entre 1613 e 1617. Ao lado, separadas por uma torre sineira, estão as igrejas Ordem Terceira (1620) e Igreja do Carmo.

Passeio a pé no centro histórico de Angra Convento do Carmo | Viajante Solo

Praça General Osório e Chafariz de Marques do Herval

Logo ao lado do Convento está a Praça General Osório, projetada por Burle Marx onde está instalada a fonte Marques do Herval.

Passeio a pé no centro histórico de Angra Praça Chafariz | Viajante Solo Igreja de Santa Luzia

Inaugurada em 1632 é a mais antiga igreja da cidade e foi a primeira Matriz. Foi construída pelos primeiros habitantes em função do pagamento de uma promessa feita a Santa Luzia para a cura de doenças.

Passeio a pé no centro histórico de Angra Igreja de Santa Luzia | Viajante Solo

Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis

A Casa de cultura funciona em uma construção de 1824 e o prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foi inaugurada em 1985 e conta com uma sala de exposições, oferece cursos, mostras, apresentações e palestras.

Passeio no centro histórico de Angra Casa de Cultura | Viajante Solo

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição 

De arquitetura modesta, a Igreja Nossa Senhora da Conceição levou muito anos para ser construída e inaugurada. As obras começaram em 1625, em 1704 a coroa fez uma remessa de dinheiro para ajudar na finalização, mas mesmo assim a inauguração aconteceu apenas em 1750. 

Passeio no centro histórico de Angra Igreja Matriz | Viajante SoloPasseio no centro histórico de Angra Igreja Matriz Altar | Viajante Solo

Praça Nilo Peçanha 

Passando pela Praça Nilo Peçanha você verá os prédios da Câmara Municipal e também da Prefeitura da cidade. Lendo um pouco sobre a história e o prédio da Câmara, que antigamente era chamado de Senado da Câmara, li uma passagem bastante engraçada:

“em 1633 foi instituída uma Lei que obrigava a polícia a colocar as pessoas que ficavam à volta de uma obra, dando palpites ou fazendo comentários sobre o serviço e prejudicando o andamento da mesma, a ajudar na construção”.  (Fonte: Câmara Municipal de Angra dos Reis)

Já pensou na situação? Qualquer comentário sobre uma obra e você seria obrigado a trabalhar nela! hahahaha

Passeio no centro histórico de Angra Camara Municipal | Viajante Solo
Câmara Municipal de Angra dos Reis

Praça Almirante Tamandaré

Na Praça Almirante Tamandaré você encontra várias pessoas “lagarteando” e também comprando peixe fresco no Mercado Redondo. Também tem lojinhas com lembrancinhas da cidade e o Monumento a Zumbi.

Passeio no centro histórico de Angra Casa Larangeira | Viajante Solo

Passeio no centro histórico de Angra Mercado de Peixe | Viajante Solo
Mercado do Peixe, construção de 1914
Passeio no centro histórico de Angra Monumento ao Zumbi | Viajante Solo
Monumento ao Zumbi

Terminamos a nossa caminhada no Cais Santa Luzia, de onde saem os barcos para os passeios e que tem uma vista belíssima.

Passeio no centro histórico de Angra Cais Santa Luzia | Viajante Solo

Eu adorei fazer o passeio no Centro histórico de Angra, pois é algo que poucas pessoas conhecem e nosso guia, Márcio Miler,  foi excelente e sabe muito da região e das histórias por trás dos prédios.

Informações Práticas

Doce Angra
Whats: 24 99988-0050
Reservas: turismodoceangra@gmail.com
Valor: R$ 40,00 (Jun 2017)
Saídas diárias às 8h30 e 13h30, agendadas com pelo menos 24h de antecedência.

Denise Tonin visitou Angra dos Reis a convite do Angra CVB e ficou hospedada no Vila Galé Eco Resort.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom conhecer e saber um pouco mais desse lugar e sua história.
    Angra e suas praças, igrejas, passeios de barco, lojas, mercado…e uma linda igreja da matriz.
    Gostei de saber que é uma das cidades mais antigas do Brasil.
    Valeu, Viajante by Denise Tonin, achei bem interessante.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here