fbpx
HomeViajar SozinhaOnde se hospedar viajando sozinha: hostel ou hotel?

Onde se hospedar viajando sozinha: hostel ou hotel?

-

Quando começamos a planejar nossa viagem solo, principalmente se é a primeira, sempre bate uma dúvida: onde se hospedar viajando sozinha? O que é melhor? Hostel ou hotel?

Pra começar, não existe só hostel ou hotel, mas uma infinidade de opções de hospedagem pra quem viaja sozinha, não é mesmo?

E a minha resposta sobre hostel ou hotel é: depende, pois cada pessoa tem seu estilo de viajar. E, se você ainda não experimentou um ou outro, recomendo fortemente a testar cada um deles para que você entenda bem o que é melhor para você.

Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

Não acredito muito nas frases que costumo ouvir: hotel é mais seguro para quem está viajando sozinha. Ou hostel é melhor, porque você está viajando sozinha. Não existe o “você está viajando sozinha”. Existe o que mais te agrada, o que combina com seu estilo, o que se adequa ao seu orçamento e o que tem a ver com seus objetivos nessa viagem solo.

Leia também 

Opções de hospedagem para quem viaja sozinha

Viajar Sozinha e usar o AirBnb

Viajar Sozinha e usar o Couchsurfing

Viajar sozinha é não negociar com ninguém, a não ser com você mesma e, por consequência, você vai acabar descobrindo qual é seu estilo de viagem, o que você gosta e não gosta de fazer, e também como prefere se hospedar.

Imagem: Hostel Soul Kitchen, Lisboa

Confira os planos e compre um chip com internet ilimitada para ficar conectada durante toda a viagem

Nem todas as mulheres que viajam sozinhas tem como objetivo fazer novos amigos. Isso é uma opção e, neste caso, pode ser que ficar hospedada em hostel, seja um facilitador, mas não garantia de novos amigos legais.

No Chile me hospedei em um apartamento alugado, totalmente sozinha e fiz amizades em um tour e no avião na ida. Basta estarmos abertas a isso, independente de onde estamos hospedadas.

Outra coisa que ouço e que não condiz com a realidade: hostel SÓ tem mochileiros, jovens e precisamos dividir o quarto com estranhos.  Não.

Desde os meus 50 anos, só viajo com mala de rodinhas, porque acho mais confortável e fico em hostel e em quarto privativo.  Mantenho a minha privacidade como em um hotel, mas usufruo de um ambiente mais descontraído e ainda posso usar a cozinha e economizar em refeições.

u hostels madri
Imagem: U Hostel, Madri, que oferece quartos para hospedar toda a família.

Confira as de passagens aéreas para sua próxima viagem

Resumindo: você precisa experimentar para encontrar seu jeito de viajar e qual das opções de hospedagem tem a ver com você.

Você precisa pesquisar muito, porque nem sempre o hostel é mais barato do que um hotel, já que depende de vários fatores. Além do mais, não existem só hotéis e hostels pra se hospedar. Existe uma infinidade de outras alternativas como disse anteriormente.

Onde se hospedar viajando sozinha: as principais características

Veja as características de cada tipo de hospedagem: hotel e hostel. Claro que depende em qual estabelecimento você pretende fazer a sua reserva, mas existem as características em comum.

Tenha em mente que existem hostels com preços, serviços, decoração e instalações superiores a alguns hotéis, principalmente na Europa.

Hostel

  • Quartos compartilhados femininos ou mistos, podendo ter até 10 camas. Geralmente, não possuem telefone, frigobar, cofre, etc. Seus pertences podem ser guardados em Lockers.
  • Banheiros compartilhados. Por vezes, é necessários você levar a sua toalha ou alugá-la.
  • Áreas comuns / compartilhadas: lounge, cozinha, sala de TV, sala de leitura, etc.
  • Promovem eventos e tours;
  • o preço é por pessoa / cama;
  • café da manhã simples e nem sempre incluso na diária
  • Serviço de limpeza
  • Wifi gratuito
  • geralmente, você leva o cadeado pra trancar seus pertences.

Não esqueça de contratar o seguro viagem para sua viagem solo. Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.

Hotel

  • quartos individuais, geralmente com frigobar, cofre, telefone, internet, armários, etc.;
  • banheiro privativo, muitas vezes, com amenities e secador de cabelo;
  • serviços como: restaurante, business center, piscina, academia e sauna, serviço de quarto, lavanderia, etc.;
  • Possuem informações turísticas, mas não promovem eventos para hóspedes;
  • Preço por apartamento e não por pessoa;
  • Café da manhã mais completo e incluso na diária;
  • Serviço de limpeza diário;
  • Wifi gratuito

Espero que esse artigo tenha esclarecido a sua dúvida de onde se hospedar viajando sozinha. Tomara que eu tenha ajudado um pouquinho a esclarecer as diferenças entre hotel e hostel e que você consiga, se for o caso, experimentar e descobrir qual é a melhor hospedagem para você. Sem preconceitos entre um e outro, pois ambos atendem muito bem.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

6 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia! Gostaria de ir para Jurerê sozinha, me indicaria algum Hostel perto de lugares bacanas?Obrigada!

  2. Fui para Europa e fiquei hospedada em duas cidades em Hostel, um deles foi maravilhoso, o outro não recomendaria para ninguém=(.
    Falando em recomendar pretendo ir para Orlando no próximo ano sozinha vc tem alguma indicação de hospedagem?

  3. Vou viajar agora em abril pra Europa e será minha primeira experiência solo, e a segunda internacional. Parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas e recomendações. Nos planos originais eu ia viajar acompanhado mas as coisas mudaram e eu quase desisti de viajar pensando só nos aspectos negativos de se viajar sozinho, graças a você e outros comentários estou bem empolgado com essa experiência ímpar. Primeira mudança que fiz no meu roteiro foi trocar todas as reservas de hotéis para hostels, penso que esse tipo de ambiente enriquece a viagem e as interações. No aguardo de futuras postagens, obrigado.

    • Oi Evaldo, tudo bem ? Que maravilha ouvir isso! Vá sim, você vai adorar e quem sabe repetir outras vezes? Tenho certeza que será uma experiência maravilhosa! Boa viagem! abs

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!