Como é trabalhar em navio de cruzeiro por Luana Lazarini

Está aí uma experiência que não cheguei a viver, mas tive o privilégio de contar com a Luana Lazarini para compartilhar sua experiência com a gente no que diz respeito a como é trabalhar em navio de Cruzeiro. Ela dá várias dicas super importantes para quem gostaria de aplicar para este tipo de trabalho.

Se você tem interesse nesse assunto, leia até o final, porque a Luana é super experiente e dá excelente dicas! Confira!

Foto de Samson Bush

Quem é Luana Lazarini

Quem me conhece sabe que eu adoro um desafio! Com 16 anos eu já tinha um planejamento a longo prazo: terminar o ensino técnico de Publicidade, fazer faculdade de Jornalismo e ser Aupair (intercâmbio onde moramos na casa de uma família, aprendemos e/ou aperfeiçoamos a língua local e cuidamos das crianças).

Aos 24 anos eu voltei dos Estados Unidos, agora fluente em Inglês…beleza! Acho que conseguirei um trabalho decente! Hahahahahhahaa (risadas irônicas). Ledo engano! Fiquei quase 6 meses desempregada, até que aceitei voltar a trabalhar em um lugar onde fui estagiária antes e, pra resumir, FOI HORRÍVEL.

Próximo passo? Decidi largar tudo e ser Aupair na Bélgica. Após 9 meses de intercâmbio eu voltei pra casa, pois as famílias com quem trabalhei foram super abusivas. Como sempre tento tirar o máximo de proveito e coisas positivas de tudo, ainda penso que o saldo foi ótimo. Fui a lugares incríveis e realizei muitos sonhos. <3

Fiz toda essa introdução, pois assim vocês vão entender o motivo de eu arrumar esses tipos de trabalho. Sempre procuro algo em que eu possa fugir da rotina, ter experiências diferentes, de preferência receber na moeda local e que possa viajar!

Voltando novamente aos 16 anos- eu havia pesquisado sobre o trabalho em navios, mas nunca imaginei ser capaz, pois não tinha experiência em nada e muito menos o Inglês. Após o retorno da Bélgica eu trabalhei em uma escola maravilhosa de idiomas, estava amando, mas a estrada me chamava. Foi quando resolvi dar uma olhada nas oportunidades da vida no mar.

Por onde começar?

Eu pesquisei MUITO sobre a vida a bordo. Entrei em grupos no Facebook como o Crew Life, conversei bastante com pessoas que já tinham embarcado, li muitos textos na internet. Então, me ajudou bastante a definir qual posição a bordo eu me encaixaria melhor e se isso era pra mim mesmo.

  • Você precisa falar inglês, lá é a língua oficial. Se fala mais de duas línguas, ótimo, vantagem para você! Espanhol, francês, alemão e italiano são muito valorizados!
  • Precisa ter mais de 18 anos;
  • Para algumas vagas é necessário que tenha experiência na área que deseja atuar;
  • Dependendo da vaga que o aspirante a tripulante se candidata, não é necessário ter experiência prévia, dessa forma, a agência avaliará o candidato e os conhecimentos em sua área de interesse e considerará os traços de seu comportamento pra definir qual será a melhor posição a bordo – foi mais ou menos o que aconteceu comigo!

Se você tiver um inglês super bom, pode ter certeza que conseguirá posições equivalentes no navio. Mas não desanime se tiver um mais fraquinho, dá pra ir também! Lá você irá desenrolar bem.

Como é a vida a bordo?

Se eu for fazer um gráfico de divisão do tempo que temos a bordo, definiria como:

  • 90% trabalho
  • 5% sair nos portos
  • 5% comer, dormir, transar, exercitar, limpar o quarto, lavar a roupa, festinha etc.
Foto de Diego F. Parra

Ou seja, uma loucura! Não pense que temos vida mansa, aquelas fotos que a gente posta no Instagram são só os 5% do “glamour”, do “minha filha trabalha pelo mundo… hoje não sei se está na Grécia, na Itália… ou, como é mesmo o nome daquele país? Ah Montenegro!” haha.

As vezes só vemos esses países pela janelinha redonda do escritório, ou da parte aberta dos decks (pra quem tem acesso, pois tem gente que não vê nem a cor do dia!).

Vantagens em trabalhar em navio de cruzeiro

  • Você lida com pessoas de diversas etnias, culturas, linguas… terá um crescimento pessoal muito grande;
  • Quando e se tiver tempo, poderá conhecer muitos lugares diferentes;
  • O fluxo de pessoas é muito rotativo: sempre terá gente embarcando e desembarcando. Isso pode ser vantagem ou não. Pense que seus amigos irão embora, mas pode ser que aquele chefe insuportável também irá;
  • O salário é em dólar;
  • Pode fazer bons contatos pessoais e profissionais;
  • Se for um Staff, terá acesso a área de passageiros e poderá assistir aos shows, frequentar os bares, SPA, restaurantes temáticos, etc;
  • Período de férias de 2 a 4 meses (depende muito!);
  • Oportunidade de crescimento na empresa;
  • Se apaixonar e desapaixonar muitas vezes;
  • Não terá despesas, afinal não precisa pagar moradia, seguro saúde, médico a bordo e alimentação (esse último com uma ressalva, leia a parte de Desvantagens).

Desvantagens em trabalhar em navio de cruzeiro

  • Você não está indo de férias, o foco é o trabalho!
  • Ficará muito tempo longe da família;
  • Barulho: ter que dormir com som alto e gritos dos passageiros em dias de festa, depois de você ter passado por um dia de trabalho exaustivo;
  • Solidão;
  • Falta de privacidade: tem que dividir a cabine com outra pessoa. Nem no próprio quarto você está sozinho. A pessoa pode ser muito legal ou pode cheirar mal, roncar, ser desorganizado, etc;
  • Não tem dias de folga. Nem unzinho… NADA! 7 meses trabalhando todos os dias;
  • Comida não vai ser a melhor parte: as comidas dos tripulantes não são as mesmas que as dos passageiros. As vezes nem sabemos o que está sendo servido. Sério, imagine comer a mesma coisa todos os dias por 7 meses. OK, não devemos reclamar, mas em algumas companhias a comida não é bem feita, as vezes é crua e muito menos nutritiva. Vá preparado pra gastar uma graninha no porto pra comer delicias gregas, italianas, arábicas (tudo depende de onde estará).
  • Algumas pessoas sentem enjoo (não foi o meu caso).

Agora que você tem uma ideia, avalie e veja o que compensa pra sua vida!

Cargos nos Navios

Os cargos dentro de um navio são semelhantes aos de um resort. O organograma se baseia em três divisões: oficiais (tripulantes de carreira, engenheiros e chefes de departamentos), staff (recepção, lojas, fotografia e entretenimento) e crew / tripulantes (hotelaria). As áreas de atuação podem ser ligadas diretamente aos passageiros ou não.

Officer ou Oficiais

Normalmente não se encontra brasileiros, pois não temos um histórico nesse mercado. Mas há algumas exceções.

Staff

São as posições mais atrativas para brasileiros, pois temos a falsa ilusão de que se trabalha menos e de que não é um trabalho com grande esforço físico e braçal. Para estes departamentos as vagas são mais concorridas, principalmente porque competimos com outras nacionalidades, como os europeus.

Ainda não temos no Brasil uma hotelaria 06 estrelas e normalmente não falamos outras línguas com fluência – a exceção do idioma inglês -, e esses são os principais requisitos para a contratação.

Importante pensar que em um navio mediano tem uma recepção com um quadro de funcionários de 8 tripulantes, em média, enquanto o departamento de restaurante conta com 600 tripulantes. Ou seja, para cada 1 recepcionista embarcada, temos 100 tripulantes do restaurante embarcando. Neste sentido, as companhias contratantes definem quem tem mais qualificação e maior quantidade de idiomas para os cargos de Staff.

Crew

Imagine um hotel (exceto o setor de recepção, concierge, reservas e administrativo). As posições restantes são as de Crew. São os departamentos que tem maior quantidade de vagas e a rotatividade é bem alta.

São as posições que mais ganham dinheiro a bordo (dependendo do cargo que você atuará), pois estão ligadas ao serviço da hotelaria, como bar, restaurante e governança. Estes departamentos são a grande oportunidade para embarcar, pois é mais fácil entrar, ganhar bem e com chance de crescer dentro do navio.

Existem dois tipos de Crew: Front of the house (tripulantes que trabalham para o passageiro) e Back of the house (tripulantes que trabalham no mundo do tripulante). Para qual posição você serve? Tudo depende do seu nível de inglês e a sua qualificação!

Qual é o salário a bordo?

Depende da companhia e da posição. Andei pesquisando e encontrei essa tabela de salários da temporada de 2018/2019, de acordo com os valores divulgados pelas empresas de recrutamento:

  • Cleaner: US$ 700
  • Camareira: US$ 1.500
  • Atendente de restaurante: US$ 1.000
  • Lavador de pratos: US$ 767
  • Atendente de piscina: US$ 902
  • Técnico de palco: US$ 1.275
  • Técnico de luz: de US$ 1.700 a US$ 2.200
  • Técnico de som: US$ 1.700 a US$ 2.200
  • Fotógrafo: US$ 700 mais comissões
  • Entretenedor Infantil Sazonal: US$ 1.000
  • Médico: US$ 6.500
  • Enfermeiro: US$ 3.728
  • Bartender: U$933,00 + extras
  • Auxiliar de bar: U$550,00 + extras
  • Garçom: US$ 900,00
  • Mensageiro: U$600,00 + Extras
  • Cozinheiro: U$1182.00
  • Dançarino: U$ 870,00

Como se candidatar

Para primeiro embarque é muito difícil ser aceito mandando diretamente para as companhias. Geralmente, se deve aplicar com agências recrutadoras, como por exemplo:

O processo é relativamente simples, acesse o site e mande o currículo na janela indicada. As empresas vão te chamar caso o seu currículo esteja de acordo com os requisitos essenciais para trabalhar em cruzeiros. As entrevistas costumam ser presenciais e o processo seletivo se divide em algumas etapas.

Preciso fazer algum curso específico?

Independente da Companhia de Navegação todo e qualquer tripulante deve participar do Curso Básico de Segurança de Navio (CBSN).

A Convenção que traz tal determinação é o STCW – Standards of Training and Certification Watchkeeping Convention). Sendo o Brasil país signatário de tal convenção, cabe à Marinha Brasileira a fiscalização no sentido de verificar que os trabalhadores embarcados em navios de cruzeiro possuem referida certificação.

No geral, você precisará investir uns R$ 2.500 contando todos os cursos, vacinas e exames médicos. Algumas companhias reembolsam o exame médico após um período embarcado.

Foto de Peng Louis 

Perguntas Frequentes

Qual é a média de horas trabalhadas?

Tecnicamente de 10 a 14 horas POR DIA, 7 dias por semana.

Quanto tempo você fica embarcada?

Trabalhamos por contratos. Em média de 7 a 9 meses. Sim, sem voltar pra casa.

Você faz somente a temporada brasileira?

Não, assim como falei acima, os contratos são de 7 a 9 meses. A temporada brasileira dura apenas 4 meses e é uma ótima época pra aplicar para embarcar.

Quando é a temporada brasileira e por que é a melhor época?

Os navios vem para o Brasil no começo de Novembro e vão embora fim de Fevereiro / começo de Março. Essa é a melhor época, pois é quando precisam de mais brasileiros trabalhando.

Existe uma lei que exige que até 20% dos tripulantes sejam brasileiros, caso um navio fique por mais de 30 dias na nossa costa.

Ah você tem a vida dos sonhos, né?

Não. Se fosse um sonho, eu não precisaria trabalhar.

Mas vale a pena?

Depende, essa é uma questão muito pessoal, mas indico pra todo mundo que quer ter uma experiência diferente na vida. É literalmente uma relação de amor e ódio.

Sempre digo que você tem que ver por você mesmo. Faça um contrato e avalie! Mas pra te ajudar, fiz uma listinha de vantagens e desvantagens.

E pra fechar…

  • Não basta apenas gostar de viagens para trabalhar embarcado. Lembre-se: você não é um passageiro que está apenas passeando e curtindo lugares fantásticos.
  • As agências especializadas em recrutar pessoal para cruzeiros valorizam a experiência profissional. Se você nunca trabalhou a bordo de um navio, mas deseja aumentar as suas chances de contratação, então qualifique-se em alguma área relacionada, como restaurante, hotelaria e entretenimento.
  • É essencial exercitar o foco, a disciplina, e disposição para desempenhar uma função a bordo. Não esqueça a cordialidade e a simpatia, o navio é um ambiente “pequeno” e todo mundo precisará de todo mundo. RESILIÊNCIA é a palavra-chave. Dentro de um cruzeiro marítimo há pessoas com diferentes nacionalidades, pensamentos e culturas, por isso a capacidade de adaptação é um atributo muito valorizado pelos recrutadores.
  • PESQUISE, PESQUISE E PESQUISE!!!!
  • NÃO TENHA MEDO, CORAGEM!!!!


Maravilhosas as dicas da Luana, não ? E aí? Você se animou em trabalhar em um navio? Se eu fosse mais novinha, acho que encarava pelo menos uma vez para poder viver essa experiência, apesar de saber que não é bolinho, não! Mas acho que super vale a pena!

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