Livro: Próxima Estação, Paris de Lorant Deutsch

Você também sofre de amor profundo por Paris? Sabia que a cidade se chamava Lutécia? Gostaria de fazer passeios fora dos guias de turismo e descobrir relíquias escondidas pelas ruas de Paris? Então, não pode deixar de conferir Próxima Estação, Paris de Lorant Deutsch.

[pull_quote_center]Paris será sempre Paris, é claro. Mas desde quando Paris é Paris? A partir do final do século III, a cidade foi em grande parte abandonada por sua população romana e tornou-se quase exclusivamente uma cidade dos gauleses… Desde aquele momento, parece que o nome de Lutécia foi sendo pouco a pouco abandonado. O primeiro testemunho que temos disso está materializado em um marco de milha romano do ano de 307, descoberto em 1877. Ele não indica Lutécia, mas Civitas Parisiorum, a cidade dos Parisii… Desde essa,época, Paris emerge de Lutécia. Esse marco, reutilizado num sarcófago da época merovíngia, está exposto no museu Carnavalet.[/pull_quote_center]

Nossa esse livro é uma viagem e tanto! O autor, Lorant Deutsch, mistura história e humor e a leitura corre solta e descontraída. São fatos que não são contados, muitas vezes, nos passeios tradicionais para turistas. Por exemplo, ainda é possível ver os vestígios da primeira catedral de Paris. Só que estes vestígios estão escondidos em uma garagem de um prédio particular no 5º arrondissement. Incrível, não?

Espero que vocês se deliciem tanto quanto eu tenho, com estas histórias inusitadas da cidade luz!

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.