Ahhh a Holanda, que delícia de país! E as fronteiras reabrem ao turismo e aos brasileiros, o que me deixa extremamente feliz! Mas para poder navegar nos canais de Amsterdam ou sentir o aroma das tulipas em Keukenhof, existem condições estabelecidas para a entrada de brasileiros na Holanda.
É importante lembrar que O Viajante Solo apenas divulga as informações coletadas nos sites oficiais e lembra que você DEVE consultar os sites das representações consulares, assim como o site das companhias aéreas ANTES DA SUA VIAGEM! As regras e requisitos necessários para a entrada de brasileiros poderão sofrer alterações e nem sempre conseguirei manter o conteúdo atualizado a tempo da sua viagem.
Aqui falarei apenas sobre as condições e documentos exigidos para a entrada de brasileiros na Holanda na condição de turista. Outros casos ou exceções deverão ser checados nos sites das representações consulares da Holanda, listados ao final deste artigo.
Leia mais
Documentos para Entrada de Brasileiros na Holanda
Visto
Não há necessidade de visto para brasileiros entrarem na Holanda, sendo que o período máximo de permanência é de até 90 dias, dentro de um período de 180 dias.
Passaporte
O passaporte precisa estar dentro da validade, que deverá ser superior a três meses após a data prevista de saída do Espaço Schengen. O passaporte deverá ter pelo menos 2 páginas em branco.
Passagens e Objetivo da Viagem
Tenha em mãos uma cópia impressa da sua passagem de ida e volta com todos os detalhes da viagem: datas de ida e volta, horários, empresa de transporte, etc.
Você precisa estar apta a demonstrar aos oficiais o propósito da sua viagem. Se você está viajando a turismo, basta mostrar onde pretende ir, seu roteiro, etc.You must be able to demonstrate the purpose of your stay to customs and immigration officials.
Comprovante de Recursos Financeiros
Apresentação de documentos que comprovem recursos financeiros suficientes para você se manter durante a sua estadia no país.
Por exemplo: extrato do cartão de crédito pré-pago (VTM), comprovação dos limites dos cartões de crédito e extratos, informar a quantia em cash que você está levando, extratos de conta corrente no Brasil, etc.
Você deve ter prova de que possui dinheiro suficiente para cobrir seus custos durante a sua estadia no valor mínimo de €55 dia.
Se você não puder atender a esse requisito, pode pedir a alguém na Holanda (nativo ou vivendo legalmente no país), que seja seu fiador ou patrocinador, em inglês chamado de SPONSOR. Essa pessoa deverá ser responsável pelas suas despesas durante todo o período da sua estadia no país.
Comprovante de Hospedagem
No site do Governo Holandês não menciona a necessidade de apresentação de um comprovante de hospedagem. Porém, recomendo fortemente que você tenha um e que poderá ser a reserva de hotel ou uma carta convite emitida pela seu anfitrião.
Seguro Viagem
Para sua entrada nos países que fazem parte do acordo de Schengen é recomendada a comprovação da contratação de um seguro viagem com cobertura no valor mínimo de € 30 mil euros. O seguro deverá cobrir assistência médica em caso de acidente ou doença. A sua apólice servirá de comprovação ao passar na imigração.
Dirigir na Holanda – Carteira de Motorista
Você pode dirigir com a carteira de habilitação estrangeira na Holanda, porém as categorias da sua carteira de motorista devem corresponder à Convenção de Viena (categorias A, B, C, D, E).
Se a sua carteira de habilitação não atender a este requisito, é recomendável ter uma carteira de habilitação internacional, a chamada PID.
Requisitos para Entrada de Brasileiros na Holanda em função da Covid
Atualização em 08/01/2022
Até o momento a Holanda permite a entrada de brasileiros totalmente vacinados. Para os países Baixos, o Brasil ainda é considerado uma área de alto risco.
Pessoas vacinadas com Pfizer, Moderna, Astra Zeneca (Vaxzevria ou Covishield), Coronavac-Sonovac ou Janssen e com ciclo vacinal completo, ou seja, após 14 dias da aplicação da segunda dose ou 28 dias após a dose única, devem apresentar:
- Certificado Nacional de Vacinação Covid em inglês, emitido pelo ConecteSus.
- Teste PCR coletado a menos de 48h do horário de embarque ou antígeno coletado em menos de 24h ao embarque (pessoas acima de 12 anos);
- Declaração de recuperação da Covid-19, nos casos que já tenham contraído o vírus.
- Preenchimento de Formulário de Declaração de Saúde (acima de 13 anos). Você pode preencher online ou imprimir e preencher em papel. São necessárias duas vias.
Vacinas aprovadas na Holanda
- AstraZeneca EU (Vaxzevria)
- AstraZeneca – Japan (Vaxzevria)
- AstraZeneca – Australia (Vaxzevria)
- AstraZeneca-SK Bio (Vaxzevria)
- AstraZeneca – Thailand (Siam Bioscience Co., Ltd)
- COVAXIN (Bharat Biotech International Ltd)
- Pfizer-BioNTech COVID-19 Vaccine – United States of America
- Pfizer/BioNTech (Comirnaty)
- Johnson & Johnson ((COVID-19 Vaccine) Janssen)
- Moderna (Spikevax)
- Serum Institute of India (Covishield)
- Sinopharm BIBP
- Sinovac (Coronavac)
Onde fazer os testes Covid na Holanda
Sites Oficiais para Informações Atualizadas
Como informado no início desse artigo, é importante que você sempre verifique as informações atualizadas para entrada de brasileiros na Holanda nos sites das embaixadas e consulados oficiais do destino para o qual você está viajando.
Abaixo alguns sites que podem te ajudar na atualização de informações.
Outros países com fronteiras abertas pra brasileiros
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na França
- Requisitos para Entrada de Brasileiros no Marrocos
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na Espanha
- Requisitos para entrada de Brasileiros em Portugal
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na Argentina
- Requisitos para Entrada de Brasileiros no Uruguai
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na Bélgica
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na Espanha
- Requisitos para Entrada de Brasileiros na Holanda
- Requisitos para Entrada de Brasileiros no Chile