fbpx
HomeGréciaViajar Sozinha para a Grécia: dicas práticas

Viajar Sozinha para a Grécia: dicas práticas

O país tem a fama de ser um destino romântico e pra casais, mas te garanto que dá pra ter uma experiência incrível sozinha na Grécia! Veja como planejar a sua viagem solo!

-

Pensar na Grécia é evocar uma importante parte da história da humanidade.  Com suas construções suntuosas, como a Acrópole ou o Templo de Zeus Olímpico! É um destino que atrai, todos os anos, milhares de turistas. Mas nem só de história vive a Grécia. Suas ilhas e praias de azul cristalino, a receptividade dos gregos, a culinária peculiar de grandes porções, faz da Grécia um destino fácil de se apaixonar. E por que não experimentar viajar sozinha para a Grécia?

Leia também

Viajar Sozinha para Atenas

Viajar Sozinha para Mykonos

O que fazer em Mykonos além das praias

Você deve pensar que viajar sozinha para a Grécia pode ser um pouco entendiante e talvez estranho, já que suas ilhas são consideradas destinos paradisíacos e românticos. Mas não é bem assim. Claro, que só posso falar de onde estive e não fui em muitas ilhas ainda, mas…

Mykonos é também conhecida pelas incontáveis baladas nos beach clubs e as pessoas estão pouco se importando se você está sozinha ou acompanhada. Atenas é um dos principais destinos da Grécia, não só por ser a capital, como também a maior cidade do país. É uma cidade que emana história, mas ao mesmo tempo tem um ar jovem e descontraído. Santorini transborda de gente de todas as idades, em todas as direções, acompanhadas ou não.  Enfim, a Grécia tem atividades para todos os estilos de viajantes.

Viajar Sozinha para a Grécia: dicas essenciais pra quem vai viajar solo

Reuni neste artigo várias informações que coletei nas minhas pesquisas antes de viajar, minhas impressões ao voltar, e que acho que podem ajudar a quem vai viajar sozinha para a Grécia.

Coloquei uma pequena tabela para que você possa, caso queira, navegar diretamente a um item do texto.

Idioma

Juro que tentei aprender várias palavras e até pronunciava frases inteiras perfeitamente, quando ensinada por algum simpático nativo. Só que 5 minutos depois as esquecia. Falar, entender e ler o grego, idioma oficial do país, é bastante complicado. Mas você poderá se comunicar em inglês, principalmente em Atenas e nas ilhas mais turísticas.

Palavras Úteis

  • Por favor – Parakalô
  • Obrigada – Efharistô                    
  • Sim – Né
  • Não – Ohxi
  • Bom dia -Kaliméra
  • Boa tarde – Kalispéra
  • Boa noite – Kalinirta

Dinheiro na Grécia

Na Grécia a moeda é o Euro e em relação aos preços de alimentação, transporte e atrações, comparando com França e Itália, que também estiveram no meu roteiro, achei o país mais barato do que imaginava.

Leia também

Como levar dinheiro em viagens internacionais

Cidades baratas na Europa para conhecer sozinha

Como economizar viajando sozinha

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Fuso Horário

Dependendo do mês que você viaja para a Grécia, a diferença de horário entre o Brasil e o seu destino é de quatro a seis horas a mais. Isso acontece porque lá também existe o horário de verão, que começa em março e se estende até outubro. Então, antes de viajar, confira para ver a diferença entre a cidade que você vai e o Brasil.

Energia & Tomadas

A voltagem na Grécia é 220 volts e as tomadas contam com duas entradas redondas paralelas, em conformidade com o padrão europeu. Portanto, não esqueça de colocar nas malas um adaptador universal para não ter problemas para carregar seus equipamentos.

Leia também

Plugues de tomada ao redor do mundo

Saúde

Vacina

Até o momento de escrever este post não é exigida nenhuma vacina para entrar na Grécia. No entanto sempre recomendo que, independente de quaisquer exigências, você tome logo a sua vacina de febre amarela, que vale para a vida toda. Assim você já fica com seu Certificado de Vacinação pronto e não precisa mais se preocupar com isso para outras viagens.

Seguro Viagem

Na Grécia, assim como nos demais países da União Europeia, é indispensável que você possua seguro viagem com cobertura no valor mínimo de 30 mil euros. Lembre-se, que além da imigração poder solicitar a comprovação do seguro na sua chegada, os custos de despesas médicas na Europa são elevadíssimos! Então não dê bobeira com isso, pois é uma economia sem sentido!

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto de 15% na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

Visto & Documentos

Se você vai viajar sozinha para a Grécia e não pretende ficar mais de 90 dias, ou seja, três meses, não precisa ter visto. Porém, existem outros documentos necessários que podem – ou não – serem exigidos na imigração:

Sites Úteis para informações da Grécia

Sozinha na Grécia – Segurança

A Grécia é considerada um dos países mais seguros da Europa e o seu povo bastante honesto. No entanto, é importante ter os cuidados básicos que são recomendados em qualquer cidade que se visita à turismo, inclusive, nos locais mais movimentados.

O cuidado maior deve ser em Atenas, onde existem alguns subúrbios considerados mais perigosos, mas que com certeza você não irá, pois não são turísticos. Por isso a importância também de optar por uma boa localização na hora de escolher a estadia para a sua viagem sozinha na Grécia.

Sozinha na Grécia, Denise Tonin

Conexão à Internet na Grécia

Você pode sair do Brasil com um e-sim ou sim card ativado e funcionando para não ter a preocupação de procurar por uma operadora na chegada e perder tempo com isso. Até porque nem todos falam inglês nas lojas das operadoras na Grécia e, por este, motivo pode ficar um pouco complicado comprar o melhor pacote de dados e ainda fazê-lo funcionar. Mas saiba que vai pagar mais por esta comodidade. Por isso, precisa avaliar o que é melhor para o seu caso.

Portanto, se você está com o orçamento apertado e tem tempo no seu roteiro para pesquisar pela melhor operadora e o melhor pacote de dados, poderá comprar um chip ao chegar.

As operadoras disponíveis na Grécia são a Cosmote, Wind, CYTA e a Vodafone. A que eu já usei diversas vezes na Europa e não tive qualquer problema foi a Vodafone.

Como chegar e se deslocar

Avião

A companhia aérea grega que usei foi a Aegean Airlines, excelente no voo entre Santorini e Roma. A maioria das grandes companhias aéreas mundiais voam para Atenas, principal porta de entrada no país.

Aegean Airlines, companhia aérea grega

Não há nenhuma empresa brasileira que ofereça voos diretos para a Grécia até o momento em que escrevo este artigo. Caso você já esteja na Europa, poderá consultar também as empresas  low costs Ryanair e Easy Jet.

Leia também

Estratégias para comprar passagens aéreas baratas

Onde encontrar passagens aéreas em promoção

Os aeroportos de Atenas e Thessaloniki são os principais para voos domésticos para as ilhas mais frequentadas, como Santorini, Mykonos, Naxos, Creta, Rhodes, Kos e Skiathos.

Os voos podem ser, às vezes, a forma mais rápida de chegar a uma ilha. Mas lembre-se na hora de comprar a sua passagem do tempo gasto com a chegada antecipada para check in, despacho de bagagem, transporte até o aeroporto que nem sempre fica perto do centro da cidade, etc.

Sempre vale antes de se decidir por voar, comparar: preço x duração da viagem X tempo para check in X transporte até o aeroporto X transporte na chegada até a sua hospedagem.

Carro

Se você resolver alugar um carro para viajar pelo país,  não terá problema com as placas de sinalização, pois elas estão em grego e também no alfabeto romano. Ufa! A maioria das estradas estão em boas condições e, em algumas delas, você vai encontrar postos de pedágio. 

Leia também

Viajar Sozinha e alugar um carro

Alugar um carro viajando sozinha: suas dúvidas esclarecidas

Mais do que circular ou se deslocar entre as cidades, a minha recomendação é alugar um carro para explorar as ilhas que, na maioria das vezes, oferece um serviço de transporte público com horários mais escassos. Com isso, você poderá explorar melhor o destino e conhecer as paias mais afastadas.

Não esqueça de levar a sua Permissão Internacional para Dirigir. Nem sempre é pedida pelas locadoras de carro, mas é recomendável você ter em mãos, caso acontece algum acidente.

Trem

Não costuma ser um meio de transporte muito usado pelos turistas, já que os trens por lá não são tão rápidos. Existem planos deles recuperarem as ferrovias, mas, por enquanto, ainda não há muitas opções. Mesmo assim, existem diferentes rotas oferecidas de Atenas para Tessalônica, Patra e Alexandrópolis. Para ver mais detalhes, destinos, horários e preço, você pode acessar o site da Trainose (em inglês).

Ônibus

Viajar de ônibus dentro da Grécia é mais popular e fácil do que de trem. A empresa que opera o sistema é a Ktel e para cada região há um site diferente, onde você poderá ver as informações em inglês. De Atenas é possível ir de ônibus para quase todas as grandes cidades do país.

Ferry Boat

Viajar de ferry boat, meio que utilizei para ir de Atenas para Mykonos e de lá para Santorini, é a maneira mais confortável e mais fácil de se deslocar entre as ilhas de um mesmo arquipélago. Se você for visitar ilhas em arquipélagos diferentes, talvez um voo seja melhor.

As principais empresas que oferecem ferries rápidos são a Sea Jet e a Blue Star Ferries, mas existem outras empresas e você pode consultar em sites comparadores como a Greek FerriesFerries in Greece ou Ferries.gr

As passagens do ferry podem ser comprados online e, ao chegar ao porto, verifique se você deve trocar os vouchers recebidos por e-mail antes de embarcar.

Gastronomia

Quem gosta de conferir de perto a culinária do país que visita, vai se esbaldar com a variedade grega! São muitas delícias da culinária, sempre servidas em enormes porções. Dá uma olhadinha no que você deve provar!

Moussaka, uma das delícias gregas que você deve provar
Moussaka, uma das delícias gregas que você deve provar

Moussaka: semelhante à lasanha, leva carne de carneiro, berinjelas e tomates, temperados com azeite, cebola, ervas e pimenta. Uma delícia e você encontra na maioria dos restaurantes.

Souvlaki: espetinhos grelhados com pedaços de carnes e vegetais. Nem tão diferente do que encontramos por aqui, mas delicioso.

Gyros: carne assada servida no pão de pita, podendo acompanhar verduras e molhos, entre eles, de tomate, cebola e o Tzatziki (iogurte, pepino e alho) que virou meu vício e passou a fazer parte do meu cardápio no Brasil.

Queijo Feta: queijo coalhado feito com leite de cabra e de ovelha, bem salgadinho como eu gosto. Que sabor incrível!

Iogurte: o mais maravilhoso do mundo! Que sabor e que consistência! Esquece os iogurtes gregos do Brasil, nem se compara. Então, aproveite e se esbalde no cafè da manhã. Prometo que você não vai se arrepender. Além de ser consumido puro, também entra na receita de muitos pratos.

Salada Grega: servida como entrada em muitos restaurantes, leva tomate, pepino, pimentão e cebola roxa temperados com especiarias. As porções são enormes, então, mesmo que eles digam que é pequena, você poderá dividir. Acredite!

Ouzo: é a principal bebida alcoólica, tratando-se de um destilado de anis. Eu não cheguei nem perto, porque detesto anis, mas tinha que avisar a você pra provar, né?

Cervejas: existem várias e provei inúmeras. Mas a que eu mais gostei em termos de sabor foi a Mythos.

O que não pode faltar na mala de verão

Tudo que você leva para um destino de praia como roupas de banho, vestidos, saídas de praia, óculos de sol, protetor, etc.

Leia também

O que levar na mala de verão

O que levar na mala de primavera

Mas o que talvez não seja tão óbvio e que vai ser útil são os sapatinhos para andar nas praias com pedrinhas incômodas. Chama-se sapatilha náutica e é super confortável de andar e depois não demora a secar. Não esqueça de conferir a minha listinha de acessórios de viagem pra quem viaja sozinha. Uma listinha completa de coisas úteis.

Como montar o roteiro para viajar para a Grécia sozinha

Entre os principais destinos procurados pelos turistas, o que chamo de Grécia Essencial, estão a capital Atenas, bem como as ilhas de Mykonos e Santorini e foi por onde perambulei em 2018.

Viajar Sozinha para a Grecia Santorini Viajante Solo

Porém, o grande problema ao montar um roteiro pela Grécia é escolher para onde ir. São tantos destinos paradisíacos, que fica bem difícil de decidir sem sofrimento. Você vai ter que deixar algo para trás.

Leia também

 Divelia Hotel, hospedagem na praia de Perissa, Santorini

A dica é você escolher uma região para explorar e então decidir quais ilhas quer conhecer. Explorar uma mesma região facilitará o seu deslocamento entre as ilhas e você perderá menos tempo.

Para facilitar um pouquinho a organização do seu roteiro pela Grécia vou colocar algumas regiões / ilhas por aqui para você começar a sua pesquisa! Sim, é de enlouquecer, então a dica é: escolha uma região / arquipélago coloque no Google e comece vendo as fotos. Apaixonou? Comece as pesquisas mais detalhadas.

Ilhas Ciclades: 

As Ilhas Ciclades são um grupo de 56 ilhas e são as mais conhecidas. Algumas delas para você pesquisar: Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Delos, Ios, Kea, Kimolos, Kythnos, Milos, Mykonos, Naxos, Paros, Santorini, Serifos, Sikinos, Sifnos, Siros, Tinos e Folegandros. As menores são Donousa, Irakleia, Koufonisia e Schinousa.

Viajar Sozinha para a Grecia Denise Tonin Mykonos Viajante Solo

Ilhas Jônicas

Zakynthos (onde tem a praia mais linda do mundo, a Navagio Beach), Ithaca, Corfu, Kefallonia, Lefkada, Paxi e Kythira, que  constituem a famosa Eptanissa. As menores são: Antipaxi, Ereikoussa, Kalamos, Kastos, Mathraki, Meganissi, Othoni, Skorpios, Strofades.

Ilhas Espórades

Alonissos, Skiathos, Skopelos, Skyros

Creta

A famosa ilha da lenda do Minotauro é enorme e dividida em 4 prefeituras: Chania, Rethymno, Heraklion (capital da ilha) e Lasithi. Pelas minhas pesquisas para conhecer bem a Ilha toda, pode serparar uns 10 dias, pois tem muitas coisas para ver e fazer.

Ilhas do Dodecaneso

Dentre as ilhas do arquipélago Dodecaneso, Rhodes é a maior e talvez a mais conhecida por conta da estátua Colosso de Rhodes, umas das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. As outras ilhas são: Astypalaia, Kalymnos, Karpathos, Kasos, Kastellorizo, Kos, Lipsi, Leros, Nisyros, Patmos, Symi, Tilos e Chalki.

Ilhas Sarônicas

São as que estão mais próximas de Atenas e muitas vezes são visitadas nos finais de semana. São elas Angistri, Aegena, Methana, Poros, Salamina, Spetses e Hydra.

Ilhas Espórades

Alonissos, Skiathos, Skopelos, Skyros

Bom, estas foram as informações essenciais e que considero úteis para quem vai viajar sozinha para a Grécia. Se tiver alguma dúvida, por favor, deixe nos comentários que vou adorar responder.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi Denise, vou a um casamento na ilha de Kos e depois quero viajar para conhecer algumas ilhas. Te mandei um e-mail. Vc me ajuda? Muito obrigada!!

  2. Oieee Denise precisava de umas dicas de como começar uma viagem pra Grécia , temos um grupo de amigas e sou eu que vejo Td , será que conseguimos um guia lá , fomos pra Cancum com guia e foi perfeito . Passagens , estadias , não sei nem como começo a ver , pretendemos ir junho ou setembro 2020.

    • Olá Maria, tudo bem ? Sim, com certeza conseguirá guia em português por lá. Presto Assessoria de viagem por Skype e posso te ajudar mostrando como você pode fazer cada etapa da viagem: estadias, passagens, hoteis, ingressos, deslocamentos, seguro, etc. Se tiver interesse, me mande um email para denise@viajantesolo.com.br que te mando os detalhes de como funciona beijos

  3. Já me decidi: Ilhas Ciclades….Anafi, Antiparos, Ios, Mykonos, Naxos, Paros, Santorini… ai ai…sigo páginas da Grecia no Insta e é a minha meta 2019. Suas dicas são super bacanas. Parabéns!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!