11 passeios gratuitos em Paris para curtir sozinha Viajante Solo

Que Paris é uma cidade maravilhosa todo mundo já está careca de saber. A capital francesa é um dos principais destinos escolhidos pelos viajantes do mundo todo, principalmente pelos brasileiros. Mas em tempos de euro nas alturas, nunca é demais enriquecermos o nosso roteiro com passeios gratuitos em Paris, não é mesmo?

reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas em Paris e faça a sua reserva com cancelamento gratuito.

A cidade luz tem muitas opções, mas selecionei os passeios gratuitos que mais gostei para curtir sozinha. Essas atividades são todas gratuitas e vão deixar a sua viagem solo mais em conta e especial.

1Se perder nas ruelas de Montmartre

Passeios gratuitos em Paris para Curtir Sozinha: Se perder nas ruelas de Montmartre

Para mim, Montmartre é um dos pontos mais especiais de Paris. Sempre fico encantada com este bairro, que consegue reunir toda a beleza, história e boemia da cidade. Ele fica em uma colina no 18º arrondissement, ao norte do Sena, logo acima do famoso Moulin Rouge.

Desde o momento em que você sai da estação Blanche do metrô e começa a subir, já dá para perceber o porquê dos turistas gostarem tanto da área que, antigamente, serviu de lar para poetas, pintores e artistas que ajudaram a tornar Paris no que ela é hoje. Essa aura artística continua presente pelo bairro, que conta com muitos murais, grafites e artistas de rua.

Não esqueça de contratar o seguro viagem, exigido para entrada na Europa. Faça a cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem!

Comece subindo pela Rue Lepic e passe em frente ao Cafe de Deux Moulins, que serviu como cenário do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. O café não tem nada demais, inclusive a atendente era bem antipática quando fui, apesar de eu ter sentado e consumido. Acho que devem estar cheios do saco de turistas mãos de vaca que entram pra fotografar e não consomem nada! ha ha

Depois, siga em frente em direção a Place Saint-Pierre e, no caminho, aproveite para se perder entre as ruelas do bairro, cada um com uma surpresa diferente. Não deixe de visitar o carrosel da Place Sainte-Pierre e a Rue Saint Vincent para ver cenários que parecem ter saído direto da tela do cinema.

Confira os planos para comprar um chip com internet 4G ilimitada e ficar conectada durante toda a viagem.

Todas essas atividades são ao ar livre e, por isso, são passeios gratuitos em Paris. Minha única recomendação é: mantenha-se sempre atenta aos seus arredores. Paris é uma cidade belíssima, mas pode ser perigosa se você não se cuidar. A região em volta da basílica é conhecida por ser ambiente de batedores de carteira e de assaltantes oportunistas, portanto não dê bobeira.

Informações Práticas

Montmartre – Metrô Blanche ou Anvers.

Caso você não queira subir a pé até a Place du terte topo de Montmartre há duas possibilidades:

  • Petit Train – O trenzinho turístico (€6.50 Adulto ida e volta – Fev 2019) faz um tour no bairro e te deixa ao lado da Sacre Coeur. Você pode pegá-lo para voltar também. A estação do Petit Train, fica em um canteiro exatamente na frente do Moulin Rouge. Descer na estação Blanche.
  • Funiculaire – É o bondinho que liga a parte baixa de Montmartre até a parte alta e a subida dura 1 min e 30 seconds. Funciona de 6:00 às 0:45 h. Como a bilheteria fecha à noite, é melhor ter a passagem compradas de antemão. Poderá usar seu bilhete de metrô. Para chegar no Funicular, deverá descer na estação Anvers

2Apreciar o pôr-do-sol nas escadarias da Sacre Coeur

Passeios gratuitos em paris para Curtir sozinha: Apreciar o pôr-do-sol nas escadarias da Sacre Coeur

Já que estamos falando de Montmartre, nada mais justo do que incluir a basílica de Sacre Coeur na lista. A igreja fica no topo do bairro boêmio parisiense e garante uma vista panorâmica belíssima de toda a cidade.

Encontre o  para sua passagem aérea

Você pode aproveitar a tarde para passear pelo bairro, visitar os pontos turísticos e, ao final da tarde, conhecer a basílica por dentro, mais uma atividade gratuita, e depois assistir ao pôr-do-sol nas escadarias.

Informações Práticas

La Basilique du Sacré Cœur de Montmartre – 35 Rue du Chevalier de la Barre – Montmartre – Horário: 6h às 22h30

3Tirar fotos no Muro do Amor (Le mur des je t’aime)

Passeios gratuitos em Paris para Curtir Sozinha: Tirar fotos no Muro do Amor

Voltando a falar de Montmartre, preciso destacar um dos mais fofos passeios gratuitos em Paris. O le mur des je t’aime, conhecido em português como “o muro do amor” é um dos espaços mais requisitados por viajantes que passam pela colina boêmia.

Construído pela artista visual Claire Kito em parceria com o caligrafista Fédéric Baron, o Muro do Amor traz a frase “eu te amo” escrita em 250 línguas diferentes. A visitação é grátis (oba!) e rende ótimas fotos. A obra fica na Rictus Square, na frente da igreja de Saint Jean.

Informações Práticas

Le mur des je t’aime – Entre as Place Jehan Rictus e Place des Abbesses – Metrô Abbesses

4Se cansar zanzando na Champs Élysées

Passeios Gratuitos em Paris para Curtir Sozinha: Se cansar zanzando na Champs Élysées

Se você gosta de passear, admirar arquitetura e, por que não, fazer algumas comprinhas, recomendo dar uma caminhada pela Champs-Élysées, a via mais famosa de Paris. Com cerca de 2 km de comprimento, essa avenida já foi palco de muitas cenas importantes da história francesa e do mundo.

Você pode escolher o trajeto que combine melhor com o seu roteiro ou conforme a sua localização. Uma boa opção é começar o passeio pelo obelisco da Place de la Concorde, pertinho do Jardin des Tuileries, e seguir em direção ao Arco do Triunfo.

Olhando de longe, até parece que o arco está próximo – mas acredite em mim, a caminhada é looonga. Mas todo o cansaço vale a pena, especialmente porque o caminho é recheado de vitrines incríveis para você se distrair.

Não deixe de dar uma paradinha na Ladurre para provar os macarons mais maravilhosos do planeta, na Marionnaud para ver se os perfumes estão com bons preços e Sephora e MAC para ver as maquiagens e cosméticos. Eu poderia passar a tarde toda recomendando vitrines e lojas legais pra você conferir, mas a ideia aqui são passeios gratuitos, né?

Informações Práticas:

Champs-Élysées – Inicia na Place de la Concorde e vai até o Arco do Triunfo.

5Descansar das caminhadas no Jardin des Tuileries 

Passeios Gratuitos em Paris Descansar das caminhadas no Jardin des Tuileries

Se tem uma coisa que se faz muito em viagens é caminhar. Por isso, é importante adicionar alguns passeios gratuitos em Paris que são mais leves e podem ser ótimos momentos de descanso.

O Jardin des Tuileries ou ainda o Jardin de Luxembourgo são locais perfeitos para dar uma relaxada, curtir o ambiente, observar o vai e vem das pessoas, as crianças brincando, e ainda de quebra, recarregar as energias para seguir explorando essa cidade tão mágica.

Informações Práticas

6Explorar o Promenade Plantee

Passeios Gratuitos em Paris Explorar o Promenade Plantee

Um passeio gratuito em Paris que ainda não é tão popular entre os turistas é o Promenade Plantee, um jardim suspenso também conhecido como Coulée Verte que fica no 12º arrondissement, perto da Opera Bastille.

Ele foi construído em cima de antigos trilhos de trem que deixaram de ser utilizados em 1969. São 4,5 km de extensão que começam no Viaduto das Artes (Viaduc des Arts), um antigo viaduto por onde os trens passavam e que foi preservado e renovado. O final do Promenade Plantee fica no Jardin de Reuilly.

Este foi o primeiro parque suspenso do mundo e serviu como inspiração para a criação do High Line Park, em Nova York. Em geral, o Promenade Plantee é frequentado por moradores locais, que gostam de fazer caminhadas na região.

Informações Práticas

Promenade Plantee – 1 Coulée verte René-Dumont – 12e Arrondissement.

Para percorrer toda a extensão do parque você pode chegar pelas estações de metrô que ficam nas extremidades: Daumesnil que fica
no Jardim de Reuilly e Bastille.

Horários: segunda a sexta das 7h30 às 20h30. Sábado e domingo das 8h30 às 20h30. Fecha no inverno às 17h30 e no verão às 21h30

7Visitar a igreja Notre Dame e seus jardins

Passeios Gratuitos em Paris para curtir sozinha: Visitar a igreja Notre Dame e seus jardins

Atualização Julho 2019 >> por conta do incêndio ocorrido, toda a igreja está cercada em função da restauração e os jardins estão fechados. Então, você consegue apenas ver a igreja de longe e tirar algumas fotos com ela a partir das pontes próximas.

Uma deliciosa opção de passeio gratuito em Paris é visitar a catedral Notre Dame, na Île de la Cité, ilhazinha que fica no meio do Sena. Essa é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo e possui duas belas torres de onde se pode ter uma vista incrível da cidade e conferir de perto as famosas gárgulas.

Apenas a visitação da parte interna da catedral é de graça, bem como passear pelos seus jardins. Se você tem interesse em conhecer as criptas ou ver a vista da torre, aí sim será necessário pagar ingresso.

Recomendo aproveitar o período da manhã para visitar a catedral e tentar evitar as longas filas.

Outra dica é conferir a pequena e histórica livraria Shakespeare & Company (37 rue de la Bûcherie) que fica próxima à catedral e é mais um passeio gratuito em Paris.

Informações Práticas

Catedral de Notre-Dame de Paris -6 Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II. Horários: de seg a sexta das 9h30 às 18h. Sáb e dom das 9h às 18h.

8Admirar a Torre Eiffel a partir dos Jardins do Trocadero

Atrações Gratuitas em paris para curtir Sozinha: Admirar a Torre Eiffel a partir dos Jardins do Trocadero

Ir a Paris e não tirar uma foto com a Torre Eiffel ao fundo não é uma realidade, não é mesmo? O símbolo da cidade luz é icônico e pode ser visto de vários pontos da capital. Porém, o melhor ângulo para fazer fotos da torre ainda é o Trocadero. Assim, esse passeio gratuito em Paris vai te ajudar a tirar ótimas fotos da Dama de Ferro, especialmente durante o pôr do sol ou início da manhã.

Leia também >> 9 dicas para você tirar fotos sensacionais viajando sozinha

A construção fica exatamente em frente a Torre Eiffel, mas do outro lado do Rio Sena e é sede para o Museu do Homem, Museu da Marina, a Cité de l’Architecture et du Patrimoine, além de vários outros espaços como Aquário de Paris e um carrossel.

Informações Práticas

Trocadéro – Place du Trocadéro – 16e Arrondissement – Metrô Trocadero

9Fazer um piquenique as margens do Sena

Passeios Gratuitos em Paris para curtir sozinha: Piquenique as margens do Rio Sena

Nada mais parisiense do que comprar uma baguete, queijos francesas e um bom vinho e sentar nas margens do Rio Sena para fazer um piquenique. Alguns dos melhores lugares para fazer piquenique em Paris na beira do rio é próximo da Pont Alexandre III, na Place Vert Galant ou na Quai de la Tournelle.

Se você não estiver a fim de gastar dinheiro comprando comida, você também pode desistir do piquenique e apenas focar em encontrar um cantinho confortável de onde você pode ficar observando o movimento do rio e o vai e vem de pedestres.

Informações Práticas

10Ver Paris do alto do terraço das Galeries Lafayette

Passeio Gratuitos em Paris para curtir sozinha: Ver Paris do alto do terraço das Galeries Lafayette

A Galeries Lafayette sempre foi – e sempre será – um dos pontos turísticos mais luxuosos da capital francesa. Apesar de tudo ser muito caro lá dentro, uma opção de passeio gratuito em Paris é visitar o terraço da loja e se maravilhar com a vista em 360 graus deslumbrante do centro da cidade. De lá, é possível ver o prédio da Ópera, o bairro de Montmartre, e, claro, a Torre Eiffel.

Informações Práticas

Galeries Lafayette 40, Boulevard Haussmann – Metrô: Chaussée d’Antin – La Fayette ou Opéra Horário: terraço fica aberto das 9h30m às 19h30.

11Explorar museus que oferecem gratuidade

Passeios gratuitos em Paris para Curtir sozinha: Explorar museus que oferecem gratuidade

Se tem uma coisa que não falta em Paris é museu. Para você ter uma noção, é estimado que existam cerca de 130 museus na região de Paris e grande Paris, então tem opções para todos os gostos.

Os mais tradicionais, como o Louvre, D’Orsay e Pompidou oferecem alguns dias de entrada gratuita. O Louvre tem entrada grátis no primeiro sábado do mês, enquanto que o D’Orsay e o Pompidou deixam de cobrar entrada sempre no primeiro domingo do mês.

Também existem os museus gratuitos durante o ano inteiro, independente do dia. São eles: o Petit Palais, o Musée Carnavalet, sobre a história de Paris, e o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, que fica junto ao Palais de Tokyo.

Você também pode conferir a lista completa de museus gratuitos direto no site do Departamento de Turismo de Paris.

Informações Práticas

Passeios Gratuitos em Paris para você curtir Sozinha Trocadero Denise Tonin

Espero que você possa aproveitar alguns desses passeios gratuitos em Paris para curtir sozinha. E, caso você já tenha ido a Paris e tenha mais alguma sugestão, é só deixar nos comentários. Vou adorar conferir a sua dica.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.