Filme: Before Sunset, roteiro com as locações em Paris | Viajante Solo

O filme Before Sunset ou Antes do Pôr-do-Sol (2004) é o segundo filme de uma trilogia dirigida por Richard Linklater. Os personagens Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethal Hawke) se conheceram em um trem que viajava de Budapeste para Viena e acabaram passando o dia e uma noite juntos. Esse encontro aconteceu no primeiro filme da trilogia Before Sunrise ou Antes do Amanhecer, lançado em 1995.

Before Sunset mostra o reencontro dos dois personagens 9 anos depois. Jesse é um escritor, enquanto Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente. Jesse agora está em Paris para promover seu mais novo livro e, após reencontrar Celine, passa com ela algumas horas e conversam sobre o que aconteceu em suas vidas durante estes anos que não tiveram contato. Aqui você pode conferir o trailer.

Os diálogos acontecem durante uma caminhada em Paris que percorre vários pontos da cidade. Mostramos aqui o roteiro percorrido pelo casal e, obviamente, ele não é lógico, porque existem cortes nas filmagens e os personagens acabam aparecendo em outros pontos de repente. Mas, se você tem um tempinho a mais em Paris e quer conhecer alguns luagers um pouco fora das rotas turísticas, por que não percorrer estes caminhos?

Livraria Shakespeare and Company – 37 rue de la Bucherie 

O filme inicia na livraria onde Jesse está dando uma entrevista a respeito de seu livro, This Time, e Celine aparece. É o reencontro do casal após 9 anos! Eles se conheceram no filme Before Sunrise (Antes do Amanhecer, 1995) em Viena.

A livraria Shakespeare and Company é bastante conhecida pelos parisienses, embora não faça parte do roteiro dos turistas. Foi fundada por George Whitman em Agosto de 1951 e fica em frente a Notre Dame, no Quartier Latin (metrô Saint Michel). Depois da Segunda Guerra Mundial, George resolveu não voltar para seu país imediatamente e foi estudar francês na Sorbonne. Durante seu curso, acabou criando uma grande coleção de livros e acabou usando seu pequeno quarto no Boulevard Saint Michel como livraria e biblioteca. George faleceu em 2011 em seu apartamento que fica acima da livraria. Hoje o espaço é administrado por sua filha, Sylvia Whitman, e conta com vários eventos como  leituras de poesia,  reunião de escritores, leituras de livros, festivais de escrita e literatura, oficinas de fotografia, e até mesmo chás aos domingos. 

Before Sunset_Shakespeare & Co
Foto Reprodução Google Maps

Rue Saint Julien le Pauvre

Depois que Jesse termina sua entrevista na livraria, sai com Celine para uma caminhada que inicia na Rue Saint Julien Le Pauvre.

Before Sunset_Rue Saint Julien le Pauvre

Do lado direito da rua você pode aproveitar para dar uma espiadinha na Paróquia Saint Julien le Pauvre.

Paroquia Saint Julien le Pauvre

Rue Galande

A caminhada continua na Rue Galande e Celine explica o porquê de não ter aparecido no encontro marcado.

Rue Galande
Foto Reprodução Google Maps

Você pode aproveitar pra visitar o Studio Galande e assistir ao Rocky Horror Picture Show.

Before Sunset_Studio Galande
Foto Reprodução Google Maps

Rue des Jardins Saint Paul 

Aqui o filme tem um corte e o casal aparece do outro lado do Rio Sena na Rue des Jardins Saint Paul indo em direção ao Marais.

Jesse fala o que fez em Viena no dia do encontro que Celine não apareceu. Celine fala que ser o personagem de um livro é perturbador e lisonjeiro.

Before Sunset Rue des Jardins Saint Paul
Foto Reprodução Google Maps

Se você quiser fazer o caminho que não aparece no filme para chegar até a Rue des Jardins Saint Paul a pé (aprox 17 min), clique nesse link para ver a rota no Google Maps. Você também pode ir de metrô e descer na estação Pont Marie.

Rue Charlemagne

Celine conta sobre seu trabalho de proteção ao meio ambiente. 

before Sunset Rue Charlemagne
Foto Reprodução Google Maps

Before Sunset Rue Charlemagne Imagem 2

Foto Reprodução Google Maps

Rue Eginhard 

O casal pega uma pequena passagem da Rue Eginhard que sai na Rue Saint-Paul. Esta pequena passagem no Google Maps está em obras. mas você consegue ver onde o casal para por alguns minutos logo na saída deste atalho.

Before Sunset Rue Eginhard
Foto Reprodução Google Maps

Rue Saint Paul

Celine faz um discurso sobre o caos do mundo atual e pergunta a Jesse como ele pode dizer que o mundo esta melhorando.

Before Sunset Rue Saint Paul
Foto Reprodução Google Maps

Le Pure Café – 14 Rue Jean Macé 

Outro corte nas cenas e eles aparecem em outro ponto da cidade: no Le Pure Café (metrô Charonne). O café é tipicamente parisiense e super charmoso com seu balcão de madeira e zinco. Oferecem happy our com Champagne Billecart-Salmon todos os dias a partir das 17hs. Ótimo para uma paradinha antes da próxima caminhada.

 No Le Pure Café o casal conversa a respeito da vida de cada um ao longo dos 9 anos que estiveram separados e descobrem que estiveram ao mesmo tempo em Nova Iorque.

Before Sunset_Le Pure Café
Foto do site Le Pure Café

Coulée Verte-Rene-Dumont (Ex-PromenadePlantée)

Depois do café a caminhada continua, desta vez em direção ao Coulée Verte-Rene-Dumont (ex-Promenade Plantée).

Há um corte novamente na cena e eles aparecem na escadaria de entrada do Viaduc des Arts na Av Daumesnil, altura do número 83. Para chegar até lá, saindo do Le Pure Café, seguir pela Rue Chaligny e Rue Faidherbey, uma caminhada de mais ou menos 16 min. Para ir de metrô, descer na estação Montgalle.

Entrada Viaduc des Arts
Foto Reprodução do Google Maps

Este parque está localizado na rota da antiga linha ferroviária Vincennes, fechada em 1969. É um caminho bucólico com 4,5 km que atravessa o 12 º arrondissement de Paris. Infelizmente o Google Maps não nos permite viajar por este caminho.

Coulée Verte-Rene-Dumont
Foto Extraida do site francedigitale.com

Quai de la Tournelle

O casal termina a caminhada no Coulée Verte e temos mais um corte nas cenas. Aparecem caminhando as margens do Sena, próximos a catedral Notre Dame, no Quai de la Tournelle, onde pegam o bateau mouche para um passeio.

Celine fala a Jesse sobre seu relacionamento com um fotógrafo. Jesse resolve fazer um passeio de barco e liga para o motorista pedindo para o esperar no Quai Henry IV.

Before Sunset_Quai de Tournelle
Foto Reprodução do Google Maps

Durante o passeio de barco eles cruzam a Pont Sully, enquanto Celine fala sobre como as pessoas encaram os relacionamentos amorosose como ela costuma se sentir.

Before Sunset_Pont de Sully
Foto Reprodução Google Maps

Quai Henri IV

Desembarcam do batou mouche na Quai Henri IV, onde o motorista aguarda para levar Jesse ao aeroporto.

Before Sunset_Quai Henri IV
Foto Reprodução Google Maps

Court de l’Étoile d’Or 

Jesse oferece a Celine uma carona até sua casa e durante o trajeto eles discutem mais uma vez sobre o relacionamento.

Última parada: Court de l’Étoile d’Or, uma pequena vila com casinhas onde fica o apartamento de Celine. Um lugar super charmoso. Fica na rue du Fauburg Saint-Antoine, entre Passage du Chantier e Cour des Trois Freres. Procurei no Google Maps e a placa verde que aparece no filme com o nome do local não aparece mais. Infelizmente, tem carros na frente também, mas é aquela porta ao lado da loja Timberland.

Before Sunset_ Court de l’Étoile d’Or
Foto Reprodução Google Maps

É uma propriedade particular, mas, quem sabe, você não dá sorte e consegue entrar. É muito bonitinho o lugar. Encontrei uma fotos em um Blog chamado Parisian Touch.

Before Sunset Court de l'Étoile d'Or
Foto Extraida do Blog Parisian Touch – http://parisian-touch.blogspot.com.br

 

Before Sunset Entrada Casa Celine
Foto Extraida do Blog Parisian Touch – http://parisian-touch.blogspot.com.br

Bom, espero que vocês tenham gostado. Pra mim foi sensasional fazer esta “viagem” de pesquisa na internet e no Google Maps. Pra ajudar, montei um mapa com todos os pontos mencionados no post para ajudar na sua caminhada.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here