Air France minha mala não chegou, o que fazer | Viajante Solo

Estive na Europa em Abril e devido aos preços abusivos do Rio Surreal, resolvi comprar uma mala nova em Paris, minha última parada. Fui ao Carrefour e achei uma mala, durinha, azul, linda! 70 Euros 🙂 Voltei pra casa toda feliz com a nova aquisição e fui arrumar minhas coisinhas, pois partiria cedo no dia seguinte pela Air France.

Nesta mala coloquei as minhas comprinhas do Carrefour: mostardas, geleias, chás e… queijos e manteiga. Sim, sou viciada em manteiga e queijos e sempre trago um pouco. Tudo embaladinho apropriadamente no saco térmico.

Havia engarrafamento este dia por ser férias escolares na Europa e acabei chegando mais tarde do que costumo e ainda tinha que passar na polícia para fazer a De Taxe. Resumindo: fui a última pessoa a entrar no avião e foi a primeira vez que isso me aconteceu na vida! Sou daquelas que gosta de fazer tudo com calma, sem stress e que chega no aeroporto com três horas de antecedência.  Aliás, adoro aeroportos! Ver as pessoas chegando e partindo! Amo!

Mas sempre tem a primeira vez pra tudo e como consequência, quando estávamos chegando ao Rio o chefe dos comissários se dirigiu a mim e num francês lindo e muito rápido pediu desculpas, sorriu e falou por 5 minutos sem parar. O que consegui entender bastava! Uma das minhas malas não havia embarcado no voo, mas havia sido localizada e chegaria mais tarde! Pânico! Qual mala? perguntei ao sorridente comissário.  Ele olhou no papel e disse: XYZfjsfgsfhgqs Catei meus tickets de bagagem e… sim, era a mala azul, durinha, lindinha e cheia de queijos e manteiga! Mon Dieu!

Chegando a esteira das malas, tudo se confirmou. Malas e mais malas rodando… minha mala não chegou!

O que fazer quando a sua mala não chega

Quando sua mala não chega ou quando você percebe que ela foi danificada ou violada, ainda no setor de esteiras, procure o serviço de bagagens para informar o ocorrido. Você deve fazer isso antes de passar na alfândega. A Air France, nesse caso, abriu um PIR (Property Irregularity Report) e recebi um número de dossiê para acompanhar o processo pela internet.

Veja aqui os contatos das principais companhias aéreas para comunicar o extravio

PIR (Property Irregularity Report)

Você vai preencher uma ficha com seus dados, endereço e telefone de onde a mala deve ser entregue. Eles me pediram para autorizar um funcionário da Air France a acompanhar a abertura da minha mala, caso a polícia exigisse. Eu não autorizei, pois como moro no Rio disse que, se minha mala tivesse que ser aberta, eu mesma acompanharia o processo. Uma coisa importante: guarde seus tickets de bagagem até o final do processo.

Como minha mala já havia sido localizada, o que me restava era aguardar a chegada e pensar no estado dos meus queijos…

Quando cheguei em casa havia um e-mail do setor de bagagens pedindo desculpas pelo ocorrido e solicitando que eu preenchesse um formulário. Eu já tinha um número de PIR, mas preenchi tudo novamente por via das dúvidas.

Delayed Baggage

A mala chegou, mas…

Quando cheguei na portaria do meu prédio no dia seguinte, avistei a minha querida malinha azul estacionada. Mas achei muito estranho uma coisa: o fecho e o cadeado não estavam perto da alça da mala como deixo sempre. Simplesmente não apareciam. Deixei pra lá, pois a minha ansiedade era saber se os queijos e a manteiga haviam resistido!

Quando abri a mala, mais uma coisa “estranha”! A última coisa que eu havia colocado na mala era o saco térmico e havia uma caixa de chá, sozinha e perdida sobre este saco. OK, abriram a minha mala usando o sistema de abrir o fecho com a caneta bic.

Hora de checar tudo! A única coisa de mais valor que havia na mala era um perfume que havia trazido para a minha chefe. Ele havia sido abduzido! Que maravilha, não? Logo o perfume da minha chefe! haha

Imediatamente tirei uma foto da nota fiscal da compra do perfume e preenchi um formulário no site da Air France, anexando a cópia da nota fiscal e informando o desaparecimento do perfume.

Recebi a resposta no dia seguinte, informando que fariam o reembolso da quantia gasta – o que fizeram em 10 dias. Puxa, que bom! Que rápido! Fiquei surpresa! Mas não feliz, porque apesar do bom atendimento da Air France, as companhias aéreas não reembolsam o stress e a frustração da gente quando somos roubados na cara de pau.

Lição 1: chegue cedo ao aeroporto e faça logo o check in. A probabilidade da sua mala ficar estacionada em algum canto do aeroporto e não ser embarcada no seu voo será muito  menor.

Lição 2: se tem alguma coisa de mais valor, não coloque na mala que será despachada, leve a na sua bagem de mão.

E você? Já passou por esta situação? Compartilhe com a gente. Poderemos, desta forma, ajudar outros viajantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.