fbpx
HomeViajar SozinhaTransporteMinha mala não chegou. O que fazer?

Minha mala não chegou. O que fazer?

-

Estive na Europa em Abril e devido aos preços abusivos do Rio Surreal, resolvi comprar uma mala nova em Paris, minha última parada. Fui ao Carrefour e achei uma mala, durinha, azul, linda! 70 Euros 🙂 Voltei pra casa toda feliz com a nova aquisição e fui arrumar minhas coisinhas, pois partiria cedo no dia seguinte pela Air France.

Nesta mala coloquei as minhas comprinhas do Carrefour: mostardas, geleias, chás e… queijos e manteiga. Sim, sou viciada em manteiga e queijos e sempre trago um pouco. Tudo embaladinho apropriadamente no saco térmico.

Havia engarrafamento este dia por ser férias escolares na Europa e acabei chegando mais tarde do que costumo e ainda tinha que passar na polícia para fazer a De Taxe. Resumindo: fui a última pessoa a entrar no avião e foi a primeira vez que isso me aconteceu na vida! Sou daquelas que gosta de fazer tudo com calma, sem stress e que chega no aeroporto com três horas de antecedência.  Aliás, adoro aeroportos! Ver as pessoas chegando e partindo! Amo!

Mas sempre tem a primeira vez pra tudo e como consequência, quando estávamos chegando ao Rio o chefe dos comissários se dirigiu a mim e num francês lindo e muito rápido pediu desculpas, sorriu e falou por 5 minutos sem parar. O que consegui entender bastava! Uma das minhas malas não havia embarcado no voo, mas havia sido localizada e chegaria mais tarde! Pânico! Qual mala? perguntei ao sorridente comissário.  Ele olhou no papel e disse: XYZfjsfgsfhgqs Catei meus tickets de bagagem e… sim, era a mala azul, durinha, lindinha e cheia de queijos e manteiga! Mon Dieu!

Chegando a esteira das malas, tudo se confirmou. Malas e mais malas rodando… minha mala não chegou!

O que fazer quando a sua mala não chega

Quando sua mala não chega ou quando você percebe que ela foi danificada ou violada, ainda no setor de esteiras, procure o serviço de bagagens para informar o ocorrido. Você deve fazer isso antes de passar na alfândega. A Air France, nesse caso, abriu um PIR (Property Irregularity Report) e recebi um número de dossiê para acompanhar o processo pela internet.

Veja aqui os contatos das principais companhias aéreas para comunicar o extravio

PIR (Property Irregularity Report)

Você vai preencher uma ficha com seus dados, endereço e telefone de onde a mala deve ser entregue. Eles me pediram para autorizar um funcionário da Air France a acompanhar a abertura da minha mala, caso a polícia exigisse. Eu não autorizei, pois como moro no Rio disse que, se minha mala tivesse que ser aberta, eu mesma acompanharia o processo. Uma coisa importante: guarde seus tickets de bagagem até o final do processo.

Como minha mala já havia sido localizada, o que me restava era aguardar a chegada e pensar no estado dos meus queijos…

Quando cheguei em casa havia um e-mail do setor de bagagens pedindo desculpas pelo ocorrido e solicitando que eu preenchesse um formulário. Eu já tinha um número de PIR, mas preenchi tudo novamente por via das dúvidas.

Delayed Baggage

A mala chegou, mas…

Quando cheguei na portaria do meu prédio no dia seguinte, avistei a minha querida malinha azul estacionada. Mas achei muito estranho uma coisa: o fecho e o cadeado não estavam perto da alça da mala como deixo sempre. Simplesmente não apareciam. Deixei pra lá, pois a minha ansiedade era saber se os queijos e a manteiga haviam resistido!

Quando abri a mala, mais uma coisa “estranha”! A última coisa que eu havia colocado na mala era o saco térmico e havia uma caixa de chá, sozinha e perdida sobre este saco. OK, abriram a minha mala usando o sistema de abrir o fecho com a caneta bic.

Hora de checar tudo! A única coisa de mais valor que havia na mala era um perfume que havia trazido para a minha chefe. Ele havia sido abduzido! Que maravilha, não? Logo o perfume da minha chefe! haha

Imediatamente tirei uma foto da nota fiscal da compra do perfume e preenchi um formulário no site da Air France, anexando a cópia da nota fiscal e informando o desaparecimento do perfume.

Recebi a resposta no dia seguinte, informando que fariam o reembolso da quantia gasta – o que fizeram em 10 dias. Puxa, que bom! Que rápido! Fiquei surpresa! Mas não feliz, porque apesar do bom atendimento da Air France, as companhias aéreas não reembolsam o stress e a frustração da gente quando somos roubados na cara de pau.

Lição 1: chegue cedo ao aeroporto e faça logo o check in. A probabilidade da sua mala ficar estacionada em algum canto do aeroporto e não ser embarcada no seu voo será muito  menor.

Lição 2: se tem alguma coisa de mais valor, não coloque na mala que será despachada, leve a na sua bagem de mão.

E você? Já passou por esta situação? Compartilhe com a gente. Poderemos, desta forma, ajudar outros viajantes.
Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!