Uma das experiências que você deve, sem dúvida, experimentar na Serra Gaúcha é visitar e saborear o almoço harmonizado na Cristofoli Vinhos. Não só o almoço porque o que não faltam são opções de coisas pra se fazer por lá. O ambiente é delicioso e a recepção super aconchegante e carinhosa.

A Cristofoli Vinhos fica em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, na chamada Rota das Cantinas Históricas. Fomos recebidos pela quarta geração da família: Bruna, Letícia e Lorenzo, todos enólogos! Mas tivemos também a presença ilustre do Sr. Loreno que nos rebocou de trator até os vinhedos.

Cristofoli Vinhos

Fizemos um pouco de algumas das experiências oferecidas pela Cristofoli Vinhos. São muitas e uma mais especial e mais criativa que a outra. É na Cristofoli que você pode viver a famosa experiência Edredon nos Parreirais! Mas essa eu ainda não fiz!

Além do almoço, visitamos as instalações, a área do novo restaurante que está sendo construído e que vai ter uma vista linda do vinhedo!

Subimos rebocados por um trator até o vinhedo onde estão plantadas as uvas Sangiovese. O passeio no reboque é muito legal! Tem até escadinha pra subir no reboque, o que amei já que meu joelho falha de vez em quando! haha

Lá de cima do vinhedo, com uma vista incrível, degustamos o espumante da casa, além de provar produtos da região.

Planner Viajante Solo

Depois desse passeio surpreendente e muito gostoso, descemos de reboque novamente para nos deliciamos com o almoço harmonizado na Cristofoli. Mas antes de partirmos para as delícias culinárias das nonas italianas, vamos conhecer um pouquinho da Cristofoli Vinhos?

Cristofoli Vinhos, breve história

A história da Cristofoli começa há bastante tempo, 130 anos atrás, quando o casal Angelo Cristofoli e Maria Dalla Senta vieram da Itália para o Brasil, como muitos outros imigrantes, inclusive meu bisavô, Domenico Tonin. Todos aqui chegaram em busca de uma vida mais próspera e melhor.

Hoje em dia, os irmãos e fundadores, Loreno e Mário Cristofoli, se ocupam dos vinhedos, enquanto suas esposas, Maria de Lourdes e Roseli são as chefs de cuisine, que cuidam do preparo das receitas de família, resgatando os sabores que levam até a nossa mesa. Suspiro só de lembrar do delicioso almoço harmonizado que provamos.

Bruna Cristofoli é a gestora da empresa, seu irmão, Lorenzo, é responsável pela vinificação e a prima Letícia está à frente da loja e das redes sociais. Do plantio à venda, tudo é capitaneado pela família, o que acho incrível!

Leia também

Visita à Vinícola Pizzato no Vale dos Vinhedos

Visita à Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos

Almoço Harmonizado na Cristofoli

Você percebe que o almoço harmonizado na Cristofoli é feito com muito carinho e muito amor para que você tenha um experiência maravilhosa. A começar pelo lugar super charmoso. Estava um lindo dia de sol e a brisa refrescante deixou tudo mais agradável e relaxado. Sabe, quando a gente participa de viagens para a imprensa, é sempre muito corrido e muito intenso. Ahhh e esse foi um momento de relax total!

O que percebi é que são os detalhes e o cuidado que encantam. O garçom que está de luva na hora de servir, a Bruna que anda ao teu redor pra saber se está tudo ok. O brilho no olho e a autenticidade na hora de descrever os pratos pra sua escolha. Estamos em casa.

Agora é a hora de te deixar com água na boca! Porque o sabor também estava divino! Dá uma olhadinha nesse cardápio mais do que especial!

Cardápio Cristofoli Vinhos

Entrada: mix de brusquetas frias, focaccia e azeite de oliva gaúcho, harmonizados com Espumante Brut Charmat.

Salada: folhas com molho secreto (estou querendo saber até agora!) harmonizada com Moscato de Alexandria.

Prato Principal: são 4 opções de pratos para escolha, harmonizados com Merlot.

  • Massa bígoli com molho de tomates confit ou
  • Tortéi com molho bolognesa e recheio de abóbora ou
  • Gnocchi feito com batata doce com molho de salame fresco ou
  • Ossobuco com polenta mole.

Sobremesa: Mousse de Iogurte Natural com Calda de Suco de Uva Integral, harmonizada com Espumante Moscatel.

Sabe aquele almoço de família em que a conversa tá boa, a comida maravilhosa, o lugar é incrível e você não quer mais sair da mesa e nem ir embora? Pois é, foi assim.

Assista ao vídeo pra ver como foi a visita a Cristofoli Vinhos.

Assista ao vídeo com a visita à Cristofoli Vinhos

Leia também

10 destinos no Brasil para a primeira viagem sozinha

Visita à Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha

Experiências na Vinícola Cristofoli

Uma coisa garanto a você: agora que voltei a morar no Rio Grande do Sul, farei todas as experiências da Cristofoli e volto pra contar sobre cada uma delas. Pode apostar!

Mas quero que você saiba tudo que tem pra fazer por lá, então é só clicar nos links pra ver todos os detalhes de cada experiência:

Só posso dizer que amei muito a Cristofoli Vinhos e a experiência que vivi. Tenho certeza que você vai gostar também, então, não deixe de fora do seu roteiro pela Serra Gaúcha!

Informações Práticas

Endereço: ERS 431 km 06, s/nº | Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves – RS

Horários: Seg a Sex, 08:00 às 11:30 e 13:30 às 18:00; Sáb e feriados, 09:30 às 18:00 e Dom, 09:30 às 17:00. Fechado nos dias 25/12 e 1/1.

E-mail: cristofoli@vinhoscristofoli.com.br

Tel: 54 3439 1190 Whats: 54 98403-9247

Denise Tonin participou do Almoço Harmonizado na Cristofoli à convite da vinícola e durante a Press Trip Safra das Safras 2020. A opinião é isenta e reflete a experiência pessoal da autora durante o almoço e passeio.