Tango em Buenos Aires minha experiência no El Querandi | Viajante Solo

Dúvida cruel: em que show de tango ir em Buenos Aires? Este era o comentário dos meus colegas de tour, todos sempre muito indecisos. O preço pode ajudar a escolher, mas, no meu caso, foi o fato de estar hospedada na Villa Crespo, estar solo, querer transporte de ida e volta e, ainda por cima, um show menos turístico. Mega exigente! haha A indicação do Hotel Querido foi o El Querandi e lá fui eu conferir.

Como em minha primeira ida a Buenos Aires a trabalho já havia conferido alguns shows de tango com jantar, desta vez dispensei. Não porque seja ruim, mas porquê é aquele jantar rápido, caro e nem sempre surpreendente. O preço para o show, sem o jantar, estava U$ 65 (abril 2014) com traslado incluso e ainda com direito a uma garrafa de vinho e uma entrada ou sobremesa.

21 hs em ponto, o transporte estava na porta do hotel e eu fui sozinha, pois a maioria dos outros turistas já estava no jantar. O El Querandi fica em um casarão tradicional, na esquina das ruas Moreno e Peru, entre os bairros Montserrat e San Telmo.

Casarao El Querandi | Viajante Solo

Este casarão fez parte das primeiras construções da cidade e no ano de 1920 recebeu uma reforma completa para a abertura do tango bar, incluindo uma fachada art decó, piso xadrez e colunas salomônicas. Não é um salão muito grande e também não havia muita gente nesta noite.

Salao El Querandi | Viajante Solo

O show começa às 22 hs e o que acho extremamente desagrádavel – mas que acontece em quase todos os tangos – é que eles vem te cobrar justamente no início do show. No meu caso, ainda queriam me dar o troco em pesos na cotação oficial, o que não acontece em lugar nenhum da cidade, quando você paga em dólares. Uma reclamadinha básica e o garçom prontamente me devolveu o troco em dólares.

Mas, voltando ao show, o que é realmente interessante no El Querandi é que você vai vendo a evolução do tango através dos tempos. O show está dividido em atos e em uma tela você acompanha cenas das épocas:

  • Arrabalde: Final do século XIX até 1910 – Tango de Arrabalde
  • O Cabaré: A Imigração de 1905 a 1926
  • Carlos Gardel: O Tango Canção de 1926 a 1932
  • Salões e Milongas de 1932 a 1955
  • Modernismo Piazzola desde 1955
Historia do Tango El Querandi | Viajante Solo
A evolução das roupas também é mostrada ao longo do show

O palco não é grande então, em qualquer lugar que você se sentar, vai ter uma boa visão do show. Inclusive, eu estava em uma mesa na primeira fila, mas no cantinho e ficava difícil de ver todos os músicos. Um espelho bem na frente do palco resolvia esta questão de forma criativa. São 3 casais de dançarinos, 4 músicos e 2 cantores. Devido ao tamanho do palco, volta e meia, você verá os dançarinos em cima do bar ou dançando próximo as mesas, o que torna o show bastante intimista. As coreografias são lindas e dramáticas e os cantores tem uma voz lindíssima!

Enfim, se você está procurando um show de tango mais tradicional, intimista, sem as firulas like broadway, o El Querandi será uma ótima experiência e super recomendo.

Serviço

El Querandi – Peru, 322

Tel: +54 (11) 5199 1770

E-Mail: info@querandi.com.ar

Confira todos os posts sobre Argentina Solo

Viajante Solo Siga no Instagram

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.