fbpx
HomeViajar SozinhaComo lidar com a família quando você viaja sozinha

Como lidar com a família quando você viaja sozinha

-

Quando a gente resolve viajar sozinha, raramente, temos incentivo e apoio incondicional da família e até de alguns amigos. E isso é mais comum do que você pensa! Acontece comigo até hoje! Com todas as coisas que ouvimos a respeito da violência contra a mulher; com os comportamentos machistas, ainda encarados como naturais em pleno século XXI, não é de se estranhar que as pessoas que mais gostam da gente, se preocupem e acabem tentando nos demover da ideia. Recebo muitos emails a respeito desse assunto e quero aqui dar algumas ideias de como lidar com a família quando você viaja sozinha.

Não sou psicóloga e nem entendida desta área. São apenas sugestões e ideias que me ocorrem, quando sou questionada a respeito desse assunto. Para cada pessoa e família é diferente. Há muitas questões em jogo, então, não há garantias que possam funcionar. Mas podem ser tentadas, não?

Confira as de passagens aéreas para sua próxima viagem

Encare numa boa

Acho que a primeira coisa que devemos fazer é tentar levar estas “críticas” numa boa e não estressar. Já temos nossos desafios internos para lidar e isso seria too much. Muito menos devemos desanimar com a viagem. Não é fácil, eu sei, porque são pessoas próximas e que você esperava ter apoio. Mas é, justamente, porque elas gostam de você, que acabam fazendo algumas afirmações “tortas” como forma de argumento. Se você entrar nessa e se irritar, não vai resolver nada. Só vai ser mais um obstáculo para lidar.

Observe que, no caso dos pais, não importa a idade que eles ou você tenha, na maioria da vezes, ainda a vêem como um bebê, com um sentimento grande de proteção e posse. Minha mãe tem 85 anos e, mesmo que eu já tenha chegado aos 49, já tenha viajado muito sozinha e more longe deles há 25 anos, sempre está preocupada. Normal. E eu tento administrar da maneira que posso. Já me estressei muito e, por isso, posso afirmar com muita tranquilidade e verdade: não adianta nada, você só gasta energia a toa. Mas… que tal outro tipo de atitude?

Ouça e entenda exatamente o que os preocupa

Como lidar com a familia quando viaja sozinha Escutar

Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras  e escolha o melhor seguro viagem para você

Tá mas e aí? Ignoro minha família? Viro as costas e vou? Sim e não! Sim, vá de qualquer maneira e não desista do seu sonho. Não, não vire as costas, mas entenda nos mínimos detalhes tudo o que os aflige, incomoda, os deixa apavorados. OUÇA, antes de despejar mil argumentos sobre a sua idade, sua vontade, sua capacidade, seu direito e tal!

Quando a gente entende o que está por trás das preocupações, dos mitos sobre viajar sozinha, fica mais fácil argumentar e até os fazerem mudar de ideia. Se você não conseguir 100% de aprovação, ao menos entenderá e poderá amenizar a situação. E é isso o que queremos! E, não a Terceira Guerra Mundial, com as pessoas de quem gostamos e que se preocupam, genuinamente, com a gente.

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

Explique porque isso é importante para você

Acho que fazê-los entender as suas razões também faz parte do processo e é super importante. Você já os ouviu, certo? Agora é a hora de eles entenderem o quanto isso é importante pra você, quais são as suas motivações e o que você vai ganhar com tudo isso.

Partindo do princípios de que essas pessoas gostam e se preocupam com você, não tem como elas não entenderem. Nem que seja um pouquinho. E vai haver algumas pessoas que vão até entender, mas não concordar, certo? Não se abale com isso. Não conseguimos agradar a todos com nossas escolhas.

Traga-os para dentro do seu sonho

Quando mostramos o quanto essa viagem é importante para nós (dica acima), acabamos trazendo-as para dentro do nosso sonho. Elas tem a chance, se quiserem, de participar disso tudo dando o apoio que você precisa. Converse com eles sobre seus planos, pergunte a eles o que acham? Se tem uma dica. Traga-os pra perto de você e dos seus sonhos.

Agora tem uma coisa: pode acontecer e pode não acontecer desta forma. E você terá que saber lidar, se isso não der certo.

Mostre como você se preparou 

Eu sempre falo que o planejamento é um dos grandes responsáveis para o sucesso da viagem solo e também um dos fatores que vai amenizar a sua angústia, ansiedade e até o medo que sempre surge em nosso caminho e que temos que enfrentar.

E o que mais vejo na reação dos familiares e pessoas próximas é também o medo de que algo dê errado, medo de que algo ruim possa acontecer com você. E, quando mostramos que estamos bem preparadas para as coisas que podem acontecer; que pesquisamos bastante sobre o nosso destino; que sabemos o que fazer e o que não fazer, as coisas acabam se acalmando um pouco. Acho que a gente consegue passar uma tranquilidade maior a eles e, obviamente, isso tudo é super importante para você também. Para que a viagem aconteça da melhor maneira possível.

Confira os planos para comprar um chip com internet 4G ilimitada e ficar conectada durante toda a viagem

Mostre seu plano B

Como lidar com a familia plano bPlano B? Mas como assim? Pense no que poderia dar errado em sua viagem. Mas sem muita paranoia, por favor. Vamos a um exemplo:

Reservei um hotel que achei maravilhoso e perfeito. Cheguei lá e achei tudo uma droga, fica numa localização não muito favorável. O que fazer? Desesperar? Não, claro que não. Lembra que quando você estava planejando, viu vários outros hotéis legais? Não vai ser nenhum drama se mudar, não é mesmo? Vai perder um din din, mas seu conforto e seu bem estar valem cada centavo. Então, tenha um plano B para a sua hospedagem.

Tenha também um plano B para se você for roubada e ficar sem dinheiro. Se roubarem seu passaporte, você sabe o que fazer? Pense nas coisas que podem acontecer – de novo, SEM PARANOIA, achando que tudo vai dar errado – e saiba como solucioná-las. Estas coisas que mencionei acontecem você viajando sozinha ou acompanhada.

Pensando em ? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras

Dê exemplos de sucesso

Hoje em dia existem vários blogs, além do meu, que falam sobre a experiência de viajar sozinha. Existem várias pessoas, além de mim, que viajam o mundo sozinhas: mais novas, mais velhas, da minha e da sua idade. Veja alguns que acompanho e adoro!

Cada vez mais pessoas pegam a estrada sozinhas com objetivos diferentes: algumas buscam autoconhecimento, outras apenas gostam de fazer desta forma, outras largam tudo e vão pra estrada morar e trabalhar por lá; outras acabam um relacionamento e resolvem tentar se achar por aí. Cada uma tem a sua motivação, mas o que não falta são histórias de sucesso. Histórias que deram certo, que não tiveram perrengues, mulheres que não foram assaltadas, assediadas, mortas e escalpeladas. Que horror, né? Mas é isso que a gente ouve por aí.

As pessoas que me perguntam o tempo todo se já passei aperto, se tenho uma história horrível pra contar de assédio. Desculpe pela decepção, mas não tenho. Pelo menos até hoje.

Explique que você está a um click de distância

Acho que nem preciso mencionar aqui todas as formas de comunicação online e gratuitas que temos hoje em dia. A não ser que seu destino e objetivo de viagem seja um retiro de total silêncio, é possível mandar notícias diárias para acalmar os corações aflitos de mães e pais. Então, mostre a eles que você estará disponível e “alcançável” o tempo todo e que vai se comunicar, dando notícias e compartilhando a sua experiência com eles.

Peça para eles confiarem em você

Como lidar com a familia ConfiançaBom, por último, eu tenho um argumento imbatível… hahahaha  Eu lembro de ter falado isso pra minha mãe uma vez, mas em outra situação. Nem era em relação a viagem. Olha o que disse: você que me educou, então, por favor, confie em mim e no que estou fazendo. Super chantagem emocional, né? Você não precisa chegar a isso! rs rs rs Basta você pedir um voto de confiança no seu discernimento, na sua capacidade de realização. Lembre-se que eles querem o seu bem e gostam de você. Não vai ser difícil.

Como disse no início desse texto, não sou especialista na área, sou metida a falar o que penso e o que faço. Cabe a você avaliar o que pode servir ou não! Espero ter ajudado um pouquinho.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Salvo exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências trazidas ao Viajante Solo são custeadas com recursos próprios. Por isso, se você achou esse conteúdo útil e ajudou na sua viagem de alguma forma, poderá apoiar o trabalho ao adquirir os produtos, como os Guias Viajante Solo®, ou ainda, contratar a Consultoria de ViagemFicarei muito feliz e grata pelo seu apoio e continuarei trazendo conteúdos originais e experiências testadas para ajudar nas suas viagens solo pelo mundo!

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá , tenho muita vontade de viajar para cidade em que meu namorado mora .
    Porém minha mãe não deixa eu ir ,tenho 16 anos, sinto muita muita vontade estou de férias e eu poderia ir , já pede a ela mas ela continua não deixando , oque eu posso fazer ?

  2. […] Da minha conterrânea (Porto Alegre), Denise Tonin, esse blog é especial para mulheres que tem vontade de viajar sozinhas, mas por algum motivo não o fazem. Vale ler. A Denise dá boas dicas no Viajante Solo  […]

    • Olá, sou do Sul de Minas Gerais e meu namorado de São Paulo, cerca de 3 horas de distância. Já nos conhecemos pessoalmente e viajamos juntos de ônibus, inclusive foi muito tranquilo. Porém, minha mãe não aceita que eu viaje sozinha, pois já foi assediada dentro do ônibus viajando. Tenho 17 anos e gostaria muito de ver ele no aniversário dele. Não sei o que fazer para ela deixar, estou morrendo de saudade dele! :'(

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!